Mestrado em Design
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Design por assunto "CARTAZES"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O cartaz e a imagem da mulher: a importância do cartaz como ferramenta de comunicação social(2017) Santos, Mariana de Carvalho dos; Rafael, Sónia Isabel Ferreira dos Santos, orient.Ao longo da história, mulheres se uniram para lutar por seus direitos, como cidadãs, em meio a uma sociedade marcada pela ideologia patriarcal. Na contemporaneidade, ainda são evidentes os desafios enfrentados pelas pessoas do sexo feminino, no mercado de trabalho, nas relações sociais e também pela forma com que são representadas nos meios de comunicação. Por ser uma investigação em design, essa dissertação centra-se no cartaz como ferramenta de comunicação em duas vertentes, publicitária e sensibilizadora social. É comum, nos dias de hoje, vermos anúncios que objetificam a mulher para despertar o interesse das pessoas do sexo masculino e, também, que limitam o papel da mulher aos cuidados do lar. Em contrapartida, tornou-se necessário, na sociedade atual, que demonstra um machismo enraizado, a sensibilização à liberdade feminina; sendo assim, cartazes que sensibilizam à violência contra a mulher têm sido uma solução para ir contra essa dominação de gênero e incentivar o número de denúncias. Deste modo, o presente estudo analisa e discute a responsabilidade social do designer de comunicação, por esses dois vieses de cartazes divulgados em Portugal, no século XXI, e o seu impacto na sociedade portuguesa, que alertam para a necessidade de novas abordagens e soluções criativas pelos profissionais que as desenvolvem.