Publicações científicas Universidade Lusófona

O Repositório Científico Lusófona é um serviço digital que congrega os trabalhos científicos produzidos na Universidade Lusófona, disponibilizando de forma pública e universal a produção científica da Universidade.

 

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  • Dissertações e Teses
  • A Universidade Lusófona é a maior Universidade privada em Portugal e é parte integrante do subsistema particular e cooperativo do ensino superior português.
  • A ULusófona - Centro Universitário do Porto é uma Instituição de Ensino Superior que assume a vocação de ensino, formação e investigação e que, simultaneamente, visa angariar um caráter próprio e diferenciador no respeita ao desenvolvimento científico, cultural, económico e social.

Entradas recentes

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Calidad de la escritura académica : comparación de los efectos de comentarios de pares de escritura y expertos
(University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Herrera Núñez, Yudi; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
Os comentários de revisão pelos pares podem tornar-se uma estratégia para influenciar a qualidade da escrita dos estudantes. Este estudo propõe identificar o grau de influência dos comentários de revisão de pares e escritores mais experientes na redacção do texto final. A metodologia adoptada dá conta do tipo de comentários de escritores pares e escritores mais experientes, segundo a taxonomia de revisão de Faigley e Witte (1981), e a análise temática sobre o tipo de comentários de revisão e escrita reflexiva. A amostra consistiu em 50 textos finais, dois esboços, e as reflexões escritas de 50 estudantes do curso de Comunicação Académica de uma universidade pública chilena. Entre as principais conclusões podemos salientar que tanto a recepção como a elaboração de comentários têm um impacto na melhoria da qualidade da escrita e geram atitudes mais positivas em relação à escrita. Em geral, os estudantes especializados produzem comentários mais profundos, sendo embora menos elogiosos, e pela sua participação em actividades de revisão, os estudantes tomam consciência do seu próprio processo (referência, estruturação de parágrafos, adição de informação, paráfrases e síntese), como também na adopção de estratégias de escrita, oferecendo comentários formativos aos seus pares.
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«#MeToo, és tu?» : incertezas ativistas ontológicas por entre tensões e re-mobilizações portuguesas contra a violência de género no Twitter
(CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, 2025) Cardoso, Daniel; PEREIRA, ANA SOFIA TORRES; Delgado, Carla Maria Gomes; Cerqueira, Carla; Taborda, Célia; Rodrigues, Juliana; Simões, José Alberto; Campos, Ricardo; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias; Centro Universitário Lusófona - Porto; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
The #MeToo movement started on Twitter in 2006, aiming to give visibility to shared narratives of victims of gender-based violence, highlighting its systemic nature. In this sense, technical accessibility to the networked communication platform was an advantage for the dissemination of stories related to the sphere of intimacy, and made it possible to mobilize a specific audience with the ability to occupy technological, social, and discursive space in a highly contested area. This chapter is based on the collection of tweets made until the end of 2022 (inclusive) that contain the hashtag #MeToo, or #EuTambém (Portuguese for "MeToo"), and the word "Portugal" or that were published in Portugal. The aim is to conduct the first complete analysis of the history of this hashtag in Portugal, and to understand how the 'Portuguese-ness' of the use of #MeToo manifests itself. Based on the analysis of the content of the tweets and the network of social actors and reach (through replies, reactions, and shares), we show that: 1) the ontological status of a Portuguese #MeToo, or its mere possibility, is in constant contestation and reaffirmation; 2) corporate media still have a predominant role in pre-defining discursive frameworks on Twitter, creating responsive rather than proactive mobilizations; 3) the discursive performance associated with #MeToo is sometimes accompanied by a non-use of the hashtag, denoting a rejection but not a refusal to participate in the debate.
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Videojogo e o jogo psicomotor na aprendizagem da Matemática em crianças com Necessidades Educativas Específicas
(2024) Pradiante, Vera Lúcia da Conceição; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Damásio, Manuel
O Presente trabalho de investigação explora o potencial da aprendizagem baseada em jogos. Foi criada uma intervenção em contexto escolar, com alunos com Perturbação do Espetro Autista (PEA) e/ou Discalculia no Ensino Básico em Portugal – 5 escolas. O método misto foi utilizado. Realizaram-se 12 sessões - uma vez por semana/45 minutos – com dois momentos distintos: 1º momento: utilização do jogo digital “Planeta perigo: Uma aventura espacial!” - jogo educativo que visa a aprendizagem das primeiras competências matemáticas, criado num contexto de investigação [PTDC/COM-CSS/32022/2017]; 2º momento: realização do jogo psicomotor - com transposição do jogo digital para jogo motor. Este projeto visa o desenvolvimento: da aquisição das primeiras matemáticas, das competências relacionais/sociais e da psicomotricidade global. A amostra é de 19 participantes: 12 meninos, 9 com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e 3 com Discalculia; 7 meninas, 2 com PEA e 5 com Discalculia, com média de idade M = 8,52 e DP=1,98. A partir dos resultados: 84% têm computador, 15,80% jogam no computador; 73,70% têm Tablet e 68,40% jogam no Tablet; 26,3% têm telemóveis e 47,40% jogam no telemóvel. Os jogos mais jogados pelos alunos são: GRID (60,00%) no computador, jogam Human Body (46,20%) no Tablet e Minecraft (55,60%) no telemóvel. Da amostra não existiram diferenças ao nível do perfil psicomotor. As verbalizações registadas face à experiência de jogo psicomotor foram 102. No jogo psicomotor: conseguiram realizar a transposição do jogo digital para jogo psicomotor 76,70% da amostra. Foram obtidas 165 verbalizações na experiência do videojogo. Dos resultados Baseline/Endline: dos 19 alunos da amostra, doze (12) estiveram mais envolvidos no Jogo Psicomotor e sete (7) estiveram com maior fluxo no digital; Catorze (14) alunos apresentaram melhorias ao nível da comunicação e interação social; Onze (11) alunos apresentaram melhorias, ao nível da linguagem expressiva; Catorze (14) alunos apresentaram melhorias, ao nível da linguagem expressiva. Dos resultados da avaliação Baseline/Endline das Competências Matemáticas (CM), concluiu-se que: 14 alunos melhoraram as suas CM, 5 alunos, mantiveram os resultados. Ao nível dos Padrões comportamentais apenas 2 alunos apresentaram comportamento atípico. Dos 19 alunos da amostra, doze (12) estiveram mais envolvidos no Jogo Psicomotor e sete (7) estiveram com maior fluxo no digital. PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem baseada em jogos; Educação Especial; Crianças; Perturbação do Espetro do Autismo (PEA); Discalculia.
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Minuto da literacia : proposta de um programa de educação para os media em Portugal
(2025) Coelho, Sofia Castro; FCAATI - Faculty of Communication, Architecture, Arts and IT; Rodrigues, Vanessa Regina Ribeiro
Na sociedade atual o consumo diário de informações online tornou-se uma prática comum entre os cidadãos portugueses. Embora a internet tenha proporcionado inúmeras vantagens, também trouxe consigo desvantagens significativas, como a desinformação e as desordens informativas associadas. Por este motivo, torna-se necessário reforçar a literacia dos media. Este problema afeta cidadãos de todas as faixas etárias, que desempenham o papel de consumidores e produtores de informações em contexto digital. Urge refletir sobre as implicações das suas interações nesse contexto. Apesar da existência de diversos projetos direcionados para esta temática, as soluções existentes continuam aquém das reais necessidades, conforme reconhecido pelos próprios cidadãos. Assim, coloca-se a seguinte questão de investigação: “Que tipo de modelo/proposta de programa de literacia para os media poderá ser mais eficaz para educar os cidadãos?”. Com o objetivo de responder à pergunta de investigação, recorreu-se a uma metodologia mista. Primeiramente, foi aplicado um questionário geral sobre a temática em análise (N=101). Posteriormente, um segundo questionário forneceu orientações para a elaboração da proposta intitulada “Minutos da Literacia” (N=101). Foram ainda realizadas sete entrevistas a profissionais que desempenham funções nos meios de comunicação social. A proposta foi concebida para ser implementada em diferentes plataformas, incluindo jornais, rádio, televisão e meios digitais nativos. O seu desenvolvimento baseia-se nas principais recomendações dos participantes do estudo, considerando aspetos como o formato preferido, os meios de comunicação social mais utilizados, a duração ideal, as cores representativas e os temas prioritários a serem abordados. Palavras-chave: Literacia dos media; Projetos de intervenção de literacia dos media; Competências digitais; Cidadania responsável; Meios de Comunicação Social
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Desinformação e polarização política : um estudo sobre as perceções e impacto da desinformação com os Estudantes da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto
(2025) Silva, Nuno Miguel Cruz; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Oliveira, Ana Filipa Pereira
As informações manipuladas assumem, na atualidade, particular relevância. A sua livre circulação através dos dispositivos eletrónicos, sem a presença de mecanismos eficazes de filtragem ou bloqueio, faz com que se confundam, frequentemente, com notícias legítimas, e que se propaguem de forma mais célere do que aquelas divulgadas por fontes fidedignas. Quando instrumentalizada por decisores políticos, a desinformação procura confundir os cidadãos, promovendo a dúvida e a desconfiança em torno das instituições, o que pode colocar em risco a própria estrutura democrática, ao fomentar a polarização política. O presente estudo tem como objeto de análise a relação dos estudantes universitários, especificamente dos alunos da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto, com a desinformação, o impacto auto-percebido da desinformação na polarização política e as competências de literacia mediática e da informação auto-identificadas. Recorrendo a uma metodologia mista, que combinou a aplicação de questionários com a realização de grupos de foco com os estudantes, o estudo procurou recolher dados que permitissem compreender: 1) o contacto e partilha de desinformação e 2) a perceção sobre as competências necessárias para identificar e evitar a disseminação de informações manipuladas. A partir da análise das perceções dos estudantes sobre o impacto da desinformação nas suas experiências de cidadania, o estudo explorou a interligação entre o fenómeno da desinformação e os valores democráticos. Os resultados sugerem que a exposição dos estudantes do ensino superior às desordens informativas é elevada e frequente, com um impacto potencialmente significativo na polarização política. A investigação revelou que a desinformação, amplamente difundida através das redes sociais, pode prejudicar a capacidade crítica dos jovens, intensificando a segmentação política e promovendo a criação de bolhas informativas. Este fenómeno contribui para o aumento da desconfiança nos meios de comunicação tradicionais, constituindo uma ameaça à coesão social. Palavras-chave: desinformação, democracia, fake news, ensino superior, populismo.