Biomedical and Biopharmaceutical Research Vol.15 n.º1 (2018)
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Percorrer Biomedical and Biopharmaceutical Research Vol.15 n.º1 (2018) por assunto "CULTURE"
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Item A evolução social e científica da ciência cosmética: uma visão brasileira(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Infante, Victor Hugo Pacagnelli; Melo, Maísa Oliveira de; Campos, Patrícia M. B. G. Maia; Escola de Ciências e Tecnologias SaúdeA pesquisa e o desenvolvimento de produtos cosméticos está intimamente relacionada com as modificações da sociedade, pois devem satisfazer as necessidades do consumidor em constante mudança. Mais do que apenas consumir, as pessoas estão agora buscando o mercado de cosméticos para expressar sua individualidade de maneira variada. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura relacionada ao mercado de cosméticos dos séculos XX e XXI. Além disso, artigos e livros relacionados à beleza, vaidade e consumo foram consultados para obter informações sobre as mudanças sociais e políticas que poderiam influenciar o mercado de cosméticos. Dos produtos de higiene clássica aos artigos de luxo, , os cosméticos seguiram as evoluções sociais dos produtos que escravizavam as mulheres, atingindo a posição de empoderamento feminino, por exemplo. Também é necessário enfatizar que os homens mudaram sua maneira de enfrentar vaidade e masculinidade, consumindo mais cosméticos. Nessa perspectiva, tornou-se evidente como os padrões comportamentais de certas décadas refletiam sobre escolhas cosméticas e vice-versa. Além disso, é possível notar que o mercado de cosméticos apresenta um potencial mais do que meramente comercial: define gerações e auxilia no processo de compreensão de nossa própria história na perspectiva da beleza e aceitação social.