Revista Lusófona de Educação n.º 24 (2013)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 24 (2013) por assunto "DEMOCRACY"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Paulo Freire e a Universidade(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Romão, José Eustáquio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste trabalho trata de um tema pouco abordado na literatura educacional, quebrasileiro tornou-se conhecido em todo o mundo como pensador e promotor da alfabetização e da educação de adultos. Dado o movimento, recentíssimo, de criação, implantação e implementação de novas matrizes institucionais di- ferentes dos modelos clássicos de Instituição de Ensino Superior (IES) no mun- do, este artigo relaciona o conceito de educação popular – a maior contribuição da América Latina e, certamente de Paulo Freire, ao pensamento pedagógico mundial – à nova concepção de universidade, identificando nichos universitá- rios de produção de ciência pública e democracia cognitiva omnilateral.