Campus Social : Revista Lusófona de Ciências Sociais nº 02 (2005)

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    Continuing and life-long education for Social Work
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Payne, Malcolm; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Pretende defender que a educação contínua e ao longo da vida para o Serviço Social deve levar em conta os caminhos e as perspectivas que ultrapassam a arena da profissão do assistente social, e essa educação deve dialogar com os avanços nas vidas e nos trabalhos profissionais. Os assistentes sociais podem desta maneira moverem-se entre a prática, a gestão, a política profissional e a educação. Desde a experiência pré-qualificadora até à reforma, a avaliação e a supervisão podem ajudar a desenvolver caminhos profissionais e planos de educação relevantes. O exemplo deste processo de educação contínua multiprofissional em St. Christopher’s Hospice London pode ajudar a compreender como as pessoas podem desenvolver-se como pessoas e nos seus projectos profissionais.
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    Apresentação do Dossier
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Ferreira, Aida; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
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    Service Provision for visually disabled adults by Social Service Departments in Portugal and England: a Comparative Perspective
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Canhão, Ana Margarida; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo apresenta os principais resultados de um estudo de casos realizado sobre a prestação de serviços para adultos com deficiência visual pelos departamentos de acção social das autarquias em Portugal e Inglaterra. Emergiu da pesquisa que existem diferenças significativas nos serviços prestados aos adultos com deficiência visual tendo em conta que os departamentos de acção social daqueles dois países estão estruturados diferentemente e existem dentro de uma estrutura económica, social, cultural e política diferente. No entanto, podemos concluir que em Inglaterra a oferta de bens e serviços pelas instâncias municipais é mais abrangente, especializada e tem uma longa história de existência. Pelo contrário em Portugal o Estado-Providência tem uma história recente, e às autarquias é atribuído um papel suplementar no que diz respeito à prestação de serviços para pessoas com deficiência visual.
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    Pina Manique e o iluminismo filantrópico em Portugal
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Norton, José; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Pina Manique is mostly known through the unfair image left by XIX century’s historians of a somber and coarsely reactionary civil servant. Nevertheless, if we take a glance at his life (1733-1805), free of passion and political prejudices, we may find the other side of the harsh and implacable Queen’s (Maria I) Police Inspector: a creative visionary, an innovator in pedagogy, an open mind to social problems. Those personal qualities led him to remarkable achievements in the social security area. The foundation of Casa Pia, child care institute that survived until the present days, is its most visible heritage. At the same time he was a conservative in political terms, and he used his iron arm at the service of both the Throne and the Altar. We must not forget that he shared with the marquis of Pombal the views of the, “enlightened despotism”; their mind was open to modernism but they still believed and defended the absolutist rule of the monarch.
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    Social Work in the Portuguese empire
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Pearson, Michael; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Muitos historiadores, particularmente estrangeiros, que vêem Portugal “de fora”, têm-se mostrado críticos do mau desempenho do império colonial português. A intolerância religiosa, uso excessivo de força para conseguir o monopólio de especiarias, são alguns aspectos que mereceram críticas mais duras [Devo admitir que fui eu um destes críticos!] mas quase sempre bem fundamentadas e difíceis de rejeitar. Mas é preciso admitir que a história colonial portuguesa é também feita de elementos positivos e menos violentos. Os portugueses devem ser considerados pioneiros de assistência social através das suas políticas inovadoras que providenciaram cuidados para os doentes e desgraçados, embora estas políticas não abrangessem os sujeitos não-Cristãos do império.
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    A acção do Serviço Social em contexto de Globalização: Limites e (ou) Desafios
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Ferreira, Aida; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    In her orientation paper presented at an International Seminar organized by the Department of Social Work headed by the author, Aida Ferreira seeks to draw attention to the intrerventionist role of Social Work in the contemporary societies and to the impact of globalization upon the Social Work. The Social Work is defined in its varied dimensions and the problem is formulated in terms of the limitations and / or challenges faced by Social Work at local levels in the context of the policy decisions that come from beyond the individual nation-states.
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    Social exclusion: practice and fear of exile (degredo) in Portuguese history
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Coates, Timothy; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Vejo a sociedade portuguesa como sendo naturalmente inclusiva. Quero dizer que esta parece ser uma tendência mais forte do que, por exemplo, no meu país, nos Estados Unidos da América. Isto poderá explicar porque o degredo era eficaz e era muito temido. Dá para entender também os longos períodos de degredo em substituição de pena capital em Portugal. Segundo as estimativas do autor, pelo menos 50,000 portugueses foram deslocados para dentro e fora de Portugal continental entre 1550-1755. O número era muito significativo na segunda metade do século XVIII. O número dos degredados foi ainda maior no século XIX.
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    Social Work futures : crossing boundaries, transforming practice [de Roberts Adams, Lena Domineli e Payne Malcolm]
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Canhão, Ana Margarida; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
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    Concurrent Planning in the U.K.
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Grey, Gill; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O Planeamento Concomitante teve a sua origem no Reino Unido. É um método radical de intervenção social, baseado na Teoria de Afecto (Attachment Theory). O Planeamento Concomitante procura garantir que as crianças vulneráveis nas casas de acolhimento do Estado sejam adoptadas mais rapidamente possível. As crianças são acolhidas no âmbito deste Planeamento durante o período em que está em curso a avaliação da capacidade acolhedora dos pais adoptivos. As crianças sem condições de retorno para as suas famílias são desta forma legalmente adoptadas pelos pais adoptivos com quem as crianças já conseguiram desenvolver laços afectivos.
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    As Misericórdias de Lisboa a Manila: Muito poder e alguma caridade
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Sousa, Ivo Carneiro de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Despite many instructions of the charitable institutions named as “Holy Houses of Mercy” , most of them, scattered between Lisbon and Manila mentioned specific social and material needs of the prisoners and poor Christians, the “ashamed” poor, the orphan girls and the widows, in reality they played an important role in the marriage market, a very important activity for reproducing resources for colonial control till the nineteenth century. The author analyses this feature with the help of the “gift” theory of Marcel Mauss, to show that even the charity roles served for colonial discrimination y favouring some privileged sections of the colonial populations. What was given out as charity was recovered as religious, political and social conversions.
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    Trabajo social : perspectivas contemporâneas [de I. K. Healy]
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Carvalho, Maria Irene de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
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    Os marginais no Portugal medievo. Comportamentos anti-sociais perante as normas de hospitalidade
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Moreno, Humberto Baquero; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    The study of the lodgings in Medieval Portugal is intimately related to the problem of the right of the privileged classes to have residential facilities at the cost of the less favoured social groups who became victims of the abuses of those who moved around the country performing public service. There were constant complaints presented to the royal court, but despite apparent solutions, no significant change was felt. Abuses of privacy of families and persons, disrespect towards women and children, continued to be a stark reality of social marginalization in the Portuguese medieval society.
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    Também são meus irmãos
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Andrade, Maria Raquel Limão de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Aristides de Sousa Mendes, the Portuguese Consul in Bordeaux proved to be in 1940 an apostle of globalization in a good meaning of that reality, anticipating by some decades the needs that we are feeling today. He did so to the extent in which he made it possible for a very sizable number of people to ensure their right for life, personal dignity, brotherhood, liberty and equality, by going against the prevailing State criteria for determining equality and justice. Aristides globalized the public service, solidarity, and the universal and perennial values which dignifiy humanity and its spiritual heritage. In the long run his deeds will remain linked with the events that were unique.
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    The Challenges of Globalisation and Harmonisation for European Social Work
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Dominelli, Lena; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A globalização tem provocado alterações importantes na educação e na prática de Serviço Social. Estas têm a ver com a privatização, dependência do mercado, e a “nova gestão”. Estes factores determinam a resposta dos assistentes sociais aos clientes e a maneira como são tratados como empregados. Os formadores de Serviço Social devem integrar nos seus currículos os elementos associados com a globalização, os conhecimentos e as competências necessárias para a prática em contextos diversificados, e a potenciação (empowerment) dos clientes. É um desafio que está aberto para os planeadores da formação em Serviço Social. A União Europeia tem todo interesse em avançar com uma globalização inclusiva, solidariedade social e justiça social através de Serviço Social relevante. Existem todavia muitos obstáculos que precisam de ser previstos, contornados e ultrapassados.
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    Current issues in Social Work Theory
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Payne, Malcolm; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    São aqui analisados os discursos sobre as tendências gerais na teoria de Serviço Social. Estes discursos sobre o papel do Serviço Social são tratados no contexto da sociedade, bem como do cliente -assistente sócial -agência. A teoria da prática representa um discurso entre as perspectivas de Serviço Social nos seus aspectos transformacionais, terapêuticos e de ordem social. São também abordadas as suas várias combinações e interacções em todo o tipo de prática e organização de Serviço Social. O discurso sobre a eficácia baseia¬se em estudos comprovados da construção social, potenciação (empowerment), e realismo crítico ainda polémico. A prática reflectiva e crítica constitui os modelos actuais que interligam a teoria e a prática.