Mestrado em Produção e Criação em Artes Tecnológicas

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 2 de 2
  • Item
    GIM : Guia Móvel para Informação em museus e instituições afins
    (2013) Amaral, Joana Maria dos Santos; Giannetti, Claudia, orient.
    A tecnologia móvel actual permite uma melhoria significativa da forma como a informação pode ser facultada. A evolução tecnológica dos diferentes aparelhos de comunicação e informação móveis permite cada vez mais espaço para armazenamento de dados, a introdução de diferentes formatos e vários tipos de comunicação (wireless, Infravermelhos, Gps). Desta possibilidade de armazenamento e de introdução de vários conteúdos surge a necessidade de se criarem aplicações úteis ao dia-a-dia. Esta dissertação teórico-práctica propõe o desenvolvimento de um protótipo de aplicação para aparelhos móveis aplicado a obras presentes em espaços culturais, que possa ser consultado pelos seus visitantes dentro e fora desse espaço. Esta aplicação informática utiliza o software Flash Lite, que permite a integração de ficheiros audio, vídeo e texto. O sistema tem como objectivo o estabelecimento de uma ”ponte” entre o visitante e a obra-espaço cultural, através da disponibilização de informação sobre as obras expostas. Para além dos formatos áudio e vídeo, também é possível obter-se uma explicação em texto resumida ou detalhada, ou a biografia do artista, conforme o perfil de interesse do visitante. Este projecto foi desenvolvido de maneira a ser utilizado no telemóvel pessoal do expectador de exposições, facilitando a consulta e distribuição de informação, pois não requer que a entidade expositora tenha de adquirir hardware para as visitas guiadas. Para tal foi necessário produzir um protótipo totalmente funcional do projecto; pesquisar outros produtos semelhantes e a sua funcionalidade; perceber como se estabelece a comunicação entre o visitante e a entidade expositora e qual o panorama actual da utilização dos sistemas móveis como meio de informação.
  • Item
    Caixa de sonos
    (2012) Pessanha, Joana Araújo; Gouveia, Patrícia, orient.
    Esta dissertação aborda questões relativas aos conceitos de narrativa e de narrativa processual no contexto da experiência lúdica em espaços de configuração. Para este efeito, sugere-se um sistema, a caixa de sonos, que visa a implementação prática de uma narrativa visual processual enquanto terreno de experiência lúdica em meios tecnológicos. Este sistema procura tirar partido de diferentes media para proporcionar, de forma acessível, novos palcos e rituais performativos, através de narrativas visuais processuais customizáveis e partilháveis. Em concreto, a caixa de sonos, propõe um sistema jogável que possibilita, através da monitorização do comportamento do jogador ao longo da noite, compor interactivamente um retrato simbólico da noite do mesmo. O processo de composição é partilhado a partir de uma projecção direccionada para o tecto por cima da cama do jogador, quando este se encontra acordado; sendo possível que a interacção ocorra de forma activa ou passiva, dependendo do estado de vigia do jogador. Todas as experiências simbólicas, bem como a totalidade das linguagens gráficas (base de dados das composições processuais), são personalizáveis e passíveis de serem partilhadas através de uma plataforma comunitária na rede digital.