FCSEA - Capítulos de Livros Nacionais

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 3 de 3
  • Item
    Objetos Biográficos: A poética da intersubjectividade em museologia
    (Marca D'Agua, 2012-01) Leite, Pedro Pereira
    Olhares Biográficos é uma proposta metodológica para a sociomuseologia com base na teoria critica. Esta proposta surge no âmbito do nosso pós-doutoramento em museologia, efectuado durante o ano de 2011 na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Não poderemos deixar de agradecer os contributos de todos os que concorreram para a sua concretização, nomeadamente os amigos do CES Summer Course realizado em Julho de 2011 na Lousã, e aos participantes no Curso de Museologia, realizado em Novembro de 2011 na Cidade de Assomada em Cabo Verde, no âmbito da XV Conferencia Internacional do MINOM. Uma palavra final para Elsa Lechner do CES da Universidade de Coimbra que tão bem tem trabalhado as questões das Histórias de Vida e os olhares biográficos.
  • Item
    SF e Animé : os Monstros Encantadores do Ground Zero
    (Documenta, 2012-10) Luz, Filipe Costa
    O fascínio do poder de dotar de vida ao que está inanimado talvez possa ajudar a revelar o encanto que sentimos quando os objectos fixos se começam a mover e a desenvolver coreografias cheias de vida. Na animé, a técnica do desenho tornou-se o processo ideal para explorar estes temas por ser mais fácil desenhar figuras monstruosas do que construir personagens, naves ou cenários futuristas para o cinema live-action. Após a II Grande Guerra, no momento inicial da reconstrução do Japão, o Ground Zero, coincide com o desenvolvimento de uma cultura pop na qual os desenhos manga e a animé se tornaram referências fundamentais. Iremos verificar como uma das importantes particularidades de séries de animação japonesa é a exploração de imaginários SF onde o atómico é encanto monstruoso, que se controla ou pelo qual se é controlado. Dando especial destaque às séries de televisão Prince Planet (Sato Okura, 1965), Gigantor (Mitsuteru Yokoyama, 1963) ou Astro Boy (Osamu Tezuka, 1963), iremos demonstrar que pela componente técnica ou visual da animação a animé é um modelo específico de estudo para tentar contextualizar a atracção humana por mundos controlados por máquinas, pela manipulação genética ou pela possibilidade de uma paisagem cyborg.
  • Item
    “The Voiceless in Goan Historiography”
    (Oxford University Press, Bombay, 1981) Souza, Teotónio R. de
    This essay was presented at the first Seminar on Indo-Portuguese History (ISIPH-I) organized in Goa by Rev. Dr. John Correia-Afonso, S.J. in November 1978. It represented a call for a critical revision of Goan historiography in the post-colonial era, following Goa's liberation and the 25th April 1974 change in Portugal. The essay was a sort of manifesto and definition of research plan for the newly established Xavier Centre of Historical Research. The article surveys critically the documentary sources little tapped until recently. Includes the first ever analysis of the records relating to the Pastoral Visits in Goa, a prized source of information for the socio-economic history of Goa in the 19th century.