Revista Lusófona de Educação n.º 22 (2013)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 22 (2013) por assunto "ESPANHA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Associações de professores e sindicatos em Espanha, durante a transição da ditadura de Franco para a democracia (1970-1983)(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Hernández Díaz, José María; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo analisa os processos do associativismo e a emergência do sindicalismo livre dos professores em Espanha que deixam a ditadura de Franco e se inserem na democracia e na liberdade. Contemplou-se um conceito abrangente de transição política, partindo da reforma educativa de 1970 até ao início do governo socialista em 1983 com as suas propostas de mudança educacional. Associativismo, sindicalismo e movimentos de renovação pedagógica configuram os âmbitos de construção da identidade profissional e democrática do amplo sector dos docentes dos diversos níveis de ensino em Espanha numa década- chave da sua história contemporânea, como é a dos anos 70 do século XX.