Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019) por assunto "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Contributos para o desenvolvimento profissional de Coordenadores de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado na Universidade Nova de Lisboa : Um estudo de caso(University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Marques, Joana; Tinoca, Luís; Pinto, Patrícia Rosado; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoConscientes das exigências colocadas às Instituições de Ensino Superior e às competências que os seus docentes são chamados a desenvolver, é objetivo deste artigo discutir um modelo de formação pedagógica de docentes do ensino superior, feito à medida, para dar resposta a necessidades específicas de um grupo de docentes – Coordenadores de 1.º Ciclo e de Mestrado Integrado – da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolveu-se um estudo de caso exploratório cujos resultados apontam para uma grande diversidade de tarefas e desafios colocados a este grupo de docentes e, consequentemente, de temas que estes consideram pertinente trabalhar num contexto de formação pedagógica. A proposta de um modelo de formação customizado e negociado com os participantes parece ir ao encontro da preocupação em dar resposta a desafios pedagógicos concretos e em contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Por fim, o interesse em prosseguir com esta formação parece revelar um crescente interesse de alargamento da aposta no desenvolvimento profissional dos docentes naquela Universidade.