Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar por autor "Caeiro, Alexandra Isabel da Silva Santana"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Práticas de liderança para uma escola inclusiva(2013) Caeiro, Alexandra Isabel da Silva Santana; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Pensar numa escola de todos e para todos é pensar e reconhecer a heterogeneidade dos alunos que a frequentam e responder a cada um deles segundo as suas necessidades. Assim, uma liderança forte é absolutamente vital para o desenvolvimento de ofertas educativas orientadas para a diversidade, incentivando todos os intervenientes a construir uma cultura de colaboração e reflexão. A escolha do problema a ser investigado, tendo como pergunta de partida, que práticas de liderança levar a cabo num projeto educativo para uma escola efetivamente inclusiva, surgiu da reflexão autobiográfica, das atuais funções da investigadora, enquanto elemento da Direção de uma escola, e da caracterização do agrupamento de escolas ao qual pertence. Com base na revisão de literatura, procurou-se clarificar e definir conceitos, aprofundar conhecimentos, de forma a reconhecer o que já foi feito, através de uma reflexão sobre o desenvolvimento do agrupamento em estudo, e propor ações/práticas de liderança a melhorar ou outras ainda não realizadas, com o objetivo que o mesmo seja efetivamente inclusivo.