Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar
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Item Pertinência e eficácia do projeto educativo na dinâmica da qualidade do ensino aprendizagem e na identidade do agrupamento(2012) Almeida, Célia Barão Guerreiro de; Lopes, Maria Fernanda, orient.O equacionar a dicotomia existente entre os pressupostos teóricos que fundamentam a razão da existência de um projeto educativo como documento que consagra a orientação educativa do agrupamento de escolas ou de escolas não agrupadas e a realidade, em contexto, onde por vezes, é percetível a comunidade não conhecer, identificar e se rever no projeto educativo, perdendo toda a sua função de documento de identidade participativa e operativa, remete para a necessidade de analisar e compreender a dinâmica do projeto educativo, importando perspetivar qual a pertinência e a eficácia do projeto educativo na dinâmica da qualidade do ensino aprendizagem e na identidade do agrupamento? O estudo empírico realizado em contexto permitiu identificar e fundamentar a problemática explicitada, enquanto o projeto de intervenção proposto pretendeu ser uma resposta a essa problemática e à dinâmica operativa do projeto educativo. A pertinência e a eficácia de um projeto educativo verificam-se quando a própria escola e a sua comunidade, se questionam sobre a sua realidade e definem de forma participada, partilhada e responsável, como prioritário uma estratégia resultante da necessidade concreta, consubstanciando o projeto num instrumento de gestão estratégica de qualidade no ensino aprendizagem. A operacionalização de um projeto educativo resultante e transmissor da identidade da escola tornará este projeto num promotor da sua eficácia ao ter em conta a criação de mecanismos de difusão e de apropriação da sua cultura, bem como de reflexão e consolidação de uma cultura de auto – avaliação. Os constrangimentos a ter em conta não poderão ser vistos como limitadores mas, como desafios que necessitam de ser analisados e compreendidos, para assim se puderem ultrapassar.Item As TIC ao serviço do projeto educativo : generalizar a implementação do Etwinning no agrupamento de escolas Oeirasbásico(2012) Cascais, Susana Rodrigues Carvalho; Nobre, Vasco, orient.Numa era da globalização, ter um projeto inovador, com esperança no futuro, é essencial para o sucesso educativo, proporcionando reconhecimento à escola como uma entidade responsável pelo processo ensino-aprendizagem dos cidadãos a quem o futuro assiste. Assim, professores, alunos e comunidade educativa no geral, têm de embarcar nesta nova geração de nativos digitais. Neste trabalho de projeto pretende-se dar uma perspetiva de como uma ação eTwinning, uma tecnologia de Informação e Comunicação na Educação (TICE) utilizada numa comunidade de aprendizagem online, pode ser dinamizadora das respostas educativas do Projeto Educativo de um agrupamento de escolas no concelho de Oeiras e uma ferramenta útil e aglutinadora dos diversos níveis de ensino existentes no agrupamento, um meio de medição da evolução dos alunos nos Ciclos de Ensino Básico, no seu percurso escolar. Podemos estar perante um instrumento ativador de práticas inovadoras e um construtor de espaço de formação, segundo valores e princípios educativos, numa comunidade de aprendizagem europeia online, contribuindo para o alcance das metas e dos objetivos do Projeto Educativo de um determinado agrupamento ou escola não agrupada.Item Projeto educativo em escolas do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e grau de participação dos professores com turmas(2012) Henriques, Jorge Isidro Ferreira Bretes; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Ciente da parca eficiência do quadro normativo que contextualiza o Projeto Educativo de Escola, desenvolveu-se uma investigação junto de professores, em quatro Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, do concelho de Almada, analisando-se e investigando-se a relação deste documento com a prática pedagógica e o grau de participação dos docentes na sua concretização. Assim, este trabalho, baseou-se em algumas questões de investigação, para que melhor se conhecessem as representações dos Professores acerca do Projeto Educativo. Abordou-se a construção teórica subjacente a este documento; os conhecimentos e perspetivas acerca do mesmo; os valores que lhe são atribuídos pelos docentes; a participação dos professores na sua elaboração; as relações estabelecidas, nomeadamente entre o Projeto Educativo e a vida prática da escola, o Projeto Educativo e as práticas letivas, o Projeto Educativo e o(s) Projeto(s) Curricular(s) de Agrupamento/Turma. Este trabalho de investigação pretende contribuir para a análise dos processos e procedimentos utilizados na conceção, concretização e avaliação do Projeto Educativo, assim como possibilitar a reflexão acerca das perspetivas e do grau de participação dos professores na sua concretização. Com este estudo de caso, pretende-se concluir acerca da aplicabilidade, por parte dos docentes, dos objetivos e das medidas apontadas no Projeto Educativo, melhor definindo a relação que estabelecem com o mesmo.Item Desafios à liderança para a coesão do Agrupamento(2012) Graça, Cidália Maria Martins da Piedade; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.O presente trabalho aborda a construção do plano estratégico do Diretor, para promover a coesão de um Agrupamento que se caracteriza pela diversidade do conjunto de escolas que o compõem, pela heterogeneidade dos seus alunos e das populações que serve e, ainda, pela extensão territorial que ocupa de forma dispersa. As últimas alterações legislativas, que levaram à constituição dos novos agrupamentos, colocaram enormes desafios às direções das escolas. Assim, este trabalho de projeto pretende ser uma solução possível para esse problema. Para o elaborar, baseámo-nos fundamentalmente na experiência profissional da investigadora, nomeadamente no seu conhecimento do contexto do Agrupamento, nos normativos legais que suportam a administração e gestão escolar, em literatura de referência e, obviamente, no Projeto Educativo do Agrupamento. Na medida em que este documento foi elaborado pelo conselho pedagógico, definindo a filosofia que o Agrupamento pretende preconizar e corporizar e sendo a resposta educativa, resultante de um processo em que intervieram muitos dos elementos da comunidade, que definiram as políticas educativas do Agrupamento, consubstanciando-as em princípios, orientações e metas a longo prazo. Salienta-se, porém, que concretizar o Projeto Educativo do Agrupamento depende de uma intervenção fundamentada, estruturada, dinâmica e adequada, por parte do Diretor. Daí se apresentar aqui um possível plano estratégico, o qual decorre naturalmente do diagnóstico feito ao Agrupamento, nomeadamente das suas potencialidades, constrangimentos, oportunidades e ameaças do contexto, base no qual foram apontadas linhas precisas de ação, mostrando-se uma visão clara e precisa. Assim como os caminhos possíveis para atingir essa visão, sempre, no sentido do melhoramento do nível das aprendizagens, das qualificações e do desenvolvimento integral dos alunos, promovendo a coesão do Agrupamento.Item O bullying no contexto escolar (2º e 3º ciclos) : um plano de intervenção e prevenção(2012) Almeida, Maria do Rosário de Matos Gaspar; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.;“Violência entre pares” e “maus tratos entre iguais” são as expressões portuguesas mais utilizadas para definir o bullying. Independentemente do termo utilizado, a verdade é que estamos perante um fenómeno mundial crescente e alarmante entre os estudantes. A violência gerada nas escolas acarreta consequências graves nos jovens e mina o ambiente escolar. A complexidade do fenómeno bullying exige um esforço coletivo de prevenção e intervenção. Identificar o que está errado; conhecer os tipos de agressividade mais comuns; entender o tipo de relações entre pares; estreitar as relações com a família e desenvolver projetos de intervenção e prevenção na escola são os objetivos principais deste trabalho. Para analisarmos este fenómeno, começámos por realizar um inquérito em duas escolas da cidade de Lisboa com o intuito de saber quem são os intervenientes; que tipos de bullying são mais utilizados e com que frequência; se houve participação das agressões e possíveis consequências; qual o papel de cada um face ao bullying; se existem diferenças entre géneros e qual a imagem que os jovens têm de si próprios. A análise dos dados permitiu-nos concluir que este fenómeno existe e de uma forma bastante expressiva. Dos 192 estudantes inquiridos, apenas 36 não assumem qualquer papel, sendo que 13% dos jovens assumem-se como vítimas, 18,2% como agressores e 10,9% admitem ser, simultaneamente, vítimas e agressores. Por outro lado, 39,1% assume o papel de testemunha. Os tipos de violência mais praticados, segundo as vítimas, são mistos, isto é, violência física, psicológica e roubo ou quebra de objetos pessoais (24%). Quanto aos agressores, 40% assume que utiliza preferencialmente a violência psicológica em relação à física (25,7%). O recreio surge como o local onde a maioria das agressões acontece (44%). Quanto ao facto dos jovens fazerem, ou não, queixa, 56% dos jovens afirma que não faz e os que apresentam queixa consideram que não há qualquer consequência (72,7%). Assim, tornou-se evidente que deve haver uma intervenção eficaz no combate ao bullying. Para tal, elaborámos um plano de intervenção e prevenção, utilizando os recursos disponíveis e desenvolvendo ações em que todos os elementos da comunidade possam intervir. A direção da escola tem um papel fulcral neste projeto pois é a ela que cabe a gestão da escola e a possibilidade de permitir desenvolver as estratégias planeadas. Mas a complexidade do fenómeno bullying exige um esforço coletivo de prevenção e intervençãoItem Representatividade e participação dos pais e encarregados de educação no conselho geral de um agrupamento de escolas : potencialidades e constrangimentos(2012) Custódio, Ana Paula de Lemos; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Em 22 de abril de 2008 foi publicado o decreto-lei 75/2008 que aprova o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, que está atualmente em vigor. Este documento apresenta, no seu preâmbulo, o objetivo de reforçar a participação das famílias e comunidades na direção estratégica dos estabelecimentos de ensino e cria um órgão colegial para esse fim, o Conselho Geral, com regras para a sua constituição orientadas para esse reforço. Pretende-se com este trabalho teórico-empírico (centrado num estudo de caso), lançar pistas de debate e reflexão sobre a representatividade e participação dos pais e encarregados de educação no Conselho Geral de um agrupamento de escolas e identificar as potencialidades e os constrangimentos sentidos por aqueles. O estudo empírico levado a cabo procura identificar, por um lado, o tipo de envolvimento e de participação na escola, tanto da generalidade dos pais como dos seus representantes no Conselho Geral e por outro, a forma de comunicação existente entre eles. A análise dos resultados da nossa investigação permitiram constatar que os pais e encarregados de educação não se envolvem nem participam nas atividades do agrupamento relacionadas com a sua organização e gestão, havendo portanto um longo caminho a percorrer no agrupamento, tanto na motivação dos pais para essa participação, como na formação e informação de todos sobre o importante papel que lhes é atribuído pelo diploma.Item Projeto educativo : resposta aos desafios da multiculturalidade(2012) Ferreira, Fernando Manuel Penetra; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Embora o projeto educativo (2008-2011) da escola estudada tenha visado no seu último ano de execução, com a temática “Identidade e Globalização”, aprofundar a integração dos alunos estrangeiros, isso não evitou um aumento de situações de conflito interpares (alunos nacionalidade portuguesa/nacionalidade estrangeira) e uma crescente desmotivação de muitos alunos de nacionalidade estrangeira. Assim, tentando dar resposta à preocupação crescente da Direção e do Conselho Pedagógico, foi sugerido um estudo para se ter uma percepção mais fidedigna da relação interpares (alunos nacionalidade portuguesa/nacionalidade estrangeira) do 2.º ciclo, pois são os anos onde se verificam mais conflitos e problemas de integração. Como suporte metodológico foram utilizados um questionário de caracterização da amostra, bem como duas escalas (cognitiva/avaliativa–comportamental). Os dados obtidos permitiram-nos afirmar que não se confirmou a tendência para a existência de um padrão atitudinal discriminatório do grupo maioritário (alunos de nacionalidade portuguesa) relativamente ao grupo minoritário (alunos de nacionalidade estrangeira). No que concerne à disposição para participar em situações ou atividades com membros do outro grupo, verificou-se que ambos os grupos manifestaram resistência em interagirem. Ainda assim, o grupo maioritário (alunos de nacionalidade portuguesa) mostrou-se menos disponível na maioria das situações propostas de interação com o grupo minoritário (alunos de nacionalidade estrangeira). Esta proposta de trabalho teórico-empírico procura, assim, que os dados obtidos sirvam como indicadores que facilitem o (re)pensar e (re)formular das práticas que visem uma educação multicultural mais consequente. Desta forma, tentou-se que a escola em estudo se debruce sobre esta realidade multicultural e adote uma atitude inovadora com o projeto educativo de escola para o triénio 2011-2014, subordinado à temática “O Poder da Palavra”Item A liderança do diretor promotora do desenvolvimento profissional dos professores(2013) Rodrigues, Carla Isabel Morgado Félix Ferro; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Este trabalho de projeto desenvolve-se na procura de respostas para o problema - Como promover o desenvolvimento profissional dos professores, através da intervenção do diretor? Este foi formulado pela investigadora, com base na reflexão sobre a sua experiência profissional na interação direta com um grupo específico - os professores do Agrupamento do qual é Diretora - que constituiu o caso deste estudo. A revisão da literatura constituiu a maior fonte de informação útil para resposta às questões de investigação. Construíram-se categorias de análise que foram alinhadas com as prioridades estabelecidas pelos professores desse Agrupamento numa sessão de trabalho realizada, no âmbito do projeto European Policy Network on School Leadership [EPNoSL], numa perspetiva de investigação-ação. As três primeiras prioridades nortearam a definição das áreas de atuação contempladas no plano de intervenção: direção estratégica para o ensino e a aprendizagem; cultura de colaboração e aprendizagem; formação contextualizada. Este projeto espelha o papel central do Diretor na negociação de uma visão para o Agrupamento, com foco na aprendizagem, bem como no apoio à construção de uma cultura de colaboração entre os docentes, facilitadora do seu desenvolvimento profissional contínuo e contextualizado, através de processos de reflexão sobre as suas práticas.Item A liderança na promoção da melhoria da organização escolar(2013) Oliveira, Maria Luísa Gadanho de; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Face à ineficácia das mudanças planificadas externamente, a investigação recente evidencia a relevância da cultura organizacional de escola na qualidade dos processos educativos e dos resultados escolares, bem como a importância decisiva do papel liderança na melhoria da escola. A partir da questão “Como podem os líderes promover a melhoria na organização escolar?”, a investigadora caracteriza a escola como organização, analisa a importância da cultura organizacional na melhoria, afere o papel da liderança na melhoria da organização escolar e apresenta formas de atuação que conduzam à melhoria escolar. O enquadramento teórico debruça-se sobre os conceitos de organização escolar, liderança e melhoria. Neste trabalho de projeto, procedeu-se à recolha e tratamento de dados a partir da leitura e análise dos relatórios de avaliação externa e de autoavaliação de um agrupamento de escolas, seguindo a metodologia de investigação qualitativa. Face ao diagnóstico realizado, foram definidas três áreas de melhoria: o sucesso educativo, o desenvolvimento profissional de docentes e outros agentes educativos e a consolidação da identidade do agrupamento e colaboração com a comunidade. Como plano de resolução é apresentado um plano de melhoria, em que constam os objetivos estratégicos e as ações/dinâmicas a implementar no agrupamento que a investigadora dirige.Item Projeto Educativo com valência de um instrumento de gestão estratégica, segundo a metodologia Balanced Scorecard(2013) Jorge, Anselmo Florêncio; Sant'Ovaia, Carlos Alberto Pesqueira MarquesA gestão de uma organização, no nosso quotidiano, é por si só um grande desafio. No que respeita à organização escolar, a gestão deve ser suportada por vários documentos basilares, orientadores na administração e gestão da escola, destacando-se, de entre outros, o Projeto Educativo. Este Projeto deve emergir como resultado de um procedimento participativo e negociado entre os diferentes colaboradores, compreendendo a missão, a visão, as metas, os valores, enfim os fundamentos sobre os quais se ambiciona alicerçar um futuro, procurando refletir deste modo uma dinâmica essencialmente política, globalizante e flexível de todos e para todos. Pretende-se que não seja um documento de intenções e objetivos gerais pouco precisos, sem metas e estratégias suficientemente definidas e operacionalizáveis e muito menos construído unicamente por uma imposição legal resultante de um processo de implementação do regime de autonomia e gestão das escolas. A partir da questão “Como conferir ao Projeto Educativo de Escola a valência de um instrumento de gestão estratégica?”, o projeto aqui apresentado compreende formas de orientação da organização escolar para a estratégia, para que se torne uma tarefa de todos os atores escolares, clarifica os procedimentos e contributos da estratégia como um processo eficaz de gestão, define processos e indicadores que sustentem a construção de um Projeto Educativo com a validade de um instrumento de gestão estratégica; sustenta os aspetos essenciais da metodologia BSC e o seu grau de sustentabilidade de forma a perspetivar a sua aplicabilidade no Projeto Educativo de uma nova Unidade Orgânica - um recém-constituído Mega Agrupamento, na cidade de Lisboa. O quadro teórico revisita conceitos tradicionais da administração e gestão escolar como projeto educativo, liderança escolar, mobilizando simultaneamente, os conceitos oriundos da gestão estratégica das organizações, com enfoque específico no Balanced Scorecard. Em termos de metodologia, trata-se de um trabalho de projeto que convoca as técnicas da análise documental e do inquérito por entrevista, tendo aplicado a diversos atores da comunidade escolar com responsabilidades de relevo ao nível da orientação estratégica do agrupamento aqui tomado como destinatário do projeto. Visando a resolução de um problema: a ausência da valência de instrumento de gestão estratégica no Projeto Educativo do Agrupamento, o presente Projeto inclui também um plano de resolução consubstanciado num mapa estratégico, propondo processos, metas e indicadores estratégicos com vista à construção de um Projeto Educativo, sustentado pela metodologia Balanced Scorecard.Item Resposta das lideranças para a articulação curricular, do pré-escolar ao secundário, num Agrupamento de Escolas(2013) Dourado, Maria da Graça da Cruz; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.As constantes evoluções da realidade social e consequentes exigências demandam à escola uma readaptação permanente e uma constante busca de sentido, na tentativa de adequação a novos públicos e a novos papéis. Partindo do pressuposto, que o objetivo central de qualquer organização escolar é o de preparar os seus alunos para uma plena e efetiva inserção na sociedade, cabe à mesma encontrar mecanismos que garantam as condições de sucesso a todos eles. Nesta lógica, uma vez que a ausência da articulação curricular pode constituir-se como um obstáculo ao sucesso educativo, coloca-se a seguinte questão: em que medida as lideranças dos agrupamentos verticais de escolas poderão contribuir para uma articulação curricular mais eficaz, do pré-escolar ao secundário? Conscientes desta problemática, apresentamos um trabalho de projeto, cuja abordagem temática se centra no papel que o diretor escolar pode ter na coordenação e liderança das estruturas de topo e intermedias, de forma a promover entre os vários departamentos, uma articulação curricular mais eficaz. A estrutura deste trabalho vai afunilando na construção de um projeto de intervenção destinado ao agrupamento, baseado na análise de conteúdo do relatório elaborado pela inspeção geral de educação (IGE), aquando da sua avaliação externa. Os resultados esperados sugerem que, o órgão de gestão de topo, na figura do diretor, desenvolva uma ação concertada e articulada com as estruturas intermédias, num caminho para o desenvolvimento de uma escola de qualidade com vista ao sucesso educativo.Item Práticas de liderança para uma escola inclusiva(2013) Caeiro, Alexandra Isabel da Silva Santana; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Pensar numa escola de todos e para todos é pensar e reconhecer a heterogeneidade dos alunos que a frequentam e responder a cada um deles segundo as suas necessidades. Assim, uma liderança forte é absolutamente vital para o desenvolvimento de ofertas educativas orientadas para a diversidade, incentivando todos os intervenientes a construir uma cultura de colaboração e reflexão. A escolha do problema a ser investigado, tendo como pergunta de partida, que práticas de liderança levar a cabo num projeto educativo para uma escola efetivamente inclusiva, surgiu da reflexão autobiográfica, das atuais funções da investigadora, enquanto elemento da Direção de uma escola, e da caracterização do agrupamento de escolas ao qual pertence. Com base na revisão de literatura, procurou-se clarificar e definir conceitos, aprofundar conhecimentos, de forma a reconhecer o que já foi feito, através de uma reflexão sobre o desenvolvimento do agrupamento em estudo, e propor ações/práticas de liderança a melhorar ou outras ainda não realizadas, com o objetivo que o mesmo seja efetivamente inclusivo.Item Projeto educativo: o teatro na performance pedagógica(2013) Ferreira, Teresa Alexandra de Azoia; Lopes, Maria Fernanda, orient.O presente estudo diz respeito a uma investigação-ação baseada na implementação de uma atividade de teatro na área curricular não disciplinar de área de projeto no ano letivo de 2010-2011, com uma turma do 9º ano de escolaridade. A ideia nasceu da crescente falta de motivação, empenho, autonomia e responsabilidade pelas tarefas escolares por parte dos alunos, a par da imensa baixa autoestima, intolerância, pouco respeito e pouca solidariedade pelos outros. A atividade realizada, para além de querer incentivar os alunos para a realização de atividades culturais, ausentes no quotidiano dos mesmos, pretendia, também, estimular o desempenho escolar dos alunos, potenciar o desenvolvimento pessoal e social dos mesmos e reduzir o absentismo escolar, indo de encontro ao preconizado no projeto educativo. Efetivamente, à medida que o projeto progredia, foi possível testemunhar uma gradual alteração de comportamentos, tornando-se notórias as manifestações de criatividade proporcionadas pela crescente valorização pessoal, desenvolvimento da autonomia e respeito pelo outro favorecendo a realização de um projeto comum. Através da análise de inquéritos, bem como outros documentos, este testemunho visa aferir se a conceção de projetos de teatro inserido no projeto educativo é importante e se, por isso, os alunos são estimulados e sensibilizados para a aquisição de determinadas competências contribuindo para o seu crescimento pessoal e social. Em primeira instância, saber se é possível entender o teatro como uma ferramenta pedagógica importante que pode ser fundamental para a promoção do sucesso do aluno na escola. O trabalho segue uma metodologia de estudo de caso considerando-se a análise de dados proveniente de diferentes fontes e instrumentos como a observação participante, registos de arquivo pessoal, os documentos produzidos pelos alunos, os questionários e os artefactos que testemunham a aplicabilidade deste tipo de projetos na escola. A revisão de literatura debruça-se sobre quatro aspetos basilares para a realização de projetos de teatro na escola e a sua importância ao nível do projeto educativo. Este trabalho pretende, assim, demonstrar como é relevante a conceção de projetos de teatro no âmbito do projeto educativo considerando que através desta prática é possível estimular e sensibilizar os alunos a dotarem-se de competências, contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e social e, consequentemente, o seu sucesso escolar.Item Uma (re)organização pedagógica na prevenção da indisciplina na escola(2013) Nunes, Marina Alexandra Tomar Pedro de Sousa; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Este trabalho de projeto consistiu num plano de intervenção face a problemas experienciados sobre a crescente indisciplina na escola. A indisciplina é, nesta altura, um fenómeno que se coloca e que compromete o processo de aprendizagem dos alunos. Tendo presente que a estruturação e o carácter dinâmico da escola dependem habitualmente da forma como os seus agentes exercem as funções de liderança, considerámos importante estudar a forma como estas interagem face aos casos de indisciplina dos alunos dentro e fora das aulas. Importa, portanto, averiguar que estratégias a direção da escola utiliza para prevenir, minimizar e/ou resolver os comportamentos de indisciplina e que contributo poderá dar no âmbito do seu papel, enquanto agente neste sistema complexo. Assim, apontámos como questão de partida procurar saber como é que o diretor pode apoiar os professores face à indisciplina. Para a concretização do estudo adotou-se a metodologia de investigação-ação com o intuito de se delinear o plano de intervenção, aplicá-lo e avaliá-lo. Os dados recolhidos basearam-se nos relatórios produzidos pelo Gabinete de Apoio ao Aluno/Gestão de Conflitos, atas de Conselho de Turma, documentos orientadores do agrupamento. Assim, procurámos um referencial teórico que nos elucidasse sobre as principais estratégias a utilizar, no sentido de ajudar a desenvolver nos professores competências pessoais e profissionais que lhes permitisse dar resposta à indisciplina.Item Avaliação, a chave de regulação e de melhoria da escola(2013) Grou, Maria da Graça de Oliveira; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Na atualidade, face à emergência de políticas educacionais reféns da globalização, a avaliação do desempenho das instituições escolares tem vindo a adquirir maior ênfase, como processo necessário para regular, garantir e acompanhar a melhoria da qualidade nos sistemas de ensino. A complementaridade entre a avaliação externa e a avaliação interna permite, por um lado, aferir a eficácia, a prestação de contas e a qualidade e, por outro, contribuir para a melhoria do funcionamento da escola. Um dos grandes desafios que se tem colocado é a falta de capacidade para implementar práticas de melhoria nos seus processos, conducentes a uma cultura de autoavaliação sistemática e de desenvolvimento sustentado da organização. Neste sentido, e tendo em consideração que é na aplicação dos resultados que está a utilidade da autoavaliação, este trabalho de projeto tem como questão de partida Como conceber um plano de melhoria, com base nos dados fornecidos pela avaliação externa e pela avaliação interna, já desenvolvida na escola? Na organização, onde se pretende intervir, o processo de autoavaliação não é ainda uma prática consolidada e continuada. Sendo assim, o desenvovimento de um plano de melhoria, com base na articulação das duas modalidades de avaliação, enquanto instrumento organizador, constitui um processo contínuo de mudança perante os problemas detetados, capaz de transformar a escola numa organização comprometida na procura da eficácia, da qualidade e da excelência, num processo aberto de melhoria contínua. Para a sua concretização, adotaram-se as características da metodologia investigação-ação. Analisaram-se os normativos e os documentos estruturantes da escola, para equacionar o problema e verificar a pertinência do plano de intervenção. Procedeu-se à revisão da literatura de referência sobre a problemática, com a finalidade de dotar o trabalho de qualidade científica. Recorreu-se, também, às orientações do modelo de autoavaliação para a Qualidade CAF – (Common Assessment Framework), bem como aos conhecimentos empíricos da autora sobre o contexto em estudo. Como resultado final propõe-se um plano de melhoria, que preconiza um conjunto de ações de melhoria, nas áreas prioritárias de intervenção selecionadas. Espera-se dar um contributo para implementar mudanças significativas, com vista à promoção de uma cultura de autorreflexão, de autoavaliação e de desenvolvimento sustentado da escola.Item A coordenação pedagógica no desenvolvimento profissional do educador de infância em contexto de creche(2014) Fialho, Ester Carminda Rodrigues da Silva; Lopes, Maria Fernanda, orient.Este projeto pretende perceber de que forma a coordenação pedagógica está implicada e pode ajudar ao desenvolvimento profissional do educador de infância em creche. Pela analise e estudo efetuados percebeu-se a importância do trabalho colaborativo, quais as condições necessárias e o papel da coordenadora pedagógica na sua implementação. Foi imperativo consciencializar as educadoras da importância das práticas colaborativas e reflexivas como fundamentais para o seu desenvolvimento profissional. Apostou-se numa investigação qualitativa abordada em três partes: primeiramente, pela técnica da entrevista, objetivou-se perceber a perceção e a realidade do papel da coordenadora pedagógica no que diz respeito a formação continua e ao desenvolvimento profissional das educadoras, tendo em conta todas as constrições prementes. Aferiu-se de que forma são promovidos os processos de formação e colaboração e qual a implicação e motivação da equipa na sua escolha. Posteriormente, procurou-se responder aos objetivos da investigação analisando as entrevistas, complementando-se com uma análise documental referente à regulamentação interna, funções e legislação, relativas ao papel da coordenação pedagógica no contexto de creche municipal. Foi feita uma abordagem sobre a Creche para de seguida se dar a conhecer o contexto concreto onde incidiu o estudo de caso e se poder perceber as suas particularidades e limitações. Seguidamente, tendo em conta o perfil do educador e o seu desenvolvimento profissional, referiu-se a importância, competências e relevância da ação da coordenadora pedagógica no incentivo à formação em contexto do educador de infância. Finalmente, foram propostas uma série de ações que pudessem dar resposta ao problema inicial.Item Promoção da autonomia do agrupamento de escolas : o projeto de intervenção do diretor(2014) Parreira, Elsa Maria Da Silva Nunes; Lopes, Maria Fernanda, orient.O Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, estipula que qualquer candidato a diretor de agrupamento de escolas ou escola não agrupada tem que conceber e apresentar no ato da sua candidatura um Projeto de Intervenção. Com o presente trabalho, baseado numa metodologia de trabalho de projeto, pretende-se elaborar o Projeto de Intervenção do diretor de um agrupamento de escolas. O Projeto de Intervenção assenta num conjunto de ações programáticas que têm como objetivo responder às necessidades educativas do agrupamento e visam promover a qualidade e adequação do sistema educativo local aos desafios de uma sociedade cada vez mais exigente. Também se pretende mostrar a importância desse conjunto de ações face aos problemas diagnosticados, explicitando as estratégias de intervenção propostas e os recursos que deverão ser mobilizados. A escola é a organização fundamental para perceção e apropriação da herança cultural, contribuindo para a transformação social, refletindo constantemente o seu papel, procurando a construção de novas visões sobre o modo de estar e de atuar nos diferentes espaços sociais onde interage. O novo modelo de gestão preconizado pelo Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, atribui ao Diretor um conjunto variado de funções, para as quais, acima de tudo, exige ser um educador, necessita de ser a alma mater. Tal pressuposto implica ser conhecedor do meio sobre o qual recai a sua ação: os alunos, docentes e não docentes, pais e demais parceiros. Também aqui o Projeto de Intervenção reflete esta forma de previr o futuro, tornando-se o Diretor como elemento próativo de todo o processo, garante da realização da “visão” como estratégia de execução da “missão” organizacional escolar.Item Construção e implementação do projeto político-pedagógico da escola: impasses e possibilidades(2014) Dominici, Ildete Pinheiro; Reinaldo, Telma Bonifácio dos Santos, orient.Este trabalho apresenta um estudo sobre Projeto Político-Pedagógico-PPP, cujo objetivo principal foi conhecer as dificuldades que as escolas enfrentam para elaborar e concretizar as ações educativas previstas nesse instrumento do planejamento escolar, bem como as possibilidades de superação desses obstáculos, sob a ótica dos sujeitos do processo educativo, isto é, dos gestores, supervisores, demais profissionais da educação, pais/mães/responsáveis e estudantes. O debate sobre o PPP foi reforçado a partir das políticas educacionais decorrentes das reformas educativas da década de 1990, no âmbito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB nº 9.394/96 e das discussões acerca da autonomia e da gestão democrática da escola. Procurou-se conhecer as concepções dos sujeitos acerca do PPP; identificar as dificuldades para sua construção e implementação; analisar como ocorre a participação dos sujeitos nesse processo; verificar se o PPP elaborado é efetivamente implementado nas escolas e identificar as possibilidades de superação dos impasses para sua construção e implementação. A investigação se caracteriza como um estudo de caso coletivo, cujo estudo empírico foi realizado em três escolas das redes municipal e estadual de ensino. Os procedimentos metodológicos da investigação incluíram aplicação de questionários e observações registradas em diário de campo. A análise de conteúdo dos dados resultantes desses instrumentos revelou que, em nível de apreensão teórica, o PPP é compreendido por gestores, supervisores e professores como documento organizador das ações da escola, enquanto entre os demais profissionais da educação, pais/mães/responsáveis e estudantes, constatou-se um total desconhecimento sobre o tema. As maiores dificuldades apontadas para a elaboração e implementação do PPP foram a falta de participação dos agentes escolares e óbices relacionados aos docentes, como individualismo e falta de interesse e participação. Verificou-se também que a participação dos sujeitos no processo de construção do PPP é adstrita à equipe diretiva das escolas e que sua concretização, quando elaborado, ainda não ocorre efetivamente. Os sujeitos sinalizaram como possibilidades para a superação dos impasses relativos à elaboração e implementação do PPP, entre outras, a colaboração da equipe diretiva e dos professores e a boa vontade e o compromisso dos profissionais da escola. O estudo reforçou a convicção de que para o cumprimento do papel social da escola é imprescindível o esforço coletivo para instituir uma cultura de participação democrática na concepção e gestão do PPP e de desenvolvimento das autonomias dos sujeitos envolvidos no processo educativo.Item Inovação na gestão da educação superior: um estudo sobre o núcleo docente estruturante(2014) Filho, Raimundo Nonato Serra Campos; Reinaldo, Telma Bonifácio dos Santos, orient.Este trabalho apresenta um estudo sobre a gestão da educação superior no Brasil através do Núcleo Docente Estruturante - NDE, cujo objetivo principal foi analisar a atuação desse Núcleo como gestor pedagógico nesse nível de ensino. A criação do NDE ocorreu no âmbito das políticas educacionais referentes à avaliação no ensino superior. Buscou-se identificar as concepções dos membros do NDE acerca do papel desse instrumento de gestão nos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior no Brasil; conhecer as condições logísticas para a atuação do Núcleo; verificar a aproximação ‘versus’ distanciamento entre o proposto nas normas legais e a efetiva atuação do NDE e avaliar se a implementação desse Núcleo promove inovação na educação superior. A investigação se caracterizou como uma pesquisa quantitativa e qualitativa, cujo estudo empírico foi realizado em treze cursos de instituições de ensino superior brasileiras, públicas e privadas. O procedimento metodológico da investigação consistiu na aplicação de questionários dirigidos aos docentes membros do NDE dos cursos de graduação que compuseram a amostra. A análise de conteúdo dos dados resultantes desse instrumento revelou que a maioria dos docentes compreende o NDE como um órgão de elaboração e consolidação dos projetos político-pedagógicos dos cursos e como instrumento de inovação, por proporem intervenções de melhorias na qualidade do ensino. A maioria dos problemas para a atuação do NDE nas instituições, de acordo com os professores, refere-se à indisponibilidade de horário para as atividades do Núcleo. Verificou-se, também, o distanciamento entre o prescrito nas normas legais, que instituíram o Núcleo e a sua efetiva atuação, e destaca-se que somente 3,85% dos sujeitos revelaram que o NDE dos seus cursos cumpre as finalidades previstas na legislação que o criou. Este estudo representou um esforço de compreender a atuação do NDE como um instrumento inovador de gestão com potencialidades para promover a qualidade dos serviços educacionais oferecidos pelas instituições brasileiras de educação superior.Item A função social da escola frente à discriminação e à promoção da igualdade dos alunos homossexuais(2015) Levi, Joseanne Aparecida Maramaldo; Reinaldo, Telma Bonifácio dos Santos, orient.Esta pesquisa trata da função social da escola frente à discriminação e à promoção da igualdade dos alunos homossexuais em 09 escolas na cidade de São Luís no estado do Maranhão, em que os sujeitos gestor, supervisor, professor, profissionais da educação (secretário, porteiro, auxiliar de limpeza e cozinheiro), responsáveis pelo aluno e pela aluna, descrevem sua percepção sobre a temática através dos questionários aplicados com o objetivo de saber como a escola tem enfrentado a problemática da discriminação. Aponta-se que a discussão sobre a sexualidade, sua diversidade e especificamente sobre a homossexualidade é um grande desafio, revelando-se um grande tabu na escola com relação aos seguintes fatores: religião, sexo, idade, estado civil, grau de escolaridade e papel dentro e/ou fora da escola, denotando a necessidade de se reverem as concepções sobre a função social da escola ajustada à prática de inclusão, devendo assim ultrapassar o discurso desassociado da práxis.
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