Mestrado em Design
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Design por assunto "ADVERTISING"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Das trianguralidades entre design, arte e publicidade bos espaços públicos : um estudo sobre o mural urbano publicitário(2017) Reis, Mariana Sacramento Costa dos; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.No contexto nacional e internacional a arte urbana tem ganho notoriedade constatando-se interesse de marcas na sua rentabilização, visibilidade e potencial de comunicação. Recentemente, o mural urbano mostra-se na paisagem urbana como alternativa à imagem fotográfica, apresentada por algumas marcas como suporte publicitário. O designer insere-se neste fenómeno contemporâneo, como agente requisitado na produção de murais publicitários. Nesta investigação aprofunda-se a articulação através do mural, dos conceitos: design, arte urbana e publicidade no espaço público. Como finalidade explora-se a partilha das dimensões entre os três conceitos. Seguiu-se uma metodologia qualitativa tipo estudo de caso – mural urbano publicitário como agregador destas três atividades. Este mural como ferramenta de comunicação e expressão teve, em momentos da história das cidades, a sua ubicação às áreas do design, arte, ou publicidade, desenvolvendo-se como resposta por artistas, a encomendas de marcas. Procurou-se compreender a perspetiva discursiva de designers associados às áreas identificadas, relacionando-a com a análise composicional, semiótica e multimodal com recurso a meta-funções, de murais de arte urbana, de marcas ou de cariz comercial; encontraram-se consonâncias e dissonâncias entre murais, também a nível textual. Da relação entre os dados, conclui-se sobre transversalidades dos conceitos e prática de design, arte urbana e publicidade.