Mestrado em Produção e Tecnologias do Som
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Produção e Tecnologias do Som por autor "Alves, João Renato Martins"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A masterização como processo artístico-musical(2022) Alves, João Renato Martins; Ribeiro, Luís Cláudio, orient.No contexto da produção musical discográfica, de forma genérica, a masterização assume-se como uma prática que permite aperfeiçoar a mistura musical, dando assim, após o seu término, por concluída a produção do projeto. Esta manifesta-se como a última etapa, crucial para a definição da qualidade e identidade sonora do objeto artístico. Entende-se como a última abordagem técnico-artística e documental de uma obra musical na qual antecede a sua distribuição comercial. Com o aparecimento de aplicações de masterização que recorrem a tecnologias associadas à inteligência artificial, importa criar perspetivas de diferenciação entre homem-máquina ao se enfatizar a dimensão artística desta etapa de produção, isto é, a valorização das suas dimensões criativas uma vez que esta prática é indissociável do produto que dela emerge: a música e o som. Importa perceber que virtudes criativas podem ser associadas à singularização, mesmo que subjetiva, do papel do masterizador. A partir das variadas referências bibliográficas, constata-se que a masterização ainda se associa a considerações agregadas à sua natureza técnico-documental, sendo desconsiderada da sua componente estética. Destaca-se a pertinência deste estudo perante a ausência de reflexões académicas sobre a dimensão artístico-musical do processo. Deste modo, a hipótese geral, passa pela assunção de que a masterização faz parte do processo artístico e que o seu domínio pode ser compreendido à luz da tipificação e exploração criativa dos diversos parâmetros de expressão musical. Através da sistematização de variadas referências literárias e análise de entrevistas, criaram-se condições para a consolidação de um enquadramento teórico catapultando a masterização para a sua afirmação enquanto prática artístico-musical.