Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019) por assunto "COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item As competências do professor na educação superior para a aprendizagem dos Millennials e seus sucessores(University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Freitas, Rodrigo; Guimarães, André José Ribeiro; Menezes, Glauco de; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoDiante dos desafios trazidos pelos Millennials e seus sucessores na educação superior, bem como de um mundo em permanente evolução, considera-se essencial que o professor desenvolva as competências necessárias para que o processo de ensino e aprendizagem dessas gerações seja bem-sucedido. Nesse âmbito, este artigo objetiva identificar quais competências do professor na educação superior são necessárias para a mobilização da aprendizagem dos Millennials e seus sucessores. Consiste em um estudo exploratório, de revisão de literatura, baseado em orientações do método PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews). Analisa 18 artigos científicos, publicados entre 2007 e 2018 nas bases de dados EBSCOhost, ProQuest, Scopus e Web of Science, que discorrem sobre o tema desta pesquisa. Identifica que os professores na educação superior devem desenvolver oito principais competências: facilitar o processo educativo, estimular o pensamento crítico dos estudantes, utilizar metodologias ativas, desenvolver o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em prol da aprendizagem, promover ambiente dinâmico para ensino-aprendizagem, planejar o desenvolvimento da aprendizagem, definir estratégias para avaliação da aprendizagem e aplicar modelo de parceria no processo educacional.