R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 10 (2020)

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    Economia política no desporto
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Furtado, Miguel
    O denominado "Desporto para Todos" é um direito social fundamental que provoca infindáveis benefícios na vida das populações e consequentes externalidades positivas, incrementando a sua qualidade de vida e bem-estar. No entanto, este enquadra-se originariamente nas necessidades de satisfação activa o que obriga cada cidadão individualmente a procurar a prática de uma actividade física, muitas vezes contra as suas disponibilidades pessoal familiar, social, laboral ou à sua própria motivação já que o desenvolvimento do desporto impõe forçosamente disciplina e força de vontade. Nestes termos e em consonância com o art. 79º da Constituição da República Portuguesa, que preceitua a obrigatoriedade do Estado em propagar a prática desportiva e visto o exercício físico se situar no âmbito do interesse público, quer directa quer indirectamente pela difusão dos outros pilares fundamentais, parece-nos ser essencial classificar politicamente o "Desporto para Todos" como uma necessidade colectiva e por conseguinte desenvolver um planeamento estratégico baseado na oferta por parte do Estado através da promoção, estímulo, orientação e apoio com a prioridade de generalização e vulgarização da actividade desportiva por parte da maioria dos cidadãos, de forma a que esta seja incluida de modo natural nas suas rotinas. Assim e apesar de num mercado habitual a procura por regra movimentar-se antes da oferta e esta normalmente acompanhar as alterações da primeira, parece-nos que neste caso em específico bem como em qualquer outro que se entenda existir interesse público, as etidades públicas deverão antecipar-se e afectar o ponto de equilíbrio entre as duas curvas. Deste modo, as organizações de cariz público preceituadas no preceito normativo mencionado deverão actuar através da influência da curva oferta, não só proporcionando as condições adequadas, que incluem motivação, mas igualmente incentivando as outras instituições discriminadas na referida disposição constitucional pois em conformidade com o art. 9º da Constituição da República Portuguesa, é uma das suas tarefas fundamentais. Todavia, destacam-se as Autarquias Locais pela proximidade às suas populações por estas, de acordo com o art. 235º da Lei indicada, visarem diretamente a prossecução de interesses próprios das populações respectivas.
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    Green Bonds: incorpore environmental risks into the financial market
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Leite, Tiago; Vieira, Tiago; Moura, Isabel Soares de
    This work aims to give an overview of the recent developments of the climate related risks and its potential impact on the financial market. It highlights the lasts documents and agreements that have been released by the main international institutions, such as United Nations, World Economy Forum, International Capital Market Association, Sustainable Banking Network, Bank for International Settlements along with others regarding both climate change and the financial market.Those institutions have also released some guidelines for the governments and central banks around the world to encourage the development of the Green Bonds market. Along with it there are a series of reports showing the development, in financial terms, throughout the world and its consistent growth. The balance between environmental and financial results is a key aspect for this method of greening the economy.
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    O impacto dos influencers no processo de decisão e compra no instagram
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Reis, Filipa Lopes dos; Cleto, Beatriz
    Este artigo tem como objetivo analisar o impacto dos Influencers no processo de decisão e compra no Instagram. E permite analisar como o processo de decisão e compra é afetado pelas redes socias e os seus utilizadores, que não se encontra abrangido na teoria clássica. Para tal, foram delineadas três hipóteses, sendo que este trabalho possibilitou a validação das mesmas. Aplicou-se um questionário na região de Grande Lisboa e Grande Porto, e por via online para todo o País, a um total de 154 inquiridos e uma entrevista com uma Influencer. O tratamento dos dados foi efetuado com recursos ao Microsoft Excel 2007. Verificou-se que, 58% dos inquiridos afirmam que as suas decisões de compra são influenciadas por Influencers, cerca de 57% dos inquiridos afirma que os produtos apresentados por Influencers no Instagram despertam o seu interesse e sentem desejo de os adquirir, o que permite a averiguação da suscetibilidade do consumidor ao Instagram.
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    Short versus long duration mobility in vocational education and training
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Santos, Miguel Baião dos
    VET learner´s mobility abroad is slowly getting importance to the individual employability. From 2014 until 2020 the VET mobility in Erasmus+ scope had financed almost one million mobilities. For VET institutions,companies, learners, and families the challenge is to have an efficient mobility that triggers the learner´s employability, giving an added value to the CV. However, the choice relays mainly on the alternative on short duration mobility or long duration mobility. What is the best option for the several actors? What benefits and constraints may arise in both durations? We have made an extensive revision of bibliography in order to answer these questions and help learners, companies, VET institutions and society to take smart decisions.
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    Fatores críticos da motivação no trabalho : um estudo no setor metalomecânico
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Carreira, Sofia; Andrade, José Ricardo; Santos, Eulália
    Este estudo analisa a motivação dos colaboradores de organizações da região centro de Portugal que se dedicam ao fabrico de moldes metálicos para a indústria automóvel. Este setor caracteriza-se pela contínua inovação, pelos elevados índices tecnológicos, pelos profissionais altamente qualificados e pelo elevado nível de exportações. No sentido de melhorar os níveis motivacionais dos colaboradores procura-se identificar os fatores que mais influenciam a motivação. Para tal, utilizou-se uma metodologia quantitativa que tem por base um instrumento composto por duas partes, a primeira caracteriza o perfil dos colaboradores e a segunda analisa a sua motivação no trabalho. Na amostra em estudo participaram 68 colaboradores e através da utilização das técnicas de estatística descritiva e inferência estatística verificou-se que a dimensão Realização e Poder foi considerada a mais relevante para os resultados da motivação, sendo que o desempenho e envolvimento contribuem positivamente para avaliar a motivação de realização e poder. Verificou-se também que as variáveis sociodemográficas e profissionais devem ser consideradas quando, nas organizações, gestores e investigadores equacionam novas formas de obter, na prática, melhores níveis de motivação no trabalho.