Revista Lusófona de Educação n.º 35 (2017)

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    My last conversation with Paulo Freire
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Torres, Carlos Alberto
    I was traveling, at the end of April 1997, to Madrid from Los Angeles where I have lived for almost two decades, to participate in a conference organized by the Universidad Complutense and the University of California. On the way to the airport I had a sudden impulse to call Paulo Freire. I cannot recall why I felt such urgency, but we had been planning to write a book together about new educational challenges at the threshold of the XXI century. The book had a tentative title: Education and the Possible Dream. We wanted to update the discussion about some of Paulo’s great theses and think about ways to implement them in classrooms of the advanced capitalist world. We wanted, to use a phrase dear to Paulo, to “reinvent and not to repeat Paulo Freire.”
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    El doctorado en España : estudio e implicaciones dentro del espacio europeo de la educación superior
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Jiménez Ramírez, Magdalena; Sevilla Merino, Diego
    En España, el doctorado y los estudios conducentes a la tesis doctoral han experimentado grandes cambios en los últimos cincuenta años. Desde 1983, se reforma la universidad española y se modifica también todo lo referente al doctorado. Esta modificación intensifica la formación previa a la presentación de la tesis de modo que el doctorando cuente con una mejor preparación para las tareas investigadoras. Se han creado Escuelas de Doctorado con esta misma finalidad. Asimismo los cambios se han visto potenciados por la promulgación de una Ley de la Ciencia, incremento de la financiación de la investigación, introducción de sistemas de acreditación de la calidad y la integración de las universidades españolas en el Espacio Europeo de la Educación Superior (EEES). Un objetivo importante en estos cambios ha sido facilitar la incorporación laboral de doctores fuera de la universidad.
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    Reformas da educação superior no Brasil : tempo(s) e movimento(s)
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Vieira, Sofia Lerche; Nogueira, Jaana Flávia Fernandes
    Este trabalho discute as reformas da educação superior no Brasil com base nas categorias ‘tempo(s)’ e ‘movimento(s)’. Os ‘tempos’ das políticas de educação superior são organizados em diferentes momentos, do surgimento das primeiras instituições desse nível de ensino até o presente; seus ‘movimentos’, por sua vez, são examinados mediante um aprofundamento de indicadores de matrículas nos intervalos considerados, procurando esclarecer a dinâmica entre o público e o privado. O estudo permite tecer algumas considerações relevantes para a análise de políticas, quais sejam: a estreita articulação entre a política educacional e os contextos econômicos e políticos de sua formulação e implementação; a relevância de observar intervalos de análise de ‘longa duração’ para uma compreensão mais ampla do significado das políticas; dentre outras.
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    Gestor escolar inovador : educação da contemporaneidade
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Amorim, António
    Este artigo tem como problemática de análise a questão da gestão escolar, a situação atual e a perspectiva de inovação da gestão da escola básica brasileira. Tem como objetivo fazer uma reflexão em torno do perfil do atual gestor educacional, destacando o sexo, a idade, a formação, o trabalho e a remuneração por sua atuação e desempenho junto às milhares de escolas espalhadas por todo o território nacional. Em seguida, fazemos uma análise dos enfoques da administração, da gestão e da inovação dos processos gestores, definindo o papel do gestor em cada desses enfoques. Utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa, tendo o levantamento bibliográfico como parte instrumental do estudo. Isto porque a pesquisa bibliográfica tem como vantagem a permissão ao investigador de ter uma maior cobertura dos dados e das informações em questão, criando as facilidades para a comparação. Concluímos o trabalho reflexivo apontando as condições necessárias para que seja efetivado um perfil educacional do gestor inovador, aquele profissional que deve atuar na escola e garantir uma nova organização do ambiente pedagógico, das relações humanas, da efetivação de uma educação de qualidade, sendo bem remunerado e capacitado para o exercício de seu trabalho cotidiano.
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    Melhorar o ensino e a aprendizagem do electromagnetismo com modelação computacional interactiva
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Neves, Rui
    Um aspecto fundamental dos actuais processos de modelação da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) é a crescente importância de conhecimento avançado sobre modelos físico-matemáticos e métodos e tecnologias de computação científica. A aprendizagem significativa deste conhecimento avançado é um difícil processo cognitivo que envolve a construção progressiva de uma forte base de conhecimentos em física, matemática e computação científica, devidamente ajustada às diferentes áreas da CTEM. Os ambientes de aprendizagem da CTEM devem por isso ser baseados em currículos e metodologias pedagógicas que equilibrem a integração de sequências de actividades de modelação computacional interactivas, criadas com sistemas de modelação computacional capazes de oferecer aos alunos oportunidades para desenvolver os conhecimentos de física, matemática e computação científica, e a aprendizagem dos conceitos e processos específicos de cada área. Neste artigo discutimos a aplicação neste contexto de actividades de modelação computacional exploratórias e expressivas criadas no ambiente Modellus. Descrevemos uma sequência de actividades sobre electromagnetismo implementada com alunos do primeiro ano de cursos universitários de Engenharia, apenas com conhecimento elementar da física e matemática do Ensino Secundário e sem conhecimento prévio de computação científica. Analisamos o grau de receptividade dos alunos e os efeitos gerados no processo de aprendizagem.
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    Financiar o ensino superior público com base nos resultados : algumas lições para Portugal
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Cruz, Maria João
    O ensino superior português encontra-se numa encruzilhada. Por um lado, é chamado a contribuir para o desenvolvimento económico do país, quer através da formação de mais quadros, quer através da prática de uma investigação de excelência. Por outro lado, dados os compromissos orçamentais, o financiamento que agora é dirigido às universidades é muito limitado. É neste contexto que o atual modelo de financiamento do ensino superior português está a ser repensado. São vários os países da OCDE onde o financiamento tem por base um leque de indicadores de desempenho. Este artigo pretende contribuir para o debate nacional, discutindo a heterogeneidade dos modelos existentes, a partir dos quais se retiram algumas lições para Portugal.
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    Escolas a bordo : instituições de formação de marinheiros no Brasil e em Portugal
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Lima, Solyane Silveira
    O objetivo deste artigo é estabelecer relações entre as instituições de formação de crianças e jovens nos saberes-fazer de marinheiros, tanto no Brasil como em Portugal no final do século XIX. Para tanto o texto está organizado em três momentos: inicialmente dissertaremos a respeito da proposta educativa e do funcionamento das Companhias de Aprendizes Marinheiros do Brasil e em seguida analisaremos as Escolas de Alunos Marinheiros Portuguesas. Por fim, procederemos a uma comparação das duas instituições demonstrando a importância dessa modalidade educacional para os desvalidos, considerando a realidade do Brasil e de Portugal à época. Ressalta-se que a presente análise está alicerçada nos estudos da história da educação social e nas contribuições do sociólogo Norbert Elias. As fontes brasileiras que deram suporte para a realização desse estudo foram as seguintes: legislação nacional, relatos de governo, mensagens presidenciais, correspondências e ofícios diversos. E das portuguesas analisámos legislação, regulamentos da instituição, ofícios, mapas de inspeção, fichas e atestados dos alunos. Assim compreendemos que as duas instituições estudadas foram muito importantes para a compreensão dessa modalidade de educação voltada para os pobres e marginalizados, contribuindo para a incorporação social de crianças e jovens desvalidos, um tipo de aprendizagem que se dava a bordo.
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    O Umbundo no poliedro linguístico angolano : a Língua Portuguesa no entrelaçamento do colonialismo e pós-colonialismo
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Quinta, Joana; Brás, José Gregório Viegas; Gonçalves, Maria Neves L.
    A linguagem é um dispositivo de poder. Isto implica sempre manipulação de forças, estratégia dominante, o que provoca constrangimentos, sobreposições, contaminações. Por isso a língua não pode ser analisada fora dos jogos de poder. Neste enquadramento, o problema que se nos deparou foi saber de que modo se verificam empréstimos linguísticos entre o Umbundo e a Língua Portuguesa (LP) e quais os motivos pelos quais perduram em ambos os idiomas essas interferências. Assim, são objectivos deste artigo: analisar a presença do Umbundo no multilinguismo angolano; refletir sobre a importância da Língua Portuguesa no contexto das relações de poder do colonialismo e pós-colonialismo; identificar empréstimos linguísticos para a evolução, renovação e reflorescimento da Língua Portuguesa e do Umbundo. Utilizámos para o nosso trabalho as seguintes fontes: Gramáticas; dicionários; literatura; obras historiográficas; legislação. As fontes utilizadas foram analisadas segundo as seguintes dimensões: a Língua portuguesa e o contexto linguístico angolano; bilinguismo; empréstimos linguísticos na LP e no Umbundo (a nível fonético, lexical e morfossintáctico). Pelo nosso estudo pudemos concluir que a LP, no quadro das relações de poder do colonialismo e pós-colonialismo, mantém o estatuto de língua de referência, sendo relevantes os empréstimos linguísticos do umbundismo na LP e vice-versa.
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    Conselho de turma : organização, liderança e autonomia
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Saloio, Maria de Fátima Dias dos Santos; Morales Lozano, Juan A.
    A necessidade de conhecimento e reflexão sobre a organização, liderança e autonomia do Conselho de Turma (CT) face à escola atual, na perspetiva dos seus diferentes atores, é assumida como condição indispensável ao processo de desenvolvimento e melhoria. Conscientes de que o CT poderá ser o centro e o motor de mudanças significativas, apresentamos o nosso estudo que teve como objetivos: Conhecer o trabalho do CT; Questionar as condições para o exercício da liderança pelo diretor turma e/ou coordenador de equipa; Comparar a autonomia e funcionamento do CT com o exercício das equipas educativas. O estudo desenvolve uma metodologia mista (questionário, entrevistas e grupos de discussão), a uma amostra obtida a partir do universo de dois agrupamentos de escolas, aos quais paralelamente se desenvolveu o benchmarking, e centrando as questões de investigação em três grandes eixos: Organização, Liderança, Autonomia. Os resultados obtidos confirmam a importância do CT como peça chave na organização administrativa e pedagógica no sistema educativo português, concluindo-se a dificuldade de o substituir por equipas educativas enquanto prevalecer esta estrutura. A liderança do DT tem influência direta no funcionamento do CT. O CT tem na autonomia consentida, a causa e a consequência para a dificuldade do seu funcionamento.
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    A monitorização da reestruturação curricular do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste : as vozes de formadores portugueses
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Ferreira, Adriana; Cabrita, Isabel; Lucas, Margarida; Breda, Zélia
    Pretende-se apresentar o modo como está a decorrer a implementação da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste e que contempla atividades de formação contínua de professores. O estudo de caso qualitativo sustenta-se nas visões de três formadores portugueses, responsáveis pela formação contínua de (futuros) formadores timorenses, focada nas disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento Social e Temas de Literatura e Cultura. Os resultados das entrevistas semiestruturadas apontam para uma distribuição ainda escassa dos materiais construídos no âmbito da reestruturação. Revelam, igualmente, a prevalência de modelos pedagógicos de orientação tradicional. A formação em curso centra-se, essencialmente, na resolução de tarefas propostas, principalmente, no guia do professor e no manual do aluno, das disciplinas lecionadas pelos professores e formadores timorenses, e no apoio ao domínio dos conteúdos a lecionar. Conclui-se que é pertinente a prossecução da formação contínua de professores em Timor-Leste.
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    A autoavaliação na construção da escola democrática
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Carvalho, Maria João de; Folgado, Cristina
    A autoavaliação pode assumir os valores democráticos da autonomia e do empowerment coletivo ou pode ser vista como instrumento de apoio à gestão ou um exercício de controlo de um Estado metarregulador. Nesta linha, pretendeu-se perscrutar a forma como os atores educativos participam no processo de auto-avaliação.Desenvolvemos um estudo qualitativo, inscrito no paradigma interpretativo da investigação, com recolha das ações discursivas de 16 docentes em sede de entrevista semiestruturada. Nesta vertente, tratou-se de um estudo naturalista, qualitativo e ideográfico. A análise e interpretação das representações dos participantes permitiu-nos apurar um processo de autoavaliação que, em larga medida, dispensa um debate alargado e participado, que não envolve significativamente a comunidade educativa, deixando cair o seu potencial gerador de mudança, face a uma perspetiva instrumental e instrumentalizadora que o mesmo adquire, razão pela qual, aventamos, não foi ainda encontrado o caminho de uma autoavaliação transformadora, construtora de conhecimento, percursora de desenvolvimento e de melhoria do sucesso educativo.