Mestrado em Museologia

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 16 de 16
  • Item
    Mauritshuis em movimento : novas perspectivas em busca do olhar decolonial
    (2023) Silva, Maria Luisa Moita M. da; Pausini, Adel Igor Romanov, orient.
    Este trabalho propõe apresentar uma reflexão sobre a possibilidade de um museu normativo, que nasceu no contexto da formação dos estados nacionais europeu e na construção do imaginário moderno e colonial, em passar por processo de decolonização baseado em práticas que propõe a desconstrução da colonialidade que o fundou. Para esta investigação, optou-se pela metodologia de método indutivo com estudo de caso, a partir do museu Mauritshuis, localizado em Haia nos Países Baixos, e o projeto da exposição “Shifting Image - In Search of Johan Maurits”, que teve como proposta apresentar diferentes e diversas perspectivas a respeito da imagem da figura histórica de Maurício de Nassau e da presença do império holandês no Brasil no século XVII. Cabe a pesquisa analisar o processo de exposição como uma potência para transformações estruturais na instituição enquanto espaço de reflexão das identidades coletivas e no trabalho da relação entre o território, os temas e os protagonistas sociais, de acordo com o pensamento dos Estudos Decoloniais e da Sociomuseologia. Palavras-Chave: Estudos decoloniais; Sociomuseologia; Mauritshuis; Museologia; Insurgência
  • Item
    A guide through sociomuseology : roots and practices
    (2022) Neu, Maria Margarida; Moutinho, Mário Caneva, orient.
    A presente dissertação serve como primeiro contacto para todos aqueles que sentem curiosidade em relação à Sociomuseologia e Museologia Social. Como ambos os tópicos estão fortemente ligados à língua portuguesa, este é um esforço para abrir novas ligações e descobrir sincronicidades entre a práticas museais com enfoque social em todo o mundo. Por isso a dissertação é escrita em ingles. Ela tem como foco a emergência dos conceitos de Sociomuseologia e Museologia Social, a sua posição dentro do campo dos museus internacionais e os estudos de casos no Brasil e alguns exemplos internacionais pontuais. A leitura desta tese proporcionar-lhe-á uma compreensão da Sociomuseologia, da Museologia Social e da sua posição em relação à Nova Museologia e Ecomuseologia, bem como das ideias e valores que estas museologias sociais representam e analisam.
  • Item
    Museologia : o indivíduo em cena
    (2021) João, Wagner de Souza; Simão, Maristela, orient.
    O presente trabalho propõe auxiliar na compreensão do significado de ser um indivíduo dentro da sociedade e sua trajetória histórica, assim como o modo pelo qual o indivíduo se relaciona com a museologia e em especial com a sociomuseologia. Busca realizar um panorama de como o conceito de indivíduo se transforma de acordo com o contexto histórico no qual se apresenta. As identidades surgem como respostas míticas às dúvidas existenciais dos indivíduos. O medo da morte e do esquecimento leva o indivíduo a conservar sua memória, no intuito de transcender para a eternidade. Surgem então os museus como ferramentas de poder nas mãos daqueles que ditam a cultura. O Estado controla os indivíduos através da educação; tanto nas escolas quanto nos museus paira um sentimento de unicidade do corpo social nacionalista, onde a desindividualização é uma tática de governo. A desilusão com a ideia de progresso e o fracasso dos Estados e das sociedades em proteger aos cidadãos, o indivíduo é obrigado a buscar sua própria sorte e é exposto às múltiplas informações e diferentes culturas que se mesclam continuamente criando novas linguagens e identidades. A Nova Museologia surge neste cenário multicultural com o intuito de valorizar a voz dos que necessitam de representatividade para exigir seus direitos e assim poder existir como seres humanos. O diálogo aparece como ponto central para a existência do respeito à diversidade e a Sociomuseologia atua através da capacitação de indivíduos que dialogam, transformam e são transformados pelas ações, pelo meio no qual se vive através de uma educação humanizadora em busca da transformação e melhoria do social.
  • Item
    Imagens e Memórias Coletivas: o Museu Nacional Resistência e Liberdade em Peniche
    (2021) Souza, Henrique Godoy Alves de; Primo, Judite Santos, orient.
    Os museus de memória política têm se dedicado à educação da história recente em países que sofreram com o autoritarismo. Simultaneamente, promovem a reparação de memórias traumáticas de quem foi vítima da violência de Estado. Trabalha-se pelo alargamento da atividade pedagógica dos museus por meio da inclusão de depoimentos e testemunhos. A imagem fotográfica, enquanto suporte de análise histórica, nos auxilia no entendimento do discurso hegemónico europeu do final do século XIX e da ideologia do Estado Novo, que oprimiu Portugal por 48 anos. Ao mesmo tempo, a fotografia desempenhou um papel importante na construção de um contradiscurso que desmentia a propaganda política. Atualmente, o documento audiovisual é fundamental para a preservação da memória de resistência. Os registros de relatos, viabilizados pelo Museu Nacional de Resistência e Liberdade, buscam preencher lacunas na memória coletiva portuguesa, integrando-as num espaço de memória traumática musealizado que é o forte de Peniche, usado como prisão política. Defende-se a ideia de que a recolha e a exposição destas memórias individuais podem expressar o reconhecimento público das injustiças do passado, e que sua musealização é fundamental na quebra do silenciamento histórico. Foi feita uma análise crítica do conteúdo proposto para o MRNL e uma análise concreta da exposição Por Teu Livre Pensamento. Observou-se que – até o momento – a narrativa do museu ainda reproduz um caráter comemorativista sobre o 25 de Abril e que apesar da inserção inaugural da memória de resistência aos museus nacionais pouco se discute sobre o tumultuado ano de 1975 que estampou a política portuguesa.
  • Item
    Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio
    (2020) Cândido, Amanda Campos de Freitas; Sarraf, Viviane Panelli, orient.; Moutinho, Mário Caneva, orient.
    O objetivo principal da pesquisa é de analisar como a relação do educador, professor e aluno contribuem no processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma educação não formal, abordando a função social dos museus na inclusão das Pessoas com Deficiência Intelectual. A metodologia baseou-se na análise da função social do Museu de Arte do Rio – MAR, localizado no Rio de Janeiro, por meio do Projeto Encontro de Saberes, considerando três escolas, sendo uma escola particular, Colégio Eduardo Guimarães, e duas escolas públicas, Escola Municipal Nicolau Antônio Taunay e Escola Especial Municipal Mauricio de Medeiros, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para realizar os registros, foram utilizadas anotações em caderno de campo, relatórios dos educadores, professores e alunos sobre o projeto, filmagens, fotografias e registro físico das atividades realizadas. Conclui-se que, houve um interesse maior das escolas em participarem do projeto, após constatarem que o Museu de Arte do Rio – MAR possuía um projeto com uma equipe especializada no atendimento de pessoas com deficiência.
  • Item
    Centro Ciência Viva de Constância : génese, evolução e futuro
    (2020) Ferreira, Máximo de Jesus Afonso; Moutinho, Mário Caneva, orient.
    O Projeto que se apresenta tem como objetivo principal registar, para memória futura, a génese e evolução do Centro Ciência Viva de Constância, enfatizando estratégias adotadas para que a instituição cumprisse o melhor possível a sua função de – com base em conceitos diversos ligados à Astronomia – sensibilizar cidadãos para as múltiplas facetas em que a evolução científica e tecnológica interfere no dia-a-dia das sociedades e as implicações, positivas e negativas, que daí advêm, para uma consciente vivência democrática. Em paralelo, descrevem-se algumas iniciativas levadas a efeito para associar memórias coletivas e individuais, com base na diversificação de atividades, meios e recursos técnicos tendentes a envolver pessoas numa inter-relação do passado com o presente, conciliando memórias com perspetivas atuais de melhorias em áreas como cultura científica e competências críticas na preparação do futuro. Tendo em conta a região geográfica e o meio cultural em que se localiza a instituição, e não abandonando a convicção de que, para além de uma possível intervenção a nível nacional, há que contribuir para a supressão de limitações locais, tomou-se a iniciativa de complementar a componente de Astronomia com ações ligadas à vida prática da região – no passado e no presente – e nas quais seja possível integrar, gradualmente, o envolvimento prático da população. Iniciou-se o projeto de, em torno do Lago Arquimedes, estabelecer um espaço de convívio e uso de utensílios e práticas (patrimónios nem sempre valorizados) que marcaram a vida local durante alguns séculos, ideia que se propõe – neste trabalho – desenvolver e alargar ao contacto com a natureza, à observação crítica de como as mudanças locais alteraram habitats de espécies e deram origem a paisagens bem diferentes das de um passado recente, e como estabelecer novas relações com realidades que poderão ser potenciadas com visões positivas, quer do ponto de vista do ambiente quer de melhorias de condições de vida. Como proposta mais empenhada deste Projeto, perspetivou-se a implementação de um percurso que levará participantes ao contacto com fauna e flora da região envolvente do Centro Ciência Viva, alcançando o rio Zêzere, navegá-lo até à foz e, aí – em plena zona histórica de Constância − evocar épocas e personagens, observar locais e testemunhos de monumentos e factos que fizeram deste pequeno território a “Notável Vila da Constância”.
  • Item
    Renova Museu : um projeto de revitalização do Museu do Casal de Monte Redondo
    (2020) Luiz, Nathália Pamio; Simão, Maristela, orient.
    Com breve contextualização histórica do Museu do Casal de Monte Redondo este trabalho apresenta e analisa o projeto participativo “Renova Museu: Revitalização de um museu por meio de ações educativas”, premiado no quadro do IX Prémio Ibermuseus de Educação, em 2018 e desenvolvido no ano de 2019. De maneira próxima e crítica, tal qual a relação entre prática e academia em seu contexto, detalha-se a gestão das etapas de desenvolvimento do projeto, suas potencialidades, suas falhas, seus preceitos, suas adaptações, suas parcerias, suas coletividades múltiplas, suas pessoas.
  • Item
    No Estamos Todas: construyendo una exposición, empatía y memoria para abordar el dolor
    (2019) Coronado Téllez, Gabriela; Moutinho, Mário Caneva, orient.
    As mortes violentas de mulheres por razões de gênero, também conhecidas como feminicídios, continuam a aumentar as suas cifras no México, o que tem colocado o país como um dos lugares mais perigosos para ser mulher. Os crimes a ascender e a impunidade que os rodeia tem gerado indignação em diversos setores da sociedade e tem-lhes levado a mobilização, uma destas ações é a de No Estamos Todas, que através da ilustração procuram visibilizar as ditas violências. Nesta dissertação procura-se investigar o conceito de feminicídio, as suas origens e classificações, a analisar também distintos projetos e propostas a nível mundial que tem se dado a tarefa de documentar, informar e sensibilizar acerca da violência de gênero. Em um segundo passo, e a partir da premissa de que os museus tem uma função social e que devem ser ativos na promoção dos direitos humanos e da igualdade de gênero, foi proposta a criação de uma exposição museológica de conteúdos gráficos e multimídia a partir do trabalho de No Estamos Todas, a qual teve lugar na cidade de Lisboa, em novembro de 2019.
  • Item
    A experiência sensorial do corpo em exposições museológicas
    (2018) Souza, Manoela Nascimento; Leite, Pedro Pereira, orient.
    A presente investigação tem como objetivo refletir sobre a experiência sensorial do corpo em exposições museológicas. Pela complexidade desta investigação a pesquisa propõe o desenvolvimento de um método científico museológico, teórico e prático, como um processo de conhecimento participante do movimento do pensamento e do próprio mundo. Este método é denominado método vivo, pois é vivo como os seres humanos e, participativo porque parte do olhar da experiência e da compreensão do movimento e da ordem da vida. Esse método serve para os museólogos pesquisadores e para os sujeitos que experiênciam. Dessa forma, a investigação busca compreender as faces que compõe o corpo humano para conseguir propor um meio museológico que possa ajudar a experiência sensorial total do corpo em espaços museológicos. O meio museológico proposto é o vinho. O vinho como um gerador de sensações artificiais possibilita ao sujeito a reflexão e um conhecimento integrado sobre si e sobre o mundo. Para compreender a viabilidade do vinho como meio museológico, a investigação acompanha uma pesquisa de campo afim de investigar a ação do vinho nos sujeitos. A pesquisa de campo foi realizada na vinícola brasileira Miolo Wine Group.
  • Item
    Conceição das Crioulas : história de uma educação feita de histórias, memórias que inspiram lutas
    (2018) Zidanes, Anna Elisa do Nascimento; Moutinho, Mário Caneva, orient.
    A presente pesquisa aborda Museologia, Memória e Educação, e tem como objetivo reconhecer como as pessoas se apropriam das suas memórias e como isso contribui para o desenvolvimento de sua consciência crítica do mundo. Em abordagem teórica verifica a influência do pensamento do educador brasileiro, Paulo Freire, enquanto referencial significativo aos dois campos, com ênfase às suas reformulações, nomeadamente a Museologia Social e a Sociopedagogia que, em diálogo, constroem o aporte necessário à discussão sobre memória e identidade, no reconhecimento da função social que compete às ações museológicas e educativas, pela promoção da justiça social e pelo desenvolvimento humano. Apresenta como objeto de estudo a experiência sociopedagógica por uma Educação diferenciada na comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, localizada no município de Salgueiro, estado de Pernambuco, nordeste do Brasil. Traz ênfase à iniciativa da comunidade em registrar as suas histórias de vida como forma de reconstrução cultural e fortalecimento da identidade de resistência, em favor das suas lutas, primordialmente a reconquista e proteção do seu território. Como metodologia utilizou estudo de caso, orientado pelo método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa, complementado pela metodologia Histórias de Vida/Narrativas biográficas.
  • Item
    Corpo, tatuagem e poder : um projeto na Sociomuseologia
    (2017) Freitas, Sara Carolina dos Santos Veríssimo Silvestre de; Pinto, Manuel Serafim, orient.
    O que é uma pessoa enquanto individualidade? Até que ponto não está esse contexto não está viciado pelos diferentes poderes existentes naquele encadeamento? Estas inquietações surgem no âmbito deste estudo intitulado "As Marcas no Corpo e o Poder – Um Projeto na Sociomuseologia", resultante da interpretação de uma coleção de tatuagens em pele dos prisioneiros da Primeira República Portuguesa. Nesta medida, este acervo tem de ser analisado, tendo como horizonte de sentido um contexto muito específico, recorrendo a conceitos como Marca, Corpo e Poder, que são indissociáveis e fundamentais para entender o campo social da época onde estes símbolos emergem. Tendo sido estruturados estes três conceitos, outros dois novos irão surgir para fundamentar a análise em contexto desta coleção, a Ética e a Sociomuselogia. Numa segunda etapa, iremos analisar as marcas nos corpos dos prisioneiros da Primeira República Portuguesa, a comunicação social desse período e o modo como era feito o diálogo entre estas e o poder vigente.
  • Item
    Dos conventos ao economuseu: Patrício & Gouveia Lda. - Fábrica de Bordados
    (2015) Garrido, Georgina da Conceição Branco; Moutinho, Mário, orient.
    A proposta apresentada dá a conhecer a arte do bordado na Ilha da Madeira, atividade considerada importante para a sustentabilidade e fixação da grande maioria da população, essencialmente no meio rural e que teve, durante mais de um século, um importante papel no desenvolvimento económico, social e cultural da região e, por isso, faz parte da memória colectiva de um povo. Hoje, esta atividade atravessa uma fase difícil que compromete a sua continuidade. Assim, pretendemos que o presente trabalho constitua um projeto de reestruturação e revitalização de uma fábrica de bordados no Funchal, fundada em 1925, a “Patrício & Gouveia Sucrs. Ldª.”, considerada uma referência pela sua dimensão, singularidade e História, de forma a evitar o seu encerramento e posterior desmantelamento, e assegurando esse património para as gerações futuras. Este projeto fica enquadrado no campo da economuseologia como alavanca para o equilíbrio entre o desenvolvimento e a sustentabilidade de uma empresa e de uma atividade inseridas numa região que vive essencialmente do turismo. Nesta dissertação será ainda apresentada uma resenha histórica do Bordado da Madeira, desde a sua origem na região, até aos nossos dias, passando pelo processo de industrialização e fases que influenciaram a produção. Em suma, este trabalho resultou de um conjunto de olhares, aos quais se juntou a experiência de quem trabalha e gere esta casa e esta atividade.
  • Item
    O museu como vetor da inclusão cultural
    (2010) Gomes, Maria de Fátima Figueiredo Faria; Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da, orient.
    Esta dissertação se propõe a uma reflexão de como o museu e o patrimônio que tem sob sua guarda podem atuar como vetores da inclusão cultural, entendendo a cultura como ponto de união, como forma de encantamento e de reforço dos valores do indivíduo e sua identidade. Para tanto, faz-se necessário um estudo sobre termos como cultura, patrimônio e preservação, que foram evoluindo e sendo incorporados na vida das pessoas no decorrer do século XX no Brasil e em outros países. Refletindo sobre o papel dos museus e as mudanças necessárias, que estes precisaram introduzir, para se adequar às novas exigências de uma sociedade cada vez mais consciente de seu papel e da importância de sua participação na vida cultural do país, bem como, sobre a ação de intelectuais na formação do conceito de identidade cultural e ação de governos na elaboração das políticas públicas voltadas para a cultura e a importância do Estado como condutor e regulador dessas políticas. Como estudo de caso, realizamos a análise do Programa Singular Plural, programa de acessibilidade para públicos com necessidades especiais, implantado no Museu Afro Brasil, situado no Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo.
  • Item
    Arte em vitrais: a salvaguarda, a extroversão e a sociomuseologia
    (2011) Michelotti, Denise Serra; Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da, orient.
    O presente estudo tem por objetivo analisar como uma cadeia operatória museológica se aplicaria na musealização de objetos realizados em vitral, e também, como seria essa cadeia operatória se concebida de acordo com os conceitos da sociomuseologia. O estudo parte da observação da necessidade premente de um processo de sistematização preservacional aplicado à salvaguarda de vitrais. Fatores como o desconhecimento do trato a esse tipo de acervo, ou até um equivoco de julgamento frente à sua indiscutível função como coadjuvante arquitetônico, provavelmente foram decisivos para que, historicamente, muito poucas iniciativas tenham sido implementadas para a salvaguarda de vitrais em solos brasileiros. Ao longo dos capítulos deste estudo, são apresentados os principais conceitos da sociomuseologia, desde os seus primeiros documentos até sua aplicação às principais etapas da cadeia operatória de um museu – Documentação, Conservação, Exposição e Ação Educativa –, complementando-se, por fim, com a hipótese da sua atuação na musealização de vitrais. Pelo estudo, é possível constatar que o potencial dos resultados alcançados a partir do tratamento sociomuseológico a vitrais é muito grande, extremamente significativo e muito necessário. É possível, também, constatar que as possibilidades de integração e parceria com a comunidade que os processos sociomuseológicos proporcionariam, são o passo que falta para os museus atuarem como verdadeiros agentes de desenvolvimento e conscientização social.
  • Item
    Património, Identidade e Memória: Proposta para a criação do Museu do Território de Alcanena
    (2007) Café, Daniel Calado; Primo, Judite Santos, orient.
    O presente estudo pretende propor a criação de um museu do território para o concelho de Alcanena baseado na necessidade de proceder à identificação, estudo e salvaguarda do património local colocando-o ao serviço das comunidades e do seu desenvolvimento sustentado. Tratando-se de um estudo de caso, irá nortear-se pelos princípios e pelas noções da nova museologia bem como na compreensão e entendimento da noção de ecomuseologia, trabalhando os seguintes aspectos: · As noções de património, identidade e memória, sua contextualização e a forma como as instituições museológicas fazem a sua apropriação; . O estudo da museologia no Século XX, baseada nas teorias museológicas contemporâneas da nova museologia, focando a importância que a defesa e salvaguarda do património detém na promoção de novos modelos de desenvolvimento a nível local, tendo como suporte a legislação nacional e internacional específica na área; · A importância que a promoção e implementação de um museu do território descentralizado e polinucleado no concelho de Alcanena poderá assumir no contexto da salvaguarda patrimonial e do desenvolvimento sustentado local; · Uma proposta concreta para a criação do Museu do Território do Concelho de Alcanena com vista à implementação do turismo sustentável visando o desenvolvimento económico e social das populações. O estudo realçará a importância das autarquias locais em todo o processo de salvaguarda patrimonial e desenvolvimento sustentável baseado no seu conjunto patrimonial.
  • Item
    Museu de Arte Popular: Memórias de Poder
    (2008-07) Pereira, Luís Filipe Raposo; Primo, Judite Santos, orient.
    Tendo como pano de fundo o Museu de Arte Popular, o presente trabalho procura compreender a decisão política que determinou o seu encerramento em 2008, enquadrando-a no período histórico vivido pela sociedade portuguesa desde o ano de 1948, data em que foi inaugurado, até aos nossos dias. É traçado o registo biográfico do Museu, assim como a matriz institucional que a ele preside, pretendendo-se, com o auxílio de informação produzida em várias áreas científicas complementares da museologia e presente em fontes documentais de arquivo, estabelecer uma descrição dos seus principais aspectos caracterizantes – onde se inclui a descrição do percurso institucional, do espaço expositivo, acervo, – bem como das relações funcionais verificadas entre o Museu e as diferentes tutelas dos períodos do Estado Novo e da Democracia.