R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 04 (2016)

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    Phronesis and personal responsibility in business ethics
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Queiroz, Regina Maria da Cruz; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    This paper is a reflection about phronesis and personal responsibility in business ethics.
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    Brand love relationship: a true love or a missing story?
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Sarmento, Eduardo Morais; Loureiro, Sandra Maria Correia; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    This paper looks into the function of human style relationship facets when applied to brands through a brand love relationship. Methodologically, this investigation defined two groups of respondents (from a questionnaire applied to 224 respondents): those who self-reported a brand love relationship and those who did not. These groups were compared through a Likert questionnaire in order to find evidence of key human relationship facets that run along a brand love relationship, such as the self-ideal and positive psychology. Although, we did not find significant effects of the three key variables, the descriptive statistics showed higher averages where expected.
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    Territorial marketing in Parque das Nações: diagnosis of the resident population in Centieira Street
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Carvalho, Paula Rita Brito Vitorino de; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    As cidades ou territórios devem partir de um diagnóstico das suas características, identificar as cidades com as quais competem e examinar o tipo de consumidor interessado nos atributos que a cidade pode oferecer (Franco, 2011). Numa ótica de City Marketing e de sustentabilidade do território da Freguesia do Parque das Nações, em Lisboa, zona que foi palco da exposição mundial EXPO 98 posteriormente edificada com sucesso - existe uma rua com características históricas, com necessidade de ser reabilitada e que foi agregada na nova freguesia do Parque das Nações, criada em Novembro de 2012. Este paper tem como objetivo efetuar o diagnóstico da população da Rua da Centieira, as suas características, o seu sentimento de pertença (Azevedo, Magalhães e Pereira, 2010) e qual o futuro que gostaria de ver projetado neste local: ou seja, recuperar a perspetiva histórica e mantendo uma rua típica de Lisboa Antiga no Parque das Nações ou, reconstruir, à semelhança do que aconteceu na zona modernizada do Parque das Nações. Ao nível do marketing urbano, as ações devem ser projetadas de forma que exista um fio condutor, e em que subsista o objetivo de promover o território interna e externamente (Franco, 2011). Para que este território possa passar por estas fases existe uma, inicial, que este trabalho se propõe conseguir.
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    O equívoco do desenvolvimento
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Mendes, António; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    Os grandes inventos técnicos, fruto da investigação científica que se processou no séc. XIX e por todo o séc. XX até aos nossos dias e a utilização de novas fontes energéticas fizeram passar a humanidade por sucessivas revoluções industriais dando origem à chamada sociedade moderna. Este artigo pretende analisar o papel do homem e as novas tecnologias na sociedade atual.
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    O papel da Gestão de Pessoas no Turismo
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Pimentel, Helena; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    A gestão dos colaboradores e do seu talento deve ser estratégica no sentido de adequar as pessoas às funções ou trabalhos de acordo com os objectivos estratégicos da empresa. A gestão das pessoas e das suas competências no turismo e hotelaria deve ser no sentido de perceber como as competências individuais podem ser mais efectivas para a força de trabalho (Baum, 2008). O autor refere que o mercado de trabalho neste sector faz com que estas organizações tenham dificuldade em identificar talentos e muitas vezes tem de adoptar formas mais criativas para a sua identificação e desenvolvimento. A formação e desenvolvimento devem ser inclusivos para todos os colaboradores e não selectivamente focados nos quadros superiores. Podemos constatar que os gestores no turismo e hotelaria devem ter uma abordagem da gestão de pessoas numa perspectiva sistémica dos processos de recrutamento, retenção e formação dos colaboradores de forma a que a organização atraia, mantenha e desenvolva os talentos que são necessários a resultados efectivos da empresa. Começa-se por fazer uma caracterização da gestão dos recursos humanos, fundamentando a importância do capital humano como valência estratégica, em segundo lugar procede-se a uma pesquisa acerca das competências valorizadas no âmbito do turismo e hotelaria. Por último, são enunciadas as práticas de gestão de pessoas nas empresas turísticas, nomeadamente, como se processa o recrutamento e selecção de colaboradores, a retenção e a formação e desenvolvimento.