Mestrado em Marketing e Publicidade
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Item A identidade do vinho do Porto e sua relação com o turismo(2014) Silva, Joana Filipa Sousa; Ferreira, Maria José Moutinho, orient.O Vinho do Porto é mais do que um produto comercial e de consumo, este assumiu um carácter identitário de uma nação. Desde o século XIX, que o Vinho do Porto utiliza o suporte iconográfico com o objetivo de vender e posicionar o Vinho do Porto nos mercados internacionais. A mensagem transmitida é sobretudo de confiança, prestígio, luxo e de qualidade: se no início do século tal imagem era dada pela quantidade de medalhas que um vinho recebia, hoje essa garantia é dada ao consumidor pela assinatura do enólogo ou pelas características do vinho. O objetivo desta dissertação centra-se na análise dos meios comunicacionais da marca Vinho do Porto, nomeadamente dos rótulos e cartazes. Pretendo assim, ao longo deste estudo dar resposta as seguintes perguntas: O que é a marca Vinho do Porto? Qual a relação entre a marca e o turismo? Essa relação tem resultado num aumento do turismo no Porto? Para Ricardo Magalhães, chefe da estrutura de Missão do Douro, deve-se apostar na promoção mundial e que não há nada melhor que a promoção no exterior feita à boleia do Vinho do Porto, que é conhecido em todos os cantos do mundo (Soares, 2010).Item O impacto do arrependimento na lealdade do consumidor(2014) Pontes, Luís Pedro Arruda de Azeredo; Vieira, José Manuel Silva Carvalho, orient.O papel do arrependimento no comportamento de compra só ganha destaque a partir dos anos 80, quando Loomes e Sugden propõem uma visão alternativa à perspectiva racional então vigente. Desde então, vários autores têm vindo a estudar as suas consequências em comportamentos futuros, como a repetição de compra, ignorando, normalmente, o seu papel na lealdade. O presente estudo pretende averiguar a relação entre o arrependimento e a lealdade, procurando medir o impacto do primeiro na segunda. Para tal, recorreu-se ao estudo do mercado português de seguros, um mercado que, por ser de serviços, é propenso ao marketing de relacionamento, também abordado neste trabalho, pelo seu importante papel na garantia de um relacionamento duradouro com o consumidor.Item O Impacto dos Ambientes Promocionais em Montras na Estratégia Comercial de um Ponto de Venda e no Comportamento do Consumidor(2013) Dias, Ana Carina Viegas; Bacelar, Jorge, orient.O comércio a retalho tem sido alvo de mudanças devido à crescente importância do consumidor no mercado e, por isso, um ponto de venda bem sucedido é aquele que possui uma imagem distinta e consistente na mente deste, potenciando os produtos e os serviços oferecidos. Neste contexto, o visual merchandising, um componente do marketing no ponto de venda, permite a potenciação da imagem do retalhista através do desenvolvimento de uma atmosfera de compra que envolve o consumidor desde a entrada do espaço comercial. Considerada o “cartão de visita” do ponto de venda, a montra é uma importante ferramenta de comunicação que tem como principal objetivo exercer influência no potencial cliente com base no poder de sedução dos seus ambientes promocionais. Esta investigação tem por base o estudo de caso da Rua de Santa Catarina, no Porto, caracterizada pelo enfileiramento de montras em toda a sua extensão e pelo ambiente muito característico que a envolve, procurando averiguar a influência que os ambientes promocionais nas montras dos espaços comerciais desta rua têm nas opções de consumo e como resultado das estratégias comerciais desses pontos de venda.Item Publicidade interativa : novas plataformas, novas possibilidades(2014) Ferreira, Marco André Monteiro; Silva, Ivone Marília Carinhas Ferreira da, orient.O presente estudo enquadra-se no âmbito do marketing e da publicidade. Centrados na publicidade interativa em novas plataformas que é suportada pela constante inovação vivida pelos media visuais, procuraremos averiguar de que forma a existência de novas plataformas encoraja criativos, empresas e cidadãos anónimos a buscarem novas formas de promover bens e serviços, potenciando a proximidade entre marca e consumidor na era do consumidor-produtor. O projeto de investigação aqui desenvolvido inclui a análise de seis anúncios publicitários interativos, difundidos em diversos suportes, com o intuito de encontrar uma linguagem ou estratégia comum a todos eles, para melhor conhecer os formatos publicitários que agora se inauguram.Item Retórica na comunicação empresarial(2014) Sousa, Ivone Susana Marques de; Moura, Catarina, orient.Face à actual confusão terminológica e aos diferentes critérios de classificação pelos quais vêm sendo agrupadas as particulares formas de comunicação que ocorrem na empresa, procura-se mostrar como, no contexto do estudo em causa, faz sentido optar por um conceito lato de Comunicação Empresarial, que abranja tanto a comunicação com fins mercadológicos como a que persegue fins institucionais. Assinala-se a tonalidade persuasiva presente na generalidade dos actos comunicativos, que põem em marcha o projecto empresarial, mediante alguns exemplos que ilustram a necessidade de se prestar uma atenção muito particular ao cruzamento da argumentação com a persuasão discursiva. A retórica surge, então, como lugar central para o estudo da competência argumentativa pelo que, após breve enquadramento histórico da sua polémica emergência como disciplina, são analisadas as principais técnicas argumentativas que fazem com que a antiga retórica aristotélica possa ser vista como arte de encontrar, para cada questão, o argumento mais convicente. Complementarmente, actualiza-se o património retórico com o exame detalhado das estruturas lógico-argumentativas e das estratégias de persuasão elaboradas por Perelman, que integram uma Nova Retórica, mais apta a responder às questões do nosso tempo. O estudo foca, ainda, o desejável equilíbrio entre a eficácia e os limites éticos da retórica, e conclui pela necessidade de se estudar a comunicação, ao nível da empresa, do ponto de vista dos seus particulares efeitos persuasivos, o que, implicitamente, leva ao reconhecimento de uma retórica empresarial.Item Sustentabilidade à portuguesa : hábitos de consumo(2014) Silva, Cláudia Isabel Rebelo da; Ferreira, Maria José Moutinho, orient.As famílias da atualidade, associadas ao consumismo e ao materialismo, têm hoje uma pesada herança ambiental fruto dos excessos económicos e sociais. Segundo a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente (1987) torna-se necessário “lançar a pedra fundamental dos debates internacionais sobre diversas questões ambientais até então irrefletidas, ensejando a vinculação necessária sobre a proteção conjunta de direitos interdependentes e relacionados, como a vida humana e o seu desenvolvimento, a poluição e o esgotamento dos recursos não renováveis”. Em vários países, incluindo Portugal, existem fatores que contribuem para tal esgotamento, tais como a mudança climática, a poluição do ar e a produção de resíduos, colocando assim as famílias no centro do problema, pelo efeito multiplicador das suas atitudes e comportamentos. Esta àrea do consumo sustentável das famílias tem vindo a receber um aumento de pesquisas resultando numa série de critérios que pretendem medir o consumo sustentável das famílias, sendo que das mais mediáticas está a pegada ecologica. Este aumento reflete um reconhecimento das preocupações ambientais que, no entanto, ainda não tem sido objeto de pesquisa no que respeita a Portugal e às famílias portuguesas. Procura-se contribuir para o estudo dos atuais conhecimentos relativos aos comportamentos das famílias em termos de hábitos de consumo, e até que ponto são esses hábitos sustentáveis. Para medir o comportamento sustentável das famílias, o estudo foca um conjunto de critérios estabelecidos, e conclui que o consumo sustentável das famílias estudadas não é de todo sustentável. O que implicitamente leva ao reconhecimento de uma incongruência na relação entre o marketing verde e o atual consumo das famílias, que deveria ser preocupante para as empresas e governos. Este estudo tem como principal objetivo investigar de que forma as famílias agem e se comportam nos seus hábitos de consumo e nas suas opções domésticas, levando à percepção das áreas onde há mais trabalho para que se possa perceber quais os comportamentos em que as famílias revelam haver uma preocupação sustentável. Pretende-se ainda identificar as fontes de informação que fomentam as decisões das familias relativamente a questões de sustentabilidade ambiental.Item Turismo equestre e marketing de serviços: um estudo exploratório(2014) Lopes, Aurea Cristina de Araújo; Morais, João, orient.O objeto de estudo desta investigação é o marketing de serviços no turismo equestre, em Portugal. Com a investigação levada a cabo, procurou descrever-se, a partir das opiniões dos clientes dos centros hípicos - recolhidas através de inquérito por questionário -, as caraterísticas do marketing de serviços, nos centros hípicos. Dada a natureza exploratória da investigação, decorrente da inexistência de investigações neste campo, e a impossibilidade de auscultar todo o universo de unidades de turismo equestre, muito diversas na sua tipologia e dispersas pelo território, optou-se por centrar o estudo nos centros hípicos. Os objetivos da presente investigação tomam por pressuposto a necessidade de compreender i) quais os perfis de clientes que frequentam um centro hípico; ii) de que forma os consumidores tomam conhecimento do mesmo; e iii) como verificam que os centros hípicos correspondem às suas necessidades. Concentrou-se, assim, esta investigação, na tentativa de caraterização da importância do marketing no âmbito de uma determinada área de atuação: o turismo equestre. Procura abordar-se o turismo equestre enquanto serviço, tentando compreender quais as suas potencialidades, caraterísticas do público-alvo e estratégias de marketing que mais se adequam no seu âmbito.