Novos desafios educativos : (re)significar o processo de ensino-aprendizagem no caminho para uma cidadania global

Miniatura indisponível

Data

2021-11

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Universitat Politécnica de Valência, Valencia

Resumo

Motivar o(a)s estudantes e/ou investigadores(as) para a aprendizagem e prepará-los para lidar com a complexidade e as incertezas deste mundo em rápida e constante mudança, parece ser o maior desafio com que professores(as) e educadores(as) se deparam atualmente. Os desafios que a sociedade nos coloca trazem à Escola e aos docentes uma oportunidade de redefinir o seu papel e as suas formas de atuação. Em plena era de informação, com acesso acrescido a tecnologias de informação e perante desafios tecnológicos enormes, a capacidade para aprender e dar sentido às experiências e formas de conhecimento requer também inovação na educação e o (re)significar o ato de ensinar, em si mesmo. Perante o papel de um desafiador de aprendizagens, o(a) docente recorre agora a diferentes abordagens metodológicas para permitir a expressão das diferentes visões, perceções, saberes, convicções e formas de expressão dos(as) seus(suas) estudantes. O trabalho de desenvolvimento de competências socio-emocionais, designadas frequentemente por soft skills até há pouco tempo desvalorizado, é agora, reconhecido como uma mais-valia neste papel que a escola enfrenta de promover o desenvolvimento integral dos estudantes nas várias dimensões: cognitiva, ética, cívica, social e emocional. Aspetos como a capacidade de ouvir o(a) outro(a), de promover o diálogo, de gerir emoções e melhor definir compromissos em situações de conflito, são exemplos de competências essenciais que o(s) processo(s) de ensino-aprendizagem não devem ignorar. Este trabalho ilustra práticas usadas, reflete sobre a sua importância, sistematiza-as e partilha-as como um conjunto de técnicas participativas que se têm mostrado vantajosas na construção de conhecimento em contextos de educação formal, informalizando-a. Keywords: Aprendizagem Ativa; Técnicas Participativas; Soft Skills; Trabalho Colaborativo; Pensamento Crítico; Educação para a Cidadania Global

Descrição

INNODOCT 2021 Valencia, October 27th -November 1st 2021

Palavras-chave

EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM COOPERATIVA, DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS, EDUCAÇÃO GLOBAL, CIDADANIA, EDUCATION, LEARNING, COOPERATIVE LEARNING, SKILLS DEVELOPMENT, GLOBAL EDUCATION, CITIZENSHIP

Citação

9th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies, INNODOCT