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    Testemunhas de Bullying em Contexto Escolar
    (2014) Carita, Ana; Macedo, Ana Cristina Linard
    Potenciar intervenção educativa sustentada foi uma das motivações da pesquisa, que tomou como objeto principal o papel das testemunhas de bullying em contexto escolar. Foi objetivo principal identificar os papéis por elas adotados face ao bullying e a sua posição relativa, bem como a relação entre o papel e variáveis como clima escolar (tipo, frequência e gravidade do bullying), experiência prévia de bullying e emoções. Esperou-se que o clima escolar, se definido com elevada frequência de bullying, ao potenciar habituação, comprometesse a ajuda às vítimas (H1) e se reconhecido como danoso para estas gerasse igual resposta por parte das testemunhas (H2). Esperou-se, ainda, verificar relação positiva entre emoções como o medo e o prazer em observar e a não ajuda à vítima (H3, H4). Participaram na pesquisa 240 estudantes da 6ª à 9ª séries, de ambos os géneros, entre 11 e 16 anos, a maioria com experiência direta e diversificada de bullying. Frequentavam uma escola localizada num bairro periférico e problemático de uma cidade do nordeste brasileiro. Os principais resultados mostram (i) igual distribuição nos papéis observador e apoio à vítima e representação residual de apoio aberto ao agressor; (ii) não confirmação das H1 e H2; (iii) verificação parcial das H3 e H4: o medo apenas está ausente nos que ajudam o agressor; o prazer apenas está presente no mesmo grupo. Os resultados aconselham intervenções no continuum preventivo, multidimensionais (dimensões afetiva, moral, social e cívica), destinadas a toda a população estudantil e articuladas a ações interinstitucionais na escola toda e na e com a comunidade.