CICANT - Artigos de Revistas Nacionais com Arbitragem Científica
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Item Respostas do ensino superior Português à pandemia de COVID-19 : o caso da Universidade Lusófona(Instituto Superior de Educação e Ciências, 2020) Damásio, Manuel; Mata, Luis Reis; Ferreira, Paulo; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO presente artigo apresenta o estudo de caso da resposta da Universidade Lusófona em Lisboa à pandemia de COVID-19. O artigo enquadra essa resposta como um processo multidimensional que classificamos como original na forma como articulou diferentes dimensões em ordem a garantir o sucesso do processo de adoção de uma inovação no ensino superior como resposta à situação de crise despoletada pela pandemia. São quatro as dimensões descritas e analisadas: institucional; tecnológica; ensino/ aprendizagem e gestão de marca. O principal achado que o estudo de caso ilustra é a relevância que o recurso a um processo de gestão integrada de marca e o envolvimento de todos os stakeholders tiveram na resposta bem-sucedida à crise. Partindo de um enquadramento característico da teoria de gestão de crises, veremos como a originalidade do caso reside na forma como a instituição conseguiu articular de forma integrada todas estas dimensões, assim garantido o que classificamos como uma resposta "em mosaico" à crise. O estudo de caso obedece a uma estrutura cronológica de descrição dos principais eventos que ocorreram ao longo da crise, descrevendo como em cada momento, e para cada uma das dimensões em análise, a instituição foi definindo as suas políticas e ações em ordem à mitigação e eventual resolução da crise.Item Immersion and expanded spectatorships : notes on a reinvented field(Association of Moving Image Researchers (AIM), 2023-01-27) Flores, Victor; Martins, Susana S.; CICANT - Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New TechnologiesThe special section “Immersion and expanded spectatorships” discusses how moving images have been intensely reinvented in recent virtual environments, promoting renewed forms of viewing that change and broaden the spectator’s experience. Engaging with the fact that the history of immersive media is often difficult to reconstruct and categorize clearly, the four essays here gathered reflect precisely such plurality of research lines. Simultaneously, they further demonstrate how this field has for long been shaped — and continues to be so — in a hybrid manner, through fruitful dialogues and mutual contamination.