Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar por autor "Grou, Maria da Graça de Oliveira"
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Item Avaliação, a chave de regulação e de melhoria da escola(2013) Grou, Maria da Graça de Oliveira; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Na atualidade, face à emergência de políticas educacionais reféns da globalização, a avaliação do desempenho das instituições escolares tem vindo a adquirir maior ênfase, como processo necessário para regular, garantir e acompanhar a melhoria da qualidade nos sistemas de ensino. A complementaridade entre a avaliação externa e a avaliação interna permite, por um lado, aferir a eficácia, a prestação de contas e a qualidade e, por outro, contribuir para a melhoria do funcionamento da escola. Um dos grandes desafios que se tem colocado é a falta de capacidade para implementar práticas de melhoria nos seus processos, conducentes a uma cultura de autoavaliação sistemática e de desenvolvimento sustentado da organização. Neste sentido, e tendo em consideração que é na aplicação dos resultados que está a utilidade da autoavaliação, este trabalho de projeto tem como questão de partida Como conceber um plano de melhoria, com base nos dados fornecidos pela avaliação externa e pela avaliação interna, já desenvolvida na escola? Na organização, onde se pretende intervir, o processo de autoavaliação não é ainda uma prática consolidada e continuada. Sendo assim, o desenvovimento de um plano de melhoria, com base na articulação das duas modalidades de avaliação, enquanto instrumento organizador, constitui um processo contínuo de mudança perante os problemas detetados, capaz de transformar a escola numa organização comprometida na procura da eficácia, da qualidade e da excelência, num processo aberto de melhoria contínua. Para a sua concretização, adotaram-se as características da metodologia investigação-ação. Analisaram-se os normativos e os documentos estruturantes da escola, para equacionar o problema e verificar a pertinência do plano de intervenção. Procedeu-se à revisão da literatura de referência sobre a problemática, com a finalidade de dotar o trabalho de qualidade científica. Recorreu-se, também, às orientações do modelo de autoavaliação para a Qualidade CAF – (Common Assessment Framework), bem como aos conhecimentos empíricos da autora sobre o contexto em estudo. Como resultado final propõe-se um plano de melhoria, que preconiza um conjunto de ações de melhoria, nas áreas prioritárias de intervenção selecionadas. Espera-se dar um contributo para implementar mudanças significativas, com vista à promoção de uma cultura de autorreflexão, de autoavaliação e de desenvolvimento sustentado da escola.