Mestrado em Comunicação Integrada

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    Perceção do valor de marca através da comunicação digital de marketing - estudo de caso aplicado às consumidoras The Body Shop do grupo L’Oréal
    (2016) Bispo, Diana Raquel Serra; Brandão, Nuno Goulart, orient.
    Com o eclodir e o desenvolvimento dos media digitais, bem como das plataformas de social media tudo se alterou, mais concretamente a forma como as marcas comunicam com os seus públicos. Estas alterações levaram a que as empresas para serem bem-sucedidas no mercado, necessitem de ser mais competitivas, nomeadamente em perceber as alterações que existiram no comportamento do consumidor, assim como o impacto que os meios de comunicação digitais produzem na construção do valor da marca. Neste contexto, a presente investigação tem como objetivo aferir em que medida a comunicação digital de marketing, através da página oficial de Facebook da The Body Shop, influencia a perceção do valor da marca The Body Shop por parte das consumidoras. Para analisar a relação do brand equity desta marca com a comunicação digital é utilizado como suporte metodológico o modelo concetual de Yoo et al. (2000, p.196).
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    A perceção do valor gerado pela marca caso Renova
    (2017) Esteves, Marco Paulo Damião; Lopes, Paula Bessa Rosa Luís, orient.
    Com a globalização e com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação, as organizações deparam-se com uma maior concorrência, suportada pela inovação e criatividade. Com a evolução dos mercados, aumento da competitividade e o constante surgimento de diversas marcas, tem sido cada vez mais importante e complexa uma boa gestão e construção das marcas, sendo necessárias estratégias de comunicação e marketing mais meticulosas e pragmáticas. Nos últimos anos assistimos ao aparente triunfo do conceito de marca: desde países, partidos políticos, passando pelos consumidores, organizações, todos são motivados para se auto-identificarem como uma marca. Sendo as marcas o principal capital de uma empresa, pode dizer-se, que surgem como fator diferenciador para os consumidores e assumem-se como um poderoso método de sucesso junto do público-alvo das empresas. Vivemos atualmente numa teia de complexas redes de concorrência, de mercados diferenciados e bastante competitivos. Do lado dos consumidores existe um nível elevado de conhecimento dos serviços e produtos disponibilizados no mercado em relação ao que existia num passado recente, o consumidor é cada vez mais exigente e pouco fiel, toda esta mudança, este novo paradigma traduz-se num grande desafio para os gestores, as suas organizações e marcas. Assiste-se a uma evolução frenética na relação entre os consumidores e as marcas. Assim, o valor das marcas torna-se numa das principais e mais poderosas vantagens competitivas de qualquer organização. O conceito de Brand Equity emerge no contexto empresarial, refletindo o conjunto de atributos que contribuem, de forma positiva ou negativa, para a valorização da marca. Cada vez mais as marcas têm uma importância fulcral no comportamento do consumidor no momento de compra, assim o valor/património da marca deverá ser bem definido e vincado para que as empresas se possam diferenciar da concorrência. Nesta conjuntura, o presente trabalho tem como principal objetivo elaborar uma análise sobre a perceção gerada pelos consumidores da marca Renova, utilizando como forma de análise o modelo de avaliação, Brand Equity de David A. Aaker, através das cinco dimensões propostas pelo autor: Lealdade; Notoriedade, Qualidade Percebida; Associações à Marca e outros Ativos / Vantagens Competitivas.
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    Transporte aéreo: comunicação em redes móveis
    (2019) Quadros, Rui Miguel Cortez de Castro e; Marques, Mariana Cristina Melo Inácio, orient.
    Nas companhias aéreas, a internet também permitiu a origem de novos canais de distribuição favorecendo o contacto direto com os seus seguidores. Os dispositivos móveis, entre os quais os telefones inteligentes, são as plataformas ideais para promover, comunicar, distribuir e vender. A possibilidade de se comunicar sem qualquer tipo de intermediação permite o contacto direto com o consumidor final, de uma forma rápida e eficaz. Como comunicam as companhias aéreas quando utilizam dispositivos com acesso à internet? Dois objetivos específicos estão enunciados nesta dissertação de mestrado: 1) Elencar quais os serviços mais utilizados e, por outro lado, de que forma podem servir como estratégia de marketing e comunicação. 2) Diagnosticar que tipo de serviços são procurados pelo consumidor quando este utiliza um smartphone, tendo como foco a eficácia, a notoriedade da marca e a fidelização dos clientes. Na elaboração do inquérito foram pré-definidos serviços que os clientes poderiam utilizar quando navegassem numa aplicação móvel. Verificou-se através dos resultados que é possível catalogar diferentes comportamentos patentes nas preferências dos mesmos aquando da escolha dos serviços disponibilizados. Desta forma, é possível criar segmentos de mercado específicos, permitindo satisfazer necessidades e conhecer melhor os clientes.