FEFD - Atas de Conferências Nacionais

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    Impacto de vídeo-jogos com tecnologia Matching Motion na actividade física de adolescentes obesos
    (2007-10) Palmeira, António Labisa; Martins, Sandra; Fonseca, Helena; Veloso, S.; Cunha, L.; Neves, R.; Marques-Vidal, P.; Faculdade de Educação Física e Desporto
    Em Portugal, tal como na maioria dos restantes paises industrializados, a prevalência do excesso de peso e obesidade adolescente escalou para números que nos colocam entre os países da comunidade europeia com maiores problemas neste domínio (Matos, 2006). O aumento dos níveis de actividade física (AF) é parte integrante dos tratamentos hoje preconizados, pese embora seja um objectivo extremamente difícil de alcançar (AAP, 2006). Esta dificuldade deriva em parte das muitas actividades sedentárias que hoje em dia competem com a AF para a ocupação do tempo livre dos adolescentes. A maior parte parece motivá-los mais do que a AF. Por exemplo, cerca de 30% dos adolescentes portugueses estão 4 ou mais horas/dia a ver TV, enquanto que 40% estão 1-3 horas/dia a jogar video-jogos ou a usar PCs (Matos, 2006). Ver TV ou brincar a video-jogos sentado tem um impacto reduzido no dispêndio energético, aumentando entre 20-30% da taxa de metabolismo basal. Mas novos tipos de video-jogos estão agora disponíveis, implicando níveis de AF mais elevados para serem jogados, elevando em 120-180% da taxa de metabolismo basal (Lanningham-Foster et al., 2006). Estes novos jogos podem oferecer uma oportunidade para aumentar os níveis de AF numa população que tradicionalmente prefere as actividades sedentárias.
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    Curso Medicina da Adolescência
    (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2007) Martins, Sandra; Palmeira, António Labisa; Faculdade de Educação Física e Desporto
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    Reported Use of Anabolic Steroids and Ergogenic Substances in Gym/Health Club Settings: Associations with Psychosocial and Exercise Behavior Factors
    (2008) Palmeira, António Labisa; Rocha, M.; Matos, M. G.; Faculdade de Educação Física e Desporto
    The industry of ergogenic supplements is increasing rapidly (Cole et al., 2003). Supplements may constitute an important aid for some vigourous exercise routines, but they may also be used as a hypothetical mean to achieve increases in muscular mass. This supposed effect of suplements can lead to its use by individuals who have high levels of drive for muscularity, a condition that is known to be associated with muscular dismorphy (or as it has been called recently vigorexia, Pope et al., 1997). Another psychological factor which can influence supplement consumption is exercise dependence, a borderline problem, as most studies present a prevalence of less than 10% in regular exercisers (Palmeira & Matos, 2006). Symptoms like tolerance or continuity could lead to the use of ergogenic aids to maintain the exercise levels. Also of interest for the understanding of the use of suplements are exercise frequency, volume and intensity, which could explain the ratesof consumption on a more physicological level.
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    Jovens Em Exercício Para a Perda de Peso
    (2006) Fonseca, Helena; Palmeira, António Labisa; Martins, Sandra; Faculdade de Educação Física e Desporto