Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia do 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
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Percorrer Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia do 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário por autor "Richau, João, orient."
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Item Aprendizagem ativa nas ciências naturais : fundamentação e proposta de atividades(2013) Machado, Maria Carolina Oliveira; Richau, João, orient.A constatação da deficiente literacia científica da maioria dos nossos alunos e da dificuldade que eles têm em contextualizar no mundo real o que aprendem nas aulas, levou à elaboração do presente trabalho, em que se destaca a importância de uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, e da utilização do método indutivo em sala de aula. Desse modo, aconselha-se a utilização de situações reais e concretas, numa perspetiva CTSA (Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente), para se ensinarem conceitos e teorias científicas (Ciência Pura) e não o contrário, como acontece a maior parte das vezes. Esta defesa de uma aprendizagem ativa foi fundamentada nos conceitos de aprendizagem significativa de Ausubel, de construtivismo de Novak e de socioconstrutivismo de Vygotsky. Sugerem-se algumas estratégias de aprendizagem ativa que podem ser aplicadas em qualquer disciplina, algumas mais simples, outras mais complexas, de modo a que possam ser utilizadas tanto no Ensino Básico como no Ensino Secundário. Partindo de um estudo prévio dos currículos das disciplinas de Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico e de Biologia e/ou Geologia do Ensino Secundário, e, constatando a pertinência do tema globalizante escolhido, «O Homem como Agente de Mudança Ambiental», relativamente aos conteúdos programáticos neles incluídos, foram elaboradas algumas propostas de atividades, que podem ser exploradas de diversos modos, consoante o professor e o público-alvo a que elas se destinam. Essas atividades vão desde questionamento simples em sala de aula ou análise de artigos de jornais ou revistas até saídas de campo ou conceção e realização de atividade experimentais.Item A educação alimentar no Ensino Básico Português: o caso da Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel, de Estremoz(2013) Messenário, Vanda Maria Junqueira Lopes de Mira; Richau, João, orient.Analisou-se a realidade da Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz no respeitante à Educação Alimentar. Os conteúdos programáticos dos manuais adotados no 9.º ano de escolaridade foram confrontados com a legislação e, com destaque para a área curricular de Ciências Físico-Naturais, verificou-se cumprirem as orientações curriculares. Os conhecimentos teóricos dos alunos sobre alimentação foram avaliados e revelaram-se sólidos, a julgar pelos resultados dos questionários aplicados. Foi no domínio da prática da oferta alimentar facultada nos espaços de alimentação coletiva desta escola - refeitório, bufete e, particularmente, máquinas de venda automática - que se identificaram algumas insuficiências que não induzem a melhoria dos comportamentos alimentares dos alunos. Deste modo, apresentam-se no presente trabalho propostas de alteração de algumas dessas práticas, que possam reduzir a prevalência do excesso de peso e doenças crónicas associadas, entre os alunos desta escola, contribuindo para que a mesma possa vir a ser um espaço de excelência na promoção da Educação Alimentar.