Mestrado Integrado em Arquitetura
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado Integrado em Arquitetura por assunto "ACESSIBILIDADE URBANA"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Elementos facilitadores de um percurso urbano numa malha consolidada(2017) Freitas, Filipe Magno Henriques Silveira Sales; Cunha, João Filipe Ribeiro Borges da, orient.Desde o início das civilizações que as aldeias, vilas, cidades ou qualquer outro tipo de aglomerado habitacional, fazia recurso ao uso de vias mais curtas, acessos rápidos e menos cansativos entre pontos de comum interesse. Estes percursos, muitas vezes, surgem do nada, inadvertidamente, despropositadamente, de maneira muito espontânea e sem que se saiba em concreto qual foi a sua origem. Estas situações sucedem com muita frequência nos caminhos de pé posto que por norma resultam num verdadeiro percurso de êxito, por possuírem caraterísticas suficientemente fiéis ao que seria um percurso ideal para os habitantes. Porém a evolução do meio urbano e a necessidade de urbanizar estes percursos, aos quais é suposto manter ao máximo a sua identidade, após o seu redesenho com recurso a estratégias de planeamento, torna-se em determinadas zonas, indispensável o recurso a meios mecânicos facilitadores de percurso. Em Lisboa, no Chiado, e no Algarve, em Albufeira, mais propriamente na praia do Peneco, os nossos casos de estudo, a escolha foi baseada nas caraterísticas topográficas e na consolidação urbana, uma vez que a morfologia do seu relevo é por excelência favorável para encontrar, analisar e comparar soluções que fizeram recurso a elementos facilitadores de um percurso urbano. Vamos abordar casos concretos e aprofundar a nossa pesquisa, realçando que, de certa forma, temos um tema pouco explorado, porém de muita importância quando aplicado no estudo do território urbano.Item Questões de centralidade na cidade de Almada. Plano estratégico - Avenida Central de Almada(2013) Carvalho, Roberto Carlos Cacais de Oliveira ; Valla, Margarida, orient.Esta dissertação tem como objetivo o estudo do lugar, a contextualização, o entendimento dos fatores que levaram ao percurso que desenvolveu a cidade de Almada, pretende-se reunir a maior diversidade de conhecimentos, nas mais diversas áreas, para desenvolver uma investigação que teorize estudos e estratégias no sentido de contrariar a tendência atual de abandono do centro da cidade de Almada e elaborar uma estratégia de revitalização deste local. Pretende-se desenvolver e entender o contexto do Estado Novo e as politicas urbanísticas implementadas por Duarte Pacheco, é necessário entender os fatores, os desenvolvimentos socioeconómicos provocados pela revolução industrial e o consequente impacto urbanístico da época, as consequências e as medidas que adotaram como ação preventiva, a política e a legislação existente na época, os conceitos dos urbanistas que impulsionaram o desenvolvimento desta zona geográfica na margem Sul do Rio Tejo. Os projetos que deram origem e orientação no desenvolvimento ao longo dos tempos e deram origem à cidade atual, mais recentemente o plano para a Avenida de Almada (troço da Avenida Dom Nuno Alvares Pereira, entre a praça das Forças Armadas e a Praça Gil Vicente a Avenida Dom Afonso Henriques), que constitui o caso de estudo, onde se pretende criar um plano estratégico para este centro urbano, em que na última intervenção urbana na primeira década do segundo milénio, interrompeu o trânsito neste local, fator que em conjunto com o surgimento do Fórum Almada levou à queda dos comércios e desinteresse geral pelo lugar. Por se tratar de um grande investimento de avultadas verbas públicas, pretende-se assumir a intervenção e o investimento adicionando-lhe condições estratégicas favoráveis ao nível da segurança, apropriação do espaço público e desenvolvimento local.