R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 04 (2016)

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    O papel da Gestão de Pessoas no Turismo
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Pimentel, Helena
    A gestão dos colaboradores e do seu talento deve ser estratégica no sentido de adequar as pessoas às funções ou trabalhos de acordo com os objectivos estratégicos da empresa. A gestão das pessoas e das suas competências no turismo e hotelaria deve ser no sentido de perceber como as competências individuais podem ser mais efectivas para a força de trabalho (Baum, 2008). O autor refere que o mercado de trabalho neste sector faz com que estas organizações tenham dificuldade em identificar talentos e muitas vezes tem de adoptar formas mais criativas para a sua identificação e desenvolvimento. A formação e desenvolvimento devem ser inclusivos para todos os colaboradores e não selectivamente focados nos quadros superiores. Podemos constatar que os gestores no turismo e hotelaria devem ter uma abordagem da gestão de pessoas numa perspectiva sistémica dos processos de recrutamento, retenção e formação dos colaboradores de forma a que a organização atraia, mantenha e desenvolva os talentos que são necessários a resultados efectivos da empresa. Começa-se por fazer uma caracterização da gestão dos recursos humanos, fundamentando a importância do capital humano como valência estratégica, em segundo lugar procede-se a uma pesquisa acerca das competências valorizadas no âmbito do turismo e hotelaria. Por último, são enunciadas as práticas de gestão de pessoas nas empresas turísticas, nomeadamente, como se processa o recrutamento e selecção de colaboradores, a retenção e a formação e desenvolvimento.
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    O equívoco do desenvolvimento
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Mendes, António
    Os grandes inventos técnicos, fruto da investigação científica que se processou no séc. XIX e por todo o séc. XX até aos nossos dias e a utilização de novas fontes energéticas fizeram passar a humanidade por sucessivas revoluções industriais dando origem à chamada sociedade moderna. Este artigo pretende analisar o papel do homem e as novas tecnologias na sociedade atual.
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    Territorial marketing in Parque das Nações: diagnosis of the resident population in Centieira Street
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Carvalho, Paula Rita Brito Vitorino de
    As cidades ou territórios devem partir de um diagnóstico das suas características, identificar as cidades com as quais competem e examinar o tipo de consumidor interessado nos atributos que a cidade pode oferecer (Franco, 2011). Numa ótica de City Marketing e de sustentabilidade do território da Freguesia do Parque das Nações, em Lisboa, zona que foi palco da exposição mundial EXPO 98 posteriormente edificada com sucesso - existe uma rua com características históricas, com necessidade de ser reabilitada e que foi agregada na nova freguesia do Parque das Nações, criada em Novembro de 2012. Este paper tem como objetivo efetuar o diagnóstico da população da Rua da Centieira, as suas características, o seu sentimento de pertença (Azevedo, Magalhães e Pereira, 2010) e qual o futuro que gostaria de ver projetado neste local: ou seja, recuperar a perspetiva histórica e mantendo uma rua típica de Lisboa Antiga no Parque das Nações ou, reconstruir, à semelhança do que aconteceu na zona modernizada do Parque das Nações. Ao nível do marketing urbano, as ações devem ser projetadas de forma que exista um fio condutor, e em que subsista o objetivo de promover o território interna e externamente (Franco, 2011). Para que este território possa passar por estas fases existe uma, inicial, que este trabalho se propõe conseguir.
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    Brand love relationship: a true love or a missing story?
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Sarmento, Eduardo Morais; Loureiro, Sandra Maria Correia
    This paper looks into the function of human style relationship facets when applied to brands through a brand love relationship. Methodologically, this investigation defined two groups of respondents (from a questionnaire applied to 224 respondents): those who self-reported a brand love relationship and those who did not. These groups were compared through a Likert questionnaire in order to find evidence of key human relationship facets that run along a brand love relationship, such as the self-ideal and positive psychology. Although, we did not find significant effects of the three key variables, the descriptive statistics showed higher averages where expected.
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    Phronesis and personal responsibility in business ethics
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Queiroz, Regina Maria da Cruz
    This paper is a reflection about phronesis and personal responsibility in business ethics.