Valor e propriedades das experiências interactivas

Miniatura indisponível

Data

2002

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Edições Universitárias Lusófona

Resumo

O termo «interactividade» surge profundamente associado às mais variadas formas de objectos digitais e é utilizado indiscriminadamente para descrever todo e qualquer tipo de experiência que envolva uma relação entre um utilizador e um sistema multimédia. Este artigo descreve as principais propriedades dessa relação, através da análise do posicionamento relativo de cada um dos intervenientes nessa relação e do seu contributo para a mesma. O nosso principal objectivo é extrair desta análise uma definição clara da propriedade «interactividade» e da importância que a mesma possui para a criação de uma experiência com sentido para o utilizador de um sistema multimédia.
The concept «interactivity» is deeply associated with all forms of digital objects and it has been often used to depict all and any kind of experience that involves one relation between a user and a multimedia system. This paper describes the main features of that relation, through the analysis of the different roles carried out by each one of the different participants in it and the contribution they make to the overall results of that relation. Our main objective is to extract from that analysis a clear defi - nition of the propriety «interactivity» and to establish the importance this one has to the crea tion of a meaningful relation between the user and a multimedia system.

Descrição

Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura

Palavras-chave

COMUNICAÇÃO, MULTIMÉDIA, MULTIMÉDIA INTERATIVA, EXPERIÊNCIA DO UTILIZADOR, COMMUNICATION, MULTIMEDIA, INTERACTIVE MULTIMEDIA, USER EXPERIENCE

Citação