Mestrado em Ciências da Educação - Esp. em Bibliotecas Escolares e Literacias do Séc.XXI
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação - Esp. em Bibliotecas Escolares e Literacias do Séc.XXI por assunto "CASE STUDIES"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A biblioteca escolar e o seu papel dinamizador na promoção da leitura (estudo de caso)(2012) Bernardo, Maria Alexandra Vieira; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.O presente trabalho enquadra-se no âmbito dos estudos sobre a problemática da promoção da leitura, dando especial atenção ao papel que a biblioteca escolar poderá desempenhar junto dos alunos para que estes adquiram o gosto pela leitura. Relativamente ao enquadramento teórico, são focados aspectos relacionados com o ato de ler e a sua importância para o desenvolvimento cognitivo do aluno; o papel que a biblioteca escolar deve assumir enquanto mediadora de saberes e da sua importância junto dos alunos, pois, as atividades que são propostas, relacionadas com a promoção da leitura devem de ir ao encontro dos gostos dos alunos para que estes sintam prazer e não encarem os livros como uma obrigação. No que diz respeito à investigação-ação desenvolveu-se um projeto de promoção da leitura, onde a biblioteca escolar assume um papel principal; foram dinamizadas atividades como, sessões de leitura, encontro com escritores, contadores de histórias e concursos literários. Este projeto, foi aplicado a duas turmas do 4º ano existentes na escola básica do 1º ciclo da Conquinha, Torres Vedras. A escolha destes alunos deve-se ao facto de os mesmos pertencerem a uma turma enquadrada num ano de transição, ou seja, estão a completar um ciclo e a iniciar uma nova etapa, por isso, este projeto, teve como objetivo, revelar aos alunos o quanto as leituras podem contribuir para ampliar os seus conhecimentos. Para que tal acontecesse, o trabalho colaborativo entre professores, pais e a biblioteca escolar foi essencial, na medida em que permitiu unir esforços para que o trabalho da promoção da leitura se desenvolvesse. Ir ao encontro dos interesses e motivações dos alunos esteve na base da elaboração do projeto «Gosto de Ler!». A biblioteca escolar procurou o envolvimento dos alunos, estimulou-os a colaborar e a perceber que podiam atuar e envolver-se ativamente nas atividades propostas. A análise dos dados recolhidos através dos vários instrumentos utilizados, grelhas de observação, relatórios e principalmente através do questionário inicial, permitiram uma reflexão sobre os hábitos de leitura dos alunos e perceber quais os seus gostos e o que é que os motivava para o prazer da leitura. O projeto «Gosto de Ler», foi elaborado a partir da análise dos resultados do respetivo questionário. O projeto teve como finalidade que os alunos adquirissem o gosto pela leitura e soubessem escolher que tipo de livros se adequava mais ao seu perfil.Item Implementação e utilização da Classificação Decimal Universal, nas bibliotecas escolares do 1.ºciclo do ensino básico do distrito de Lisboa (estudo de caso)(2013) Ribeiro, Anabela da Conceição Gonçalves Morais; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.Este trabalho de investigação apresenta um estudo de caso sobre a eficácia da implementação da Classificação Decimal Universal (CDU) nas Bibliotecas Escolares (BE) do 1.º Ciclo do distrito de Lisboa, que servem tanto os alunos do 1.º Ciclo como do Pré-escolar, na faixa etária dos 3 aos 6 anos, sobre os quais assenta esta investigação. As BE do 1.º Ciclo estão integradas no Programa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e são, atualmente, bibliotecas bem equipadas, modernas e com fundos documentais atualizados, diversificados e adequados ao número de alunos, satisfazendo as necessidades e a curiosidade dos seus utilizadores. Souberam corresponder aos propósitos deste Programa, lançado em 1996, e que sob orientações internacionais emanadas da IFLA2 e da IASL3, colocaram as BE ao nível das suas congéneres europeias. Através do processo de candidatura, mais de 2000 BE de todo o sistema de ensino público são apoiadas pela RBE. As BE do 1.º Ciclo usufruem, ainda de apoio ao nível do tratamento documental, das Bibliotecas Municipais através do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) que, na sua generalidade utiliza a CDU - assente na divisão das áreas do conhecimento em dez classes (0 a 9), correspondentes a 10 grandes áreas do conhecimento. Verificamos tratar-se da classificação mais utilizada nas Bibliotecas Escolares, embora não sendo imposta pela RBE. Usam-na como classificação mas também como cota para identificar os documentos em estante. No entanto, a CDU apresenta-se, em cada uma destas BE, com adaptações (cores, símbolos), o que deixa transparecer que a utilização desta classificação, enquanto cota, não é suficientemente clara em si mesma, para que possa ser compreendida especialmente pelos utilizadores das BE objeto deste estudo de caso, que têm idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos. Para análise desta situação, efetuada em 16 Bibliotecas Municipais, foi utilizado um inquérito por questionário, lançado aos serviços SABE correspondentes.Conclui-se que a CDU é utilizada, enquanto cota, em 80% das BE do 1.º Ciclo do distrito de Lisboa e que todas recorrem a adaptações, sendo a mais utilizada a de código cromático, o que demonstra que a CDU em si mesma não responde às necessidades/perfil dos utilizadores da faixa etária em análise.Item O Liceu Nacional de Oeiras: 1952-1969 : marcas e vivências da instituição escolar: estudo de Caso(2013) Carvalho, Maria Teresa Braga Teixeira Mocho de; Brás, José Gregório Viegas, orient.Este estudo propõe-se apresentar uma abordagem do Liceu de Oeiras, instituição educativa que imprimiu marcas indeléveis na sua população escolar e em todo o seu contexto geográfico e social. A identificação destas marcas é o nosso objetivo geral. Para tal procurou-se conhecer as várias análises históricas e conjunturais nacionais relativas ao ensino liceal, os contextos na origem do nascimento do Liceu de Oeiras e quais as transformações que sofreu durante o período em estudo; que professores o constituíram e que princípios e valores transmitiram aos alunos; qual a evolução da população escolar e que resultados escolares atingiram; que tipo de liderança foi exercido pelo reitor e que interações e características de cultura de escola se identificam. Para desenvolver a pesquisa recorreu-se à metodologia de estudo de caso, na linha do modelo das teorias sociais, analisando as dimensões formais e informais, colocando em confronto o sistema administrativo de organização e exercício dos poderes no interior do liceu, com os testemunhos orais relativos às interações dos atores intervenientes desse processo. Para a recolha de informação recorreu-se à análise documental dos elementos em arquivo na escola, no Ministério da Educação e de imprensa da época. Em paralelo realizou-se uma abordagem qualitativa, tendo-se procedido ao registo e análise de testemunhos que obedeceram a entrevistas semiestruturadas, aplicadas a seis alunos, uma professora e uma funcionária administrativa. A comparação e análise dos dados permitiu identificar as vivências e realidades percecionadas, práticas e valores adotados no Liceu de Oeiras que lhe angariaram um ideário de qualidade. Este estudo deixa ainda em aberto campos de aprofundamento e aponta para abordagem de áreas que podem conduzir ao melhor conhecimento histórico da realidade recente do ensino em Portugal.