Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental

Miniatura indisponível

Data

2014

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Edições Universitárias Lusófonas

Resumo

Neste artigo apresenta-se a evolução conceptual de deficiência mental ou défice cognitivo até recentemente, quando o conceito de dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) começou a ser utilizado em substituição daqueles, num acertar de passo com as reflexões produzidas sobre esta problemática, que evidenciaram a conotação negativa e pejorativa do termo deficiência. Na escola, o conceito que agora se pretende generalizar implica também uma mudança de paradigma no atendimento a crianças e jovens que apresentam tais dificuldades, uma vez que aponta para que o mesmo deixe de ser feito com base no grau de deficiência atribuído para passar a basear-se nos apoios efetivamente necessários.
This paper shows how the concept of mental deficiency or cognitive deficit has evolved until recent times, when it was replaced by the concept of intellectual and development difficulties as a result of reflections around this problem that underlined the negative or pejorative connotations of the deficiency term. At school, this new concept also implies a change of paradigm when educating children and youngsters with said difficulties, since it suggests that it must not be based on disability degree but, instead, on which support this population actually needs.
Cet article présente l’évolution conceptuelle de retard mental ou de déficience intellectuelle jusqu’à nos jours, quand le concept de difficultés intellectuelles et de développement, les a remplacés, dû au besoin de changer la connotation négative et péjorative de la notion de handicap. À l’école, ce concept implique aussi un changement de paradigme envers la formation des enfants et des élèves avec ces difficultés, qui ne doit pas être faite sur la base du degré d’invalidité attribuée, mais sur le support réellement nécessaire.
Este artículo presenta la evolución conceptual de retraso mental o discapacidades del desarrollo hasta hace poco, cuando el concepto de dificultad intelectual y de desarrollo comenzó a ser utilizado en lugar de un conjunto de pasos con los reflejos producidos en este tema, lo que demuestra connotación negativa y peyorativa del término discapacidad. En la escuela, el concepto de que se trata de generalizar también implica un cambio de paradigma en la atención de niños y jóvenes con este tipo de dificultades, ya que sugiere que deja de hacerse en función del grado de discapacidad asignado para pasar la base en realidad, es necesario apoyar.

Descrição

Revista Lusófona de Educação

Palavras-chave

EDUCAÇÃO, EDUCATION, DEFICIÊNCIA MENTAL, MENTAL IMPAIRMENT, DÉFICE COGNITIVO, COGNITIVE DEFICIT, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, LEARNING DISABILITIES, EDUCAÇÃO ESPECIAL, SPECIAL EDUCATION, NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS, BRASIL, BRAZIL

Citação