Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019)

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    Cenários de aprendizagem na formação inicial de professores de informática
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Pedro, Ana; Piedade, João; Matos, João Filipe; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Esta investigação visa analisar as relações entre o modelo pedagógico seguido na formação inicial de professores, no que se refere à indução na prática pedagógica, e as opções pedagógicas realizadas pelos futuros professores na prática pedagógica supervisionada. Assume-se que através da análise às escolhas efetuadas pelos futuros professores de informática, no domínio das metodologias de ensino utilizadas, é possível caracterizar o modelo pedagógico de iniciação à prática profissional baseado no desenho de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores utilizado no curso de Mestrado de Ensino de Informática da Universidade de Lisboa. Para tal, foram analisados 56 relatórios de prática de ensino supervisionada desenvolvidos desde 2011, através de uma metodologia bibliométrica de recolha de dados, a fim de caracterizar as opções pedagógicas e didáticas tomadas pelos futuros professores relativamente ao planeamento e implementação da prática pedagógica supervisionada. Os resultados identificaram a relação entre o modelo pedagógico seguido na formação inicial de professores e as opções pedagógicas tomadas pelos futuros professores na prática pedagógica supervisionada.
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    As competências do professor na educação superior para a aprendizagem dos Millennials e seus sucessores
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Freitas, Rodrigo; Guimarães, André José Ribeiro; Menezes, Glauco de; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Diante dos desafios trazidos pelos Millennials e seus sucessores na educação superior, bem como de um mundo em permanente evolução, considera-se essencial que o professor desenvolva as competências necessárias para que o processo de ensino e aprendizagem dessas gerações seja bem-sucedido. Nesse âmbito, este artigo objetiva identificar quais competências do professor na educação superior são necessárias para a mobilização da aprendizagem dos Millennials e seus sucessores. Consiste em um estudo exploratório, de revisão de literatura, baseado em orientações do método PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews). Analisa 18 artigos científicos, publicados entre 2007 e 2018 nas bases de dados EBSCOhost, ProQuest, Scopus e Web of Science, que discorrem sobre o tema desta pesquisa. Identifica que os professores na educação superior devem desenvolver oito principais competências: facilitar o processo educativo, estimular o pensamento crítico dos estudantes, utilizar metodologias ativas, desenvolver o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em prol da aprendizagem, promover ambiente dinâmico para ensino-aprendizagem, planejar o desenvolvimento da aprendizagem, definir estratégias para avaliação da aprendizagem e aplicar modelo de parceria no processo educacional.
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    A aprendizagem cooperativa e os mapas de conceitos na promoção do pensamento crítico e criativo : uma experiência no ensino superior
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Este artigo contribui para a reflexão sobre os efeitos do uso da aprendizagemcooperativa e dos mapas de conceitos no desenvolvimento dopensamento crítico e criativo em estudantes do ensino superior. O mesmoapresenta um estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, com umgrupo experimental (n=19) e um grupo de controlo (n=22) com estudantesde licenciatura das áreas de Educação Básica e Psicologia. O grupoexperimental foi submetido a estratégias de aprendizagem cooperativa eà elaboração de mapas de conceitos a partir da leitura de textos. No grupode controlo, a metodologia usada na lecionação dos conteúdos foi ométodo expositivo. As competências de pensamento crítico e criativo deambos os grupos foram avaliadas com recurso ao Teste de PensamentoCrítico e Criativo (Lopes, Silva, & Morais, 2019). Os resultados mostrarammelhorias significativas nas competências de pensamento crítico e criativonos alunos do grupo experimental relativamente ao grupo de controlo(d=1.66), sugerindo que o uso da aprendizagem cooperativa e dos mapasde conceitos contribuem positivamente para o seu desenvolvimento, especialmenteao nível das competências de explicação e síntese.
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    Buenas prácticas y multiculturalidad en la educación de personas adultas
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Pascual Sevillano, María Angeles; Fombona Cadavieco, Javier; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    O interesse pela educação de adultos evoluiu de forma desigual na Europa, como evidenciam os estudos internacionais da União Europeia e da UNESCO. No entanto, nos últimos anos, esse tipo de formação adotou uma mudança consistente com o desenvolvimento económico, político e social. Essa mudança conduz essa aprendizagem para abordagens mais integrativas e participativas, e visa uma maior participação social e o desenvolvimento de competências a partir de uma abordagem multicultural. O objetivo deste artigo é analisar algumas boas práticas na educação de adultos a partir da perspetiva da heterogeneidade dos grupos que convergem nessa modalidade educacional. A partir dos indicadores sobre uma boa prática, analisamos as narrativas de 50 experiências selecionadas de diferentes lugares da União Europeia (Astúrias, Lisboa, Pádua e Paris) e de diferentes tipos de instituições (Centros de formação para adultos e áreas específicas do trabalho universitário para adultos e idosos). A partir dessas análises, concluiu-se que a atitude mais gerada no campo dessa formação é a valorização da diversidade e do multiculturalismo. Isto confirma os novos sentidos que a educação de adultos tem assumido, como foi indicado no relatório da Conferência Internacional sobre Educação de Adultos em 2017.
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    Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e intercultural
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Moreira, Darlinda; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Os contextos e as condições laborais estão em rápida mudança exigindo aprendizagens permanentes. Entre as mudanças de maior visibilidade e impacto encontra-se a tecnologia e a consequente automatização e digitalização do trabalho que, a par com a mobilidade e os processos de globalização da economia, conduzem à maior diversidade humana no local de trabalho. Este artigo começa por analisar, por um lado, as implicações formativas das mudanças introduzidas no local de trabalho que se encontram relacionadas com os desafios da multiculturalidade e respetiva emergência de práticas profissionais interculturais que requerem competências culturais e, por outro, através do exemplo do denominado teletrabalho, trabalho a distância ou trabalho móvel, a expansão da tecnologia digital e da automatização e respetivos efeitos nos empregos, colocando a problemática da sua expansão, limites e desafios. Por último, apresenta-se uma reflexão em torno das mudanças laborais referidas, em conjunção com as competências chave necessárias à constituição de propostas de formação que pretendem adultos mais aptos para integrar economias e postos de trabalho em redes móveis, globais e virtuais, as quais se revelam associadas aos “6Cs” da educação e formação ao longo da vida, ou seja, pensamento Crítico/Conhecimento, comunicação, colaboração, cultura, criatividade e conectividade.
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    La mejora del aprendizaje y el desarrollo de competencias en estudiantes universitarios a través de la colaboración
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Pinto Llorente, Ana María; Gómez Pablos, Verónica Basilotta; Izquierdo Álvarez, Vanessa; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Actualmente, os estudantes exigem propostas de ensino mais flexíveis, activas e participativas, adaptadas às suas necessidades, que incentivem a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de diferentes competências e aptidões. Na aprendizagem colaborativa, os alunos assumem a responsabilidade pela sua aprendizagem, reflectindo sobre os seus processos cognitivos e desenvolvendo competências de ordem superior. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é conhecer as concepções dos estudantes da Universidade de Salamanca sobre os benefícios e desvantagens da metodologia de aprendizagem colaborativa baseada na sua experiência. Para tal, foi utilizada uma abordagem quantitativa e qualitativa, através de um questionário aplicado a uma amostra de 137 estudantes. Os resultados mostram uma avaliação positiva desta metodologia. Os alunos enfatizam ter aprendido a compartilhar conhecimento, ter maior autonomia e controle sobre a tarefa, ser tolerante e respeitoso com os outros, resolver conflitos e resolver problemas. No entanto, existem alguns inconvenientes relacionados com o envolvimento de alguns colegas da equipa, para além do esforço extra e dedicação às tarefas académicas.
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    Mapeamento da formação pedagógica de docentes universitários nas universidades públicas portuguesas
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Xavier, Amanda Rezende Costa; Leite, Carlinda; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    As transformações recentes no ensino superior, associadas ao Processo de Bolonha, impuseram uma reforma curricular que, entre outros aspetos, apontam para a reconfiguração das práticas pedagógicas docentes, veiculando um discurso de rutura com o paradigma baseado na transmissão de conhecimentos, para passar a privilegiar a ação dos estudantes na construção das suas aprendizagens. Esta orientação fundamenta o estudo realizado e que responde à pergunta: que atenção é dada pelas universidades públicas portuguesas à criação de espaços de construção de saberes da docência, em que os professores desenvolvam competências pedagógicas em linha com os desafios curriculares do Processo de Bolonha? O estudo recolheu dados nas páginas eletrónicas de 13 das 14 universidades públicas portuguesas relativos aos planos estratégicos e de ação, aos setores responsáveis pela formação pedagógica docente, e às agendas de formação. A análise de conteúdo desses dados permitiu constatar que, embora existam estruturas institucionais que se ocupam desta dimensão pedagógica nas universidades, o modo como são alocadas na organização e nas competências que lhes cabem evidenciam um nível distinto de compromisso das universidades com a formação dos seus docentes. Há as que demonstram estar em fase de implementação de projetos que poderão resultar em espaços formativos institucionais, mas também as que ainda não se ocupam da questão da formação pedagógica e apoio à docência.
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    Competencias y curriculum en educación de adultos : hábitos docentes en Asturias
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Molina Martín, Susana; Sierra Arizmendiarrieta, Beatriz; García Rodríguez, Marta Soledad; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Em Espanha, a introdução de competências na educação ocorreu em 2006, adquirindo especial importânciaas competências-chave, entendidas como uma combinação de conhecimentos, habilidades e atitudesadequadas ao contexto e identificando-as como aquelas que todas as pessoas necessitam para a sua realização edesenvolvimento pessoal, bem como para uma cidadania ativa, inclusão social e emprego. São propostos três perfisde ensino em relação às competências: ensino tradicional, modelo em transição e trabalho por competências. Oobjetivo desta pesquisa é colocar o corpo docente dos Centros de Educação de Adultos nesses perfis de ensino. Aamostra é constituída por 85 professores de educação de adultos, dos quais 49,4% são homens e 50,6% mulheres.Para coletar as informações, foi elaborado um questionário composto por uma primeira parte, para coletar dadossobre a natureza sociológica da amostra, e um segundo, composto por cinquenta itens, com uma escala Likertde quatro níveis de resposta. Os resultados indicam que 31,76% dos docentes trabalham para o desenvolvimentode competências, enquanto os 68,24% restantes são colocados em um modelo em transição para o trabalho porcompetências.
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    Construcción del conocimiento didáctico del contenido y su transferencia a la práctica : retrato de un profesor universitario
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Fernández Tilve, María Dolores; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    A profunda mudança que o ensino superior experimentou nos últimos tempos está a ter um impacto especial no processo de ensino e aprendizagem e na formação de professores universitários. O aparecimento de uma nova estrutura curricular, a proposta de novos métodos de ensino focados explicitamente na aprendizagem dos alunos e a nova concepção do trabalho dos professores emergentes após essas mudanças geram necessidades de natureza pedagógico didáticas que não têm paralelo na história recente de Universidades europeias. O estudo interuniversitário que apresentamos tem como objetivo geral mostrar e tornar visíveis as boas práticas de ensino que realmente se focalizam nos alunos e no processo de aprendizagem. A nossa abordagem metodológica é o corte fenomenológico, optando por um estudo de caso múltiplo. Como instrumentos de recolha de informações considerámos: observação não participante, entrevistas em profundidade (estimulação biográfica e de memória) e análise de material. O estudo de caso põe em evidencia que, a importância atribuída à componente teórica das disciplinas e a sua relação com a experiência na investigação, caracterizam a construção do conhecimento didáctico do conteúdo - Knowledge Didactic Knowledge (CDC), dando verdadeira forma e significado didáctico ao tema do ensino.
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    Contributos para o desenvolvimento profissional de Coordenadores de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado na Universidade Nova de Lisboa : Um estudo de caso
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Marques, Joana; Tinoca, Luís; Pinto, Patrícia Rosado; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Conscientes das exigências colocadas às Instituições de Ensino Superior e às competências que os seus docentes são chamados a desenvolver, é objetivo deste artigo discutir um modelo de formação pedagógica de docentes do ensino superior, feito à medida, para dar resposta a necessidades específicas de um grupo de docentes – Coordenadores de 1.º Ciclo e de Mestrado Integrado – da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolveu-se um estudo de caso exploratório cujos resultados apontam para uma grande diversidade de tarefas e desafios colocados a este grupo de docentes e, consequentemente, de temas que estes consideram pertinente trabalhar num contexto de formação pedagógica. A proposta de um modelo de formação customizado e negociado com os participantes parece ir ao encontro da preocupação em dar resposta a desafios pedagógicos concretos e em contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Por fim, o interesse em prosseguir com esta formação parece revelar um crescente interesse de alargamento da aposta no desenvolvimento profissional dos docentes naquela Universidade.
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    Evaluation and promotion of argumentative reasoning among university students : the case of academic writing
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Rapanta, Chrysi; Macagno, Fabrizio; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and Development
    Esperam-se duas aptidões essenciais ao raciocínio crítico, adquiridas pelos estudantes como resultado da sua educação formal: o uso da evidência para justificar as suas posições e a consideração de objeções ou opiniões contrárias na construção das mesmas. Estas aptidões, inteiramente manifestadas no raciocínio argumentativo, não têm sido suficientemente investigadas nos estudos sobre a educação superior. O presente estudo de caso de âmbito exploratório aclara um tipo específico de raciocínio argumentativo, particularmente importante para alunos de pós-graduação: a escrita académica baseada na argumentação. Foi desenvolvido um seminário para doutorandos, de 22 horas letivas, com base em dois dos principais conceitos da Teoria da Argumentação, nomeadamente os esquemas argumentativos e as suas versões heurísticas, conhecidas como para-esquemas. O curso foi ministrado a sete estudantes do primeiro ano de doutoramento numa Universidade pública portuguesa. As aptidões de raciocínio dos estudantes foram avaliadas na base nos textos escritos antes e depois do curso, cuja duração foi de três meses. Utilizou-se um método de avaliação misto (qualitativo e quantitativo). Observou-se uma mudança significativa na escrita académica dos participantes, nomeadamente um aumento do uso de estratégias argumentativas válidas e uma redução de estratégias não fundamentadas. Conclui-se o estudo apresentando recomendações tanto para o ensino da escrita académica como para a promoção de aptidões de raciocínio crítico ao nível da pós-graduação.
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    Práticas pedagógicas no ensino superior : uma abordagem a partir da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Balula, João Paulo; Melão, Dulce; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Neste artigo refletimos sobre o papel de estudantes e de docentes no século XXI, à luz das práticas pedagógicas desenvolvidas, ao longo de dez anos, no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita da licenciatura em Educação Básica. Partindo de um enquadramento teórico que contempla a pedagogia para a autonomia e a importância da leitura e da escrita no seu âmbito, traçamos os seguintes objetivos: i) refletir sobre a relação estabelecida entre os conteúdos programáticos da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita e a sua articulação com as práticas pedagógicas implementadas; ii) indagar o contributo da literatura para a infância no âmbito da construção de uma pedagogia para a autonomia, nomeadamente no que concerne ao conciliar do trabalho autónomo dos estudantes com o trabalho desenvolvido em sala de aula. Concluímos que os percursos realizados nos possibilitaram escutar, de forma crescente, os estudantes, sendo a investigação levada a cabo no âmbito dos itinerários percorridos um auxílio importante para a renovação das nossas práticas pedagógicas. Em tal renovação, destacaram-se os percursos de leitura propostos, procurando, em permanência, reconstruí-los enquanto partilha que possibilitasse, aos estudantes e aos docentes, habitar, de modo renovado, exercícios de cidadania cada vez mais complexos.
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    Tendências recentes da investigação internacional sobre pedagogia do ensino superior : uma revisão da literatura
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Ó, Jorge Ramos do; Almeida, Marta; Viana, Joana; Sanches, Tatiana; Paz, Ana Luísa; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    O artigo visa analisar a expressão que a pedagogia do ensino superior vem assumindo na investigação. Para esse efeito, tomou-se como ponto de partida e inspiração metodológica o trabalho realizado por Kuzhabekova, Hendel & Chapman (2015). Neste, os autores analisam a produção científica entre 2002 e 2011, tendo como foco as publicações que se dedicam a temáticas sobre o ensino superior. No estudo são elencadas as revistas com maior número de artigos neste âmbito; os anos com mais publicações, os investigadores mais prolixos, apresentando ainda um mapeamento dos países de origem e afiliação institucional. No trabalho ora apresentado, afunilou-se a temática, circunscrevendo a análise aos textos que versam sobre pedagogia do ensino superior, área a requerer um investimento acentuado, quer pelos desafios que se colocam atualmente a este nível de ensino, quer pela necessidade de (re)pensar a formação pedagógica dos docentes que aí atuam. Para este efeito, a análise compreendeu uma pesquisa exaustiva dos artigos publicados entre 2012 e 2018, nas dez principais publicações identificadas no estudo anterior. Os resultados mostram que o pico de publicações se deu em 2014, tendo vindo a decrescer nos últimos anos, sendo a revista que mais se destaca a Teaching in Higher Education. A maior percentagem de artigos provém do Reino Unido, país com grande tradição na formação pedagógica dos seus docentes, seguindo-se a Austrália e os EUA.
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    Saberes e fazeres dos professores na educação profissional de jovens e adultos
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Alves, Telma; Fantinato, Maria Cecilia; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Este trabalho trata de uma investigação que teve como objetivo analisar desafios teórico-práticos do trabalho docente no curso de Manutenção e Suporte em Informática, que atende ao Programa da Educação Básica Integrada à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma política do governo Lula da Silva implementada na Rede Federal, em 2006. Os sujeitos da investigação foram os professores das disciplinas Física, Química e Matemática, que compõem a formação geral, e das disciplinas de Informática, que compõem a formação profissional. A pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa, na forma de estudo de caso, e teve nas entrevistas com os professores, inspiradas no método compreensivo, a principal fonte do material empírico coletado. Através da análise de conteúdo e considerando o trabalho docente como um trabalho imaterial que se realiza pelas/nas interações humanas, buscamos, pela palavra dos professores, desafios e especificidades que se impõem na educação profissional e na modalidade EJA. Os resultados apontaram que a formação inicial dos professores para a EJA ainda é incipiente e que o conviver (pelo falar e ouvir) com linguagens e saberes diversos é um desafio.
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    O papel da educação online na formação de adultos : o caso da Universidade Aberta
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Bastos, Glória; Sequeira, Rosa Maria; Barros, Daniela Melaré Vieira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Segundo documentos de organizações internacionais (UNESCO, OCDE, EU), a educação a distância e a aprendizagem online são modalidades que podem responder de forma mais cabal aos desafios que colocam as estratégias de cooperação europeia no âmbito da formação e aos objetivos estabelecidos para os estados-membros nesse contexto. No presente artigo analisam-se alguns desses documentos mais recentes e explana-se o papel da aprendizagem a distância (sobretudo ao nível do ensino superior) no quadro da educação de adultos e ao longo da vida, como um contributo central, em termos de inclusão social e de valorização pessoal e profissional dos cidadãos. Em face de quadros de referência europeus como o das competências em empreendedorismo e o das competências digitais, consideramos que o ensino online será mesmo a resposta mais adequada. Referimos ainda o papel singular que a Universidade Aberta de Portugal (UAb) tem no panorama do ensino superior português, enquanto instituição pública criada especificamente para atuar no contexto de educação a distância e analisamos algumas das formas pelas quais a UAb tem respondido aos desafios que lhe têm sido colocados, considerando a especificidade do seu perfil de estudante e a necessidade de criação de estratégias que conduzam ao cumprimento da sua importante função social.
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    Digital inclusion programs : the case of the Basque Country
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Palmeiro, Ricardo; Pereda Herrero, Visitación; Aires, Luísa; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and Development
    O desenvolvimento progressivo da Era Digital tem dado origem a um número crescente de conceitos relacionados com as experiências dos indivíduos e com a sua literacia digital, desde o nível de competências digitais ou a ausência destas, até ao próprio conceito de cidadania digital, hoje essencial para a participação nas sociedades democráticas. Este artigo analisa diferentes interpretações sobre estes conceitos, com vista a esclarecer o seu uso apropriado de acordo com as situações a estudar, entendidas como uma evolução intelectualizada das realidades e experiências vividas pelos indivíduos e pela sociedade. Desde o início do milénio iniciaram-se vários projetos de inclusão digital, nacionais e regionais, incentivados pelas políticas europeias que visavam reduzir o fosso digital já existente. Neste sentido, o programa KZgunea, o projeto de inclusão digital do governo basco, é analisado como um caso paradigmático da evolução dos programas e políticas governamentais orientados para a promoção da literacia digital que permite aos cidadãos participar plenamente em todos os campos de uma sociedade cada vez mais digitalizada. Este artigo incorpora uma parte da investigação em curso no âmbito de uma tese de doutoramento que analisa a alfabetização digital enquanto instrumento de empowerment e inclusão social e pretende, em última instância, contribuir para melhorar a empregabilidade, uma chave para a construção da cidadania digital no século XXI.