La difusión cultural y formación de públicos a través del póster
Miniatura indisponível
Ficheiros
Data
2018
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Edições Universitárias Lusófonas
Resumo
La comunicación digital hace que el póster, elemento comunicativo
clásico, vuelva a ser masivo. A partir de esto, diferentes organizaciones
culturales quieren cautivar y educar públicos en escenarios no
escolarizados. Este trabajo tiene en cuenta una técnica de análisis visual,
que contempla el acto de interpretación, el bagaje para la interpretación
y el principio correlativo de la interpretación. El corpus documental está
compuesto por pósteres de organizaciones culturales de la ciudad de
Popayán, Colombia. Se concluye que través de los pósteres se puede
evidenciar la existencia de una agenda cultural diversificada en la ciudad.
Esta agenda manifiesta posiciones discursivas e imaginarios culturales
múltiples.
Digital communication makes the poster, a classic communicative element, again massive. In this way, different cultural organizations want to captivate and educate the public in non-school settings. This work takes into account a technique of visual analysis, which contemplates the act of interpretation, the baggage of interpretation and the correlative principle of interpretation. The documentary corpus is composed of posters of cultural organizations of the city of Popayán, Colombia. It can be concluded that through the posters the existence of a diversified cultural agenda in the city can be evidenced. This agenda manifests multiple imaginary and discursive cultural positions.
A comunicação digital torna o cartaz, um elemento comunicativo clássico, novamente maciço. Deste modo, diferentes organizações culturais querem cativar e educar o público em cenários não escolarizados. Este trabalho leva em consideração uma técnica de análise visual, que contempla o ato de interpretação, a bagagem de interpretação e o princípio correlativo de interpretação. O corpus documental é composto por cartazes de organizações culturais da cidade de Popayán, Colômbia. Conclui-se que através dos cartazes pode-se evidenciar a existência de uma agenda cultural diversificada na cidade. Esta agenda manifesta múltiplas posições imaginárias e discursivas culturais.
Digital communication makes the poster, a classic communicative element, again massive. In this way, different cultural organizations want to captivate and educate the public in non-school settings. This work takes into account a technique of visual analysis, which contemplates the act of interpretation, the baggage of interpretation and the correlative principle of interpretation. The documentary corpus is composed of posters of cultural organizations of the city of Popayán, Colombia. It can be concluded that through the posters the existence of a diversified cultural agenda in the city can be evidenced. This agenda manifests multiple imaginary and discursive cultural positions.
A comunicação digital torna o cartaz, um elemento comunicativo clássico, novamente maciço. Deste modo, diferentes organizações culturais querem cativar e educar o público em cenários não escolarizados. Este trabalho leva em consideração uma técnica de análise visual, que contempla o ato de interpretação, a bagagem de interpretação e o princípio correlativo de interpretação. O corpus documental é composto por cartazes de organizações culturais da cidade de Popayán, Colômbia. Conclui-se que através dos cartazes pode-se evidenciar a existência de uma agenda cultural diversificada na cidade. Esta agenda manifesta múltiplas posições imaginárias e discursivas culturais.
Descrição
Revista Lusófona de Educação
Palavras-chave
EDUCAÇÃO, EDUCATION, DIFUSÃO CULTURAL, CULTURAL DIFFUSION, CARTAZES, POSTERS