Mestrado em Ciências da Educação - Esp. em Bibliotecas Escolares e Literacias do Séc.XXI
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação - Esp. em Bibliotecas Escolares e Literacias do Séc.XXI por assunto "CRIANÇAS DEFICIENTES"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A utilização da biblioterapia em contexto de biblioteca escolar no apoio a crianças com perturbações físicas e emocionais : criação de um modelo aplicacional(2012) Almeida, Maria Odete Rodrigues Gonçalves Ferreira de; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.Este trabalho de investigação resulta de uma preocupação pedagógica que nos acompanha, a de proporcionar aos alunos ambientes propiciadores de experiências vicárias, promotoras da autonomia pessoal, apoiadas na leitura e no diálogo interpretativo. Parte-se de uma exaustiva revisão de literatura sobre a história da Biblioterapia, a evolução do conceito e as suas potencialidades na promoção da inteligência emocional de crianças saudáveis e/ou portadoras de perturbações físicas ou emocionais e no desenvolvimento de mecanismos de coping2 e empowerment3 a mobilizar no enfrentamento das suas narrativas problemáticas, aproveitando os recursos biblioteconómicos, o espaço físico e o ambiente informal de aprendizagem na Biblioteca Escolar. A investigação realizada levou-nos a uma análise da arquitetura de diversos modelos de aplicação e, subsequentemente, a uma proposta de um modelo aplicacional, eclético, de matriz educacional, para implementação de programas de intervenção biblioterapêutica, em contexto de Biblioteca Escolar, explicativo das fases que concorrem para a sua corporeidade.