Cadernos de Investigação Aplicada nº 04
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Item A Sociedade do Conhecimento e a Cultura : Belyaev, D. & Roca, Z. (Eds.) (2010). Portugal in the Era of the Knowledge Society. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 419 págs.(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Loureiro, ManuelItem Aprendendo na prática : a importância do estágio para a formação de futuros professores(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Chaves, Fabiana Maria RoqueItem Interações de culturas(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Sousa, Luís Manuel Manana deItem Didática da Geografia : recurso à Literatura como proposta interdisciplinar(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Rodrigues, Manuel AlbertoItem O exame como fator de stresse, gerador de tensão psiconervosa e de alterações organizativo-funcionais no sistema, aos níveis psicológico e comportamental(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Pereira, Fernando OliveiraItem O higienismo nas escolas do ensino primário (1900-1930)(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Cavadas, BentoItem O Estado Novo e a Educação Pré-escolar : os debates parlamentares de 1938(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Braga, Paulo DrumondA 9 de outubro de 1937, pela mão do ministro da Educação Nacional, Carneiro Pacheco, o Estado Novo extinguiu, na prática, a educação pré-escolar pública. Cerca de um mês depois, o mesmo ministro, ao propor à Assembleia Nacional uma ampla reforma do ensino primário, manteve a sua intenção de não a restabelecer. Entre março e abril de 1938, com base na proposta de lei e num parecer da Câmara Corporativa, a Assembleia Nacional debateu o assunto. Apesar de ser visível, quer no referido parecer quer nas intervenções de alguns deputados, que nem todos os notáveis do Estado Novo eram insensíveis à necessidade de se restabelecer a educação pré-escolar pública, acabou por prevalecer a conceção dominante do regime, a de que tais cuidados deveriam ser da competência das mães, e a proposta de Carneiro Pacheco foi aprovada.