Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar

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    Literatura africana e afro- brasileira : a construção da identidade dos estudantes negros
    (2017) Lima, Tânia Alves de; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    Esta investigação tem como questão de partida saber que uso os professores fazem acerca da literatura africana e afro-brasileira na construção da identidade dos estudantes negros da Rede Municipal de ensino da cidade do Recife. Assim sendo, as categorias eleitas nessa pesquisa centralizam-se nas políticas públicas, educação multicultural, identidade, literatura africana e afro-brasileira. A metodologia foi qualitativa privilegiando a abordagem teórico metodológica da Análise de Discurso (AD) na linha francesa (Orlandi,2005) . Esta investigação se justifica pela necessidade de viabilizar a inserção da temática no Ensino Fundamental, como demanda a Lei 10.639/03, que institui a inclusão da cultura e da história africanas e afro-brasileiras nesses níveis de ensino. Compreendemos que a investigação sobre temas que apontem a história e a cultura afro-brasileiras e africanas é de grande relevância para toda a sociedade brasileira, uma vez que essa é uma questão política e social que deve fazer parte do processo educativo, trabalhando a favor da formação democrática de cidadãos atuantes no centro de uma sociedade multicultural e pluriétnica. Os resultados apontam que os educadores no exercício de sua profissão sentem dificuldades perante certas situações de preconceito, alguns deles desconhecem a lei, embora que faça parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, outros apesar de conhecerem, demonstram dificuldades para trabalhar com a temática, pois afirmam haver necessidade de mais formação por parte da Secretaria de Educação.
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    Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil 
    (2018) Silva, Ednaldo Antonio da; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    O fenômeno da evasão escolar está presentes de forma determinantes na educação em todas as modalidades de ensino. Em resposta a reivindicação da população, o Governo Brasileiro, em conjunto com a sociedade civil e organizada, a partir de 2003 articulou esforços através de políticas públicas como Bolsa Família, PEADS, Mais Educação, Merenda, Transporte Escolar em garantia da permanência dos alunos nas escolas. O trabalho investigativo teve objetivo de analisar as características da evasão escolar, a partir da documentação em três escolas das Instituições que aderiram e/ou não a PEADS no Município de Lagoa do Itaenga/PE (2013). A coleta de dados foi realizada através da pesquisa documental e da entrevista semi-estruturada. Buscamos nos documentos de 12 escolas informações sobre a evasão escolar.
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    Histórias de vida de professoras do campo : a construção de identidade profissional docente
    (2017) Silva, Domênica Rodrigues dos Santos; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    Este trabalho teve como tema de investigação . Histórias de vida de professoras do campo - a construção de identidade profissional docente. Tendo como caminhos percorridos para identificação do problema a ser estudado os saberes que permeiam as trajetórias de vida pessoal e profissional de professoras do campo e as indagações que perpassam por suas qualificações e formações. Bem como, sua influência na construção da identidade coletiva, apresentando através de seus discursos, suas lembranças e os caminhos feitos para a conclusão do processo de construção das identidades pessoais e profissionais. No âmbito desse contexto os objetivos tiveram como elementos contemplados na pesquisa identificar o desenvolvimento da escola do campo e sua evolução em relação às políticas educacionais, mapear e analisar a cultura escolar presente no cotidiano da escola do campo e coletar histórias de vida de professoras do campo, para a construção da identidade profissional.
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    Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertão
    (2017) Souza, Rinete Emiliana Alves de; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    O presente trabalho “Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertão”, tem como foco analisar a interferência das políticas públicas no âmbito da prevenção e repressão da violência escolar, no ensino médio, em duas cidades de Pernambuco, uma no litoral e outra no sertão – Recife e Solidão respectivamente. Foram eleitas as categorias Políticas Públicas, e Escola, Violência Escolar e Cultura da Escola, no sentido de dar aporte teórico à pesquisa empírica. Ainda nesta esteira, analisa-se a definição e classificação dos tipos de violência, verificando se os conflitos são positivos, ruins ou negativos para a sociedade, e, ainda, esclarece, se é mito ou realidade o fenômeno do aumento da violência escolar, em decorrência da ausência da declaração tácita dos deveres das crianças e adolescentes inexistentes no corpo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O presente trabalho ainda pontua as Políticas Públicas existentes em nosso ordenamento jurídico, os aspectos envolvidos na Cultura Escolar e os responsáveis pelo dever de assegurar às crianças e aos adolescentes o acesso, a permanência, o sucesso do processo educacional (de maneira indiscriminada e universal), como também assegurar a implantação, execução e alcance dos objetivos dos Projetos Políticos Pedagógicos – PPP’s, da comunidade escolar.
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    A concepção dos professores frente à formação continuada para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no quotidiano escolar
    (2017) Nascimento, Soraia Barboza Botelho do; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    No processo de ensino, inclusive o profissional, a utilização dos recursos didáticos visa enriquecer a prática pedagógica docente convergindo para a melhor compreensão do conteúdo trabalhado no desenvolvimento da capacitação do discente. Desta forma, este estudo teve como objetivo geral analisar o uso que os docentes fazem das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) no cotidiano escolar e a relação do uso das NTICs com a formação continuada específica para o uso das NTICs. Trata-se de uma pesquisa realizada do tipo estudo de caso, descritiva com abordagem qualitativa através de entrevista semiestruturada com os docentes de uma Instituição de Ensino Superior em Pernambuco que atuam na formação de professores.
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    Variedade linguística : cultura da escola e prática pedagógica
    (2017) Ferreira, Marinalda dos Santos; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    Fundamentado na sociolinguística educacional este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar como a escola enfrenta a variedade linguística do seu público no ensino da língua portuguesa. Para realizar esta investigação a metodologia foi mista, qualitativa e quantitativa, através de questionários e entrevistas; os sujeitos foram professores e estudantes de uma escola da rede municipal de Garanhuns, no estado de Pernambuco. O suporte teórico elencou as categorias: Variedade Linguística, Cultura da Escola e Prática Pedagógica, destacando-se os autores Bortone Ricardo (2007), Bagno (1999,2002), Bakhtin (2009/2012), Bourdieu (1996, 2008), Burke (2010), Saussure (1989), Williams (1999,2011). A análise dos dados qualitativos voltou-se para a Análise de Discurso (AD), na linha francesa (Orlandi,2005). Os dados quantitativos foram analisados no SPSS (StatiscalPackt for the Social Science). Os resultados apontaram para uma prática pedagógica pautada em métodos tradicionais, centrada no ensino sistemático da língua de forma impositiva, desconsiderando as diferenças culturais e linguísticas dos alunos. Em relação aos professores, constatamos o conhecimento teórico, contudo, apesar do ensino de língua portuguesa implicar a pertinência da abordagem do tema variação linguística como conhecimento linguístico necessário ao aluno, esta ainda não se faz presente em sala e que a ênfase a este estudo poderia amenizar o preconceito linguístico, que corresponde ao julgamento depreciativo e desrespeitoso da fala do outro ou da própria fala, tornando-os competentes no uso das variedades de prestígio que constituem a língua portuguesa, assegurando uma efetiva educação linguística democrática. Acreditamos que este trabalho possa contribuir para o redimensionamento da prática no processo ensino aprendizagem, despertando novos olhares, no tocante a língua e seus aspectos sociais.
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    A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem
    (2017) Souza, Sandra Firmino de Oliveira Bastos; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    A Progressão Continuada é um sistema que não prevê a reprovação do aluno ao final da série ou ano letivo. A ideia é que os estudantes que não atingirem o nível de conhecimento desejado recebam acompanhamento contínuo dos professores, de preferência paralelamente às aulas normais, como recomenda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Esta pesquisa surgiu a partir da necessidade de compreender como o Regime de Progressão Continuada interfere no ambiente escolar e quais as concepções dos professores sobre a melhoria da qualidade do ensino. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar quais as concepções dos docentes numa escola da rede pública acerca do Regime de Progressão Continuada e as possíveis contradições da prática e da avaliação realizada pelos docentes. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa através de uma entrevista semi-estruturada com os professores do 1º ao 8º ano do ensino fundamental da rede pública de Pernambuco.
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    Educação profissionalizante e evasão escolar : um estudo sobre o programa Senac de Gratuidade - Recife
    (2017) Silva, Nélio Fernando da Fonsêca Aguiar e; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    O presente estudo tem seu desenvolvimento na abordagem do processo da evasão nos cursos profissionalizantes do Programa Senac de Gratuidade (PSG) do SENAC/Recife. A evasão na educação profissionalizante no país implica refletir sobre aspectos que interfere na trajetória pessoa, familiar, social dos estudantes brasileiros e especificamente na cidade do Recife. O objetivo desta pesquisa é saber quais os motivos que levam os alunos a desistirem dos seus cursos, mesmo eles sendo gratuitos e qual o papel da motivação no combate à evasão escolar dos alunos da educação profissional. Este estudo é de grande relevância, pois, o debate sobre este tema é fundamental para identificar as causas e assim uma possível solução através de estratégias, mostrando ao aluno a importância da educação profissional na sua vida.
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    Dança e ensino de educação física : as concepções da escola acerca da dança como conteúdo curricular
    (2017) Queiroz, Fabian de; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    O objetivo desta investigação foi analisar as concepções dos professores e gestores acerca da dança no conteudo curricular na disciplina de educação física no âmbito da cultura da escola. Para realizá-lo elegemos as categorias teóricas que deram suporte à pesquisa empírica: currículo, ensino de educação física e cultura da escola. Em ensino de educação física trabalhamos a temática da dança. A metodologia foi qualitativa e foram investigadas 2 escolas da rede estadual de Pernambuco, no município de Tuparetama. Os sujeitos foram dois gestores e dois professores das escolas. Os resultados apontam para a ausência ainda de uma visão critica e teórica no ensino de educação física, os conteúdos obrigatoriamente não seguem os PCNs, ficando muito a cargo das preferências dos professores da disciplina. Por conseguinte a dança que vem apontada pelos PCNs como uma prática que trás mudanças atitudinais e socialização, fica comprometida com a possível eleição ou não na unidade curricular.
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    Cultura escolar e cultura popular : jogos e brincadeiras no ensino fundamental I
    (2017) Sosa, Kátia Egito Hernández; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    Esta investigação tem como fio condutor estudar o lúdico na Educação Física, contextualizando em uma abordagem sociocultural, entendendo-se a brincadeira como uma construção cultural transmitida e/ou permitida em qualquer contexto social. Por isso é necessário o entendimento dos termos: brincadeira, brinquedo, cultura e lúdico. O objetivo geral voltou-se para analisar como a cultura escolar acolhe os jogos e brincadeiras populares nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I. O aporte teórico para essa investigação elegeu as categorias: Ensino de Educação Física, Cultura da Escola e Prática de Jogos e Brincadeiras Populares.O Locus da investigação foram 5 escolas da cidade de Arcoverde cerca de 256 Km da capital Recife.
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    A concepção da escola sobre o seu papel no desenvolvimento moral das crianças na educação infantil
    (2017) Pereira, Elizângela de Moraes; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    Este estudo tem como questão de partida saber quais as concepções dos professores e gestores acerca do papel da escola no desenvolvimento moral das crianças na Educação Infantil? As categorias teóricas eleitas foram ética, educação infantil e cultura da escola. A investigação teve o aporte teórico metodológico da abordagem qualitativa âmbito do estudo de Caso (Yin,2001). Os instrumentos de recolha de dados foram a entrevista semiestruturada e a observação. A observação foi um instrumento fundamental para que fosse possível entender as relações de sociabilidade no cotidiano da sala de aula, para além de identificarmos como os professores lidam com os valores morais no da a dia na prática pedagógica. As categorias eleitas, cultura da escola, ética e educação infantil deram o aporte teórico à pesquisa empírica. A investigação teve como sujeitos 1 gestora, 2 educadoras de apoio de 6 professoras, que representaram o universo dos sujeitos da escola. O locus foi uma escola situada em Arcoverde, sertão de Pernambuco, Brasil, que dista cerca de 300 km da capital, Recife. Os instrumentos para análise dos dados foi a Análise de Discurso (AD). Os resultados mostram que a escola vê a família como a que deve ter responsabilidades sobre a construção destes valores. A escola não consegue ainda apreender seu papel histórico na formação do cidadão e na desconstrução de habitus (Bourdieu,2008) trazidos pelas crianças da experiência familiar, para a construção de novos habitus que ajudam na construção do aluno cidadão.
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    Indisciplina escolar : contribuições da família e da gestão escolar
    (2017) Siqueira, Mônica de Souza Carvalho; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    A questão de partida desta investigação se volta para saber como a família e gestão escolar podem atuar de forma colaborativa para diminuir a indisciplina escolar? Investigar a temática da indisciplina na escola configura-se um grande desafio por que ultrapassa a esfera da instituição escolar, por se tratar de uma instituição que acolhe um público diversificado oriundo de culturas distintas. Essa população chega a escola com regras e condutas estabelecidas, com habitus (Bourdieu, 2008) distintos e o epaço escolar torna-se em campo de poder e disputa das culturas. No caso específico deste estudo, a cidade de Caraibeiras, sertão de Pernambuco, locus desta investigação, tem uma diversidade de culturas por se tratar de um pólo artesanal que recebe imigrantes durante todo o ano. As categorias teóricas eleitas para a análise da parte empírica foram indisciplina, família e gestão escolar no âmbito da cultura da escola.
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    O uso das TICS no processo educativo : exigência do desenvolvimento profissional docente
    (2017) Araújo, Cristina Maria de Souza; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    A abordagem do uso das tecnologias associada à formação continuada dos professores para uma prática pedagógica inovadora, dinâmica, significativa e qualitativa é fator constantemente pesquisado e discutido no campo institucional educativo devido a globalização e a difusão do conhecimento com as TICs, diante deste enfoque é preciso avançar a investigação quanto a utilização das TICs em sala de aula, a necessidade de formação continuada dos professores para a aplicação das mesmas na prática educativa. Nesse sentido, a presente pesquisa é o resultado final da dissertação apresentada a Escola Superior de Educação Almeida Garrett - ESEAG no curso de Mestrado em Ciências da Educação com ênfase em Administração Escolar. A preocupação central deste estudo foi investigar o uso que os professores do ensino fundamental II, fazem das TICs e a necessidade de formação continuada que revelam para sua aplicação na prática pedagógica no âmbito do ensino e aprendizagem das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências em uma escola pública da rede municipal, na Cidade de Tacaratu – PE. Desse modo, as categorias eleitas foram: TICs, formação docente e prática pedagógica. Ele foi realizado com 8 (oito) docentes e 169 estudantes dos anos finais do ensino fundamental, sendo aplicado os instrumentos da entrevista e do questionário para coleta de dados, assim realizamos o estudo teórico-medológico misto com a abordagem quali-quanti.Os resultados da investigação apontam vários fatores que estão diretamente relacionados com a prática pedagógica e a qualidade do ensino e aprendizagem. Diante do exposto concluí-se que mesmo estando na era digital a tecnologia não é uma ferramenta acessível a todos os estudantes e docentes aumentando a disparidade entre as pessoas incluídas digitalmente e os excluídos na era digital contribuindo para a reflexão dos desafios enfrentados pelos professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem.
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    Gestão escolar : construindo a cidadania
    (2017) Carvalho, Vera Lucia de Sousa; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    O fio condutor desta investigação é analisar as concepções dos pais, alunos e professores acerca da gestão democrática na construção da cidadania no espaço escolar. As categorias eleitas foram gestão democrática e cultura da escola. A inserção de Cultura da escola se volta para uma compreensão maior do cotidiano da escola e suas inferências sobre a escola como um todo. Os sujeitos foram: 3 da equipe gestora, 7 docentes, 270 alunos, 104 pais e um representante do Conselho Escolar. A metodologia foi qualitativa e os instrumentos de coleta foram a entrevista semi estruturada, questionário e análise documental. A pesquisa teve o aporte qualitativo e quantitativo e a análise dos dados se deu pelo SPSS para os dados quantitativos e a Análise de Discurso (AD) para os dados qualitativos. Os resultados apontam para um olhar dos alunos, pais e professores acerca da gestão e construção de cidadania que se volta para uma constatação que o Conselho Escolar e o PPP são instrumentos da escola que não têm uma participação relevante no meio da comunidade escolar. Em se tratando do Conselho ele representa a instância máxima que assegura a gestão democrática e a participação de toda a comunidade.
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    Cultura escolar : práticas de interdisciplinaridade na educação ambiental no ensino médio
    (2017) Almeida, Clemildo Mira de; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    A Educação Ambiental se configura como um processo pensado e repensado para a sociedade, principalmente na década de 70 do século XX, na qual os profissionais da educação constroem uma noção de conteúdos assimilados pelos estudantes, bem como saber seas metodologias de ensino adotadas estão surtindo efeito na aprendizagem e para a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. Há muito tempo, principalmente logo após a Constituição Federal de 1988 aqui no Brasil, os governos e o povo brasileiro vêm pensando em como colocar em prática metodologias eficazes para que o processo de desenvolvimento da EA seja eficientemente colocada não só na escola, mas na vida em sociedade. Ainda hoje, existem professores que acreditam e valorizam essas práticas, estimulando os seus alunos através da cultura da escola e da Interdisciplinaridade a colocar em prática ações de sustentabilidade para as atuais e para as futuras gerações. Visando a reflexão para a correção de erros e encaminhamento dos estudantes para a aquisição dos objetivos previstos. O presente estudo, pensado a partir da análise dos dados, resultado da pesquisa realizada, pode nos mostrar que essas ações transformam os alunos não só do ensino médio como os alunos do ensino fundamental e também o aluno universitário, logo analisa a concepção atual de que a cultura escolar influencia positivamente no desenvolvimento de ações modificadoras. Existem inúmeras técnicas didáticas que ajudam na reflexão e em práticas motivadoras e modificadoras da visão de que existe a natureza, a sociedade animal e a sociedade humana, sendo as mesmas dissociadas, mostrando que somos parte da natureza e não donos dela. Assim, com novas metodologias ou metodologias tradicionais eficientes, o trabalho dos professores que dialogam com a ação dos alunos, corrigindo possíveis erros e sugerindo novas maneiras para que os educandos motivados possam demonstrar todas as suas competências e habilidades.
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    O quotidiano da sala de aula: análise das concepções dos professores acerca da relevância dos saberes da formação continuada do munícipio de Paulista
    (2017) Nunes, Marilene Sampaio da Cruz; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    O presente estudo está voltado para as concepções dos professores, acerca da construção dos saberes nas formações continuadas e sua relevância no cotidiano na sala de aula. A formação continuada desenvolvida com aos professores do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental através Prefeitura Municipal do Paulista. Dentro de suas políticas públicas educacionais, coube à Secretaria de Educação a execução e a dinamização da formação com os professores que foram divididos em dois grupos. O primeiro, a formação dos professores do PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa), docentes do 1º ao 3º anos e a formação dos professores do 4º e 5º anos. Ainda foi dividido por turma de 30 (trinta) participantes de acordo com a turma dos seus alunos. Os formadores responsáveis pelas orientações dos estudos nas formações, eram os professores que compõe a equipe técnica do ensino da Secretaria de Educação. Eles receberam formação através UFPE. A pesquisa seguiu na abordagem quantitativa e qualitativa cujos procedimentos utilizados, foram observação, questionários e entrevistas. As categorias teóricas eleitas foram: Formação Continuada, Políticas Públicas; Prática Pedagógica e Saberes Docente. Nóvoa (1992); Tardif (2002); Imbernón (2010); Pimenta (1997 e 2002); Freire (1997 e 2000); Machado (2006) e Zabala (1998) entre outros deram o suporte teórico à esta investigação. A pesquisa foi conduzida com a aplicação do questionário a 120 professores sendo 90 (noventa) participantes das formações do PNAIC e 30 (trinta) professores de 4º e 5º anos da formação foi orientada pela Equipe Técnica de Ensino. Realizamos entrevista com 09 (nove) professores, sendo 05 (cinco) formadores, 02 (dois) gestores e 02 (dois) professores regentes (1º e 3º anos) participantes das formações. A análise dos dados quantitativos realizada por meio do programa SPSS, versão 18 e a análise dos dados qualitativos orientada pela análise de discurso (AD). A pesquisa aponta que entre as concepções dos professores acerca dos saberes recebidos na formação continuada, a demanda dos professores se volta também para a necessidade dos supervisores receberem estas formações. Para eles seria importante, que os supervisores fossem inseridos nas formações, assim, como os gestores, pois, haveria um elo entre a formação, a sala de aula e a escola, podendo, a gestão local, acompanhar os procedimentos metodológicos, possibilitando a participação social da escola na apropriação do conhecimento. Reflexões coletiva na prática pedagógica abriria espaço para novos questionamentos, criando ações que ajudassem os professores a partir das necessidades e dos desafios do cotidiano escolar.
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    Políticas públicas e gestão : PROGEPE - Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares de Pernambuco e o desafio do desenvolvimento de competências em gestão
    (2017) Neto, Luiz Gonzaga da Silva; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    Tratando-se do atual mundo moderno e suas dinâmicas, a necessidade de ferramentas de avaliação e controle, por parte das instituições públicas, demonstram um aumento considerável no tocante a eficiência e competitividade. Juntamente com esse aumento, surgem as demandas voltadas à questão social, fazendo com que a estratégia a ser utilizada seja a de Gestão de emprego de tais ferramentas, visando as melhorias e, antes de mais nada, a necessidade de uma Gestão eficaz em seus processos. Para tornar possível esse processo, é preciso que aconteça um acompanhamento, através de uma Gestão de rotina, pois existe o envolvimento de uma coordenação e uma execução, onde está, deve caminhar acompanhada dos objetivos, ora traçados, e dos resultados almejados de tais processos, priorizando, desta forma, uma Gestão de Inovação. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa, teve por objetivo investigar qual o papel da PROGEPE – Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares de Pernambuco, na formação continuada de gestores para as Escolas Estaduais do Estado de Pernambuco e, mais especificamente, como a PROGEPE viabilizada a compreensão, por parte dos formandos, inerente a dimensão da profissionalidade e da dimensão do profissionalismo, uma vez que, essas dimensões dizem respeito ao saber do gestor (Profissionalidade) e ao ser gestor (Profissionalismo), dimensões essas que devem imbricar-se na constituição profissional do gestor escolar. Como categorias teóricas eleitas foram: Políticas Públicas, Formação Continuada e Gestão Escolar. Utilizou-se a metodologia qualitativa e de entrevistas para a coleta de dados. Os resultados obtidos proporcionaram uma visão dinâmica das ferramentas do PROGEPE, sua importância e sua aplicabilidade, permitindo um maior poder de gestão e uma definição clara das atribuições e responsabilidades. Ao final, são apontadas as conclusões, dificuldades e limitações desta pesquisa e direções para realização de trabalhos futuros.
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    A mão dupla da política pública de educação e trabalho: estudo de caso - PROMINP
    (2016) Barbosa, Fábia Cristina Mendes; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    As políticas públicas de educação e trabalho no Brasil criaram programas que garantissem qualificação profissional, dentre eles está o Programa de Mobilização da Indústria Nacional Petróleo e Gás (Prominp), que surgiu com intuito de dispor de fornecedores competentes e mão de obra qualificada, garantindo que o mercado doméstico atenda ás demandas futuras. Nesse contexto esta investigação teve como objetivo analisar como os egressos do Prominp se inserem no mercado de trabalho no município do Cabo de Santo Agostinho, no estado de Pernambuco. Para esta análise buscou-se informações com os egressos da Escola Técnica Senai/Cabo do curso de soldagem, assim como foram entrevistados diretores e gerentes de empresas do Complexo Industrial Portuário de Suape e seu entorno. A metodologia teve o aporte quantitativo e qualitativo, com questionários para 100 egressos e entrevista para 5 gestores de empresas. A análise dos dados qualitativos se deu pelo programa SPSS e a análise qualitativa pelo aporte da Análise de Discurso (AD) na linha francesa, privilegiando os sentidos e as significações do discurso. Concluímos que os egressos do Prominp não são inseridos no mercado de trabalho através do programa, pois ao terminar o curso os/as alunos/as permanecem desempregados, mesmo a escola sendo bem conceituada e tendo metodologia diferenciada, não garante a inserção dos egressos no mundo do trabalho.
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    Projeto educativo: o teatro na performance pedagógica
    (2013) Ferreira, Teresa Alexandra de Azoia; Lopes, Maria Fernanda, orient.
    O presente estudo diz respeito a uma investigação-ação baseada na implementação de uma atividade de teatro na área curricular não disciplinar de área de projeto no ano letivo de 2010-2011, com uma turma do 9º ano de escolaridade. A ideia nasceu da crescente falta de motivação, empenho, autonomia e responsabilidade pelas tarefas escolares por parte dos alunos, a par da imensa baixa autoestima, intolerância, pouco respeito e pouca solidariedade pelos outros. A atividade realizada, para além de querer incentivar os alunos para a realização de atividades culturais, ausentes no quotidiano dos mesmos, pretendia, também, estimular o desempenho escolar dos alunos, potenciar o desenvolvimento pessoal e social dos mesmos e reduzir o absentismo escolar, indo de encontro ao preconizado no projeto educativo. Efetivamente, à medida que o projeto progredia, foi possível testemunhar uma gradual alteração de comportamentos, tornando-se notórias as manifestações de criatividade proporcionadas pela crescente valorização pessoal, desenvolvimento da autonomia e respeito pelo outro favorecendo a realização de um projeto comum. Através da análise de inquéritos, bem como outros documentos, este testemunho visa aferir se a conceção de projetos de teatro inserido no projeto educativo é importante e se, por isso, os alunos são estimulados e sensibilizados para a aquisição de determinadas competências contribuindo para o seu crescimento pessoal e social. Em primeira instância, saber se é possível entender o teatro como uma ferramenta pedagógica importante que pode ser fundamental para a promoção do sucesso do aluno na escola. O trabalho segue uma metodologia de estudo de caso considerando-se a análise de dados proveniente de diferentes fontes e instrumentos como a observação participante, registos de arquivo pessoal, os documentos produzidos pelos alunos, os questionários e os artefactos que testemunham a aplicabilidade deste tipo de projetos na escola. A revisão de literatura debruça-se sobre quatro aspetos basilares para a realização de projetos de teatro na escola e a sua importância ao nível do projeto educativo. Este trabalho pretende, assim, demonstrar como é relevante a conceção de projetos de teatro no âmbito do projeto educativo considerando que através desta prática é possível estimular e sensibilizar os alunos a dotarem-se de competências, contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e social e, consequentemente, o seu sucesso escolar.
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    A coordenação pedagógica no desenvolvimento profissional do educador de infância em contexto de creche
    (2014) Fialho, Ester Carminda Rodrigues da Silva; Lopes, Maria Fernanda, orient.
    Este projeto pretende perceber de que forma a coordenação pedagógica está implicada e pode ajudar ao desenvolvimento profissional do educador de infância em creche. Pela analise e estudo efetuados percebeu-se a importância do trabalho colaborativo, quais as condições necessárias e o papel da coordenadora pedagógica na sua implementação. Foi imperativo consciencializar as educadoras da importância das práticas colaborativas e reflexivas como fundamentais para o seu desenvolvimento profissional. Apostou-se numa investigação qualitativa abordada em três partes: primeiramente, pela técnica da entrevista, objetivou-se perceber a perceção e a realidade do papel da coordenadora pedagógica no que diz respeito a formação continua e ao desenvolvimento profissional das educadoras, tendo em conta todas as constrições prementes. Aferiu-se de que forma são promovidos os processos de formação e colaboração e qual a implicação e motivação da equipa na sua escolha. Posteriormente, procurou-se responder aos objetivos da investigação analisando as entrevistas, complementando-se com uma análise documental referente à regulamentação interna, funções e legislação, relativas ao papel da coordenação pedagógica no contexto de creche municipal. Foi feita uma abordagem sobre a Creche para de seguida se dar a conhecer o contexto concreto onde incidiu o estudo de caso e se poder perceber as suas particularidades e limitações. Seguidamente, tendo em conta o perfil do educador e o seu desenvolvimento profissional, referiu-se a importância, competências e relevância da ação da coordenadora pedagógica no incentivo à formação em contexto do educador de infância. Finalmente, foram propostas uma série de ações que pudessem dar resposta ao problema inicial.