Mestrado em Produção e Tecnologias do Som
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Item Can we think beyond immersion? : an in-depth look at the categories of presence practical investigation in sound post-production(2024) Olino, Gaia; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; RIBEIRO, LUIS CLÁUDIO DOS SANTOS; Novack, David WilliamThe motivation behind this thesis and its associated research stems from a personal curiosity, driven by my role as a young practitioner in the field of sound post-production, with a particular focus on sound design and the re-recording mix stages. It is a singular idea that has directed my inquiry, a concept that has matured during the analysis of diverse audiovisual works, ultimately crystallizing into a central question explored in this research endeavor. At its core, this investigation emanates from a sense of perceptual crisis, a phenomenon that resonates deeply with our contemporary zeitgeist-a crisis characterized by the overwhelming nature of auditory experiences. This critical exploration commenced from the premise of sound's role in shaping and exacerbating a perceptual overwhelm. The study's inception, rooted in the concept of immersion (as underscored by its etymological origins), provided a foundational point for this journey. Immersion, as a constant, adapts its nature according to individual perceivers, resulting in an all-encompassing concept that has become scattered across numerous relationships and dispersed within the realm of indeterminacy. This issue arises from the intricate theoretical complexity and practical simplicity of the immersive experience. Although the sense of immersion feels natural and embodied, the most basic questions surrounding its essence prove to be exceedingly complex. However, an essential question arises: is immersion alone sufficient to encapsulate the breadth and depth of audiovisual experiences in the realm of sound? The proposal posits that immersion encompasses diverse categories and complexities that intertwine and sometimes contradict each other, leading to the use of the same term to define disparate concepts. The presented stance suggests that the term "immersion" is often misapplied, and in certain instances, "presence" may be a more appropriate descriptor. The argument put forth revolves around the idea that sustained and intense sensory immersion, with an abundance of stimuli and a lack of moments of stillness or floating, may lead to a point of submersion or sensory anhedonia. The study aims to delve into the notion of "post immersion" as proposed by Chattopadhyay (2021), which serves as an investigative tool to gain a deeper understanding of the aesthetics of immersion and site presence in sound and spatial narratives. By employing this conceptual framework, the research will explore the relationship between immersion and presence, particularly focusing on how narrative elements within sound and spatial design contribute to the overall experience. To bolster its arguments, the proposal intends to incorporate case studies and a personal model that bridge the gap between practical applications and the theoretical concepts developed. These case studies will serve as unifying examples, connecting the practical framework to the conceptual framework.Item A comparação entre uma mistura em estéreo vs binaural para música eletrónica dançante(2025) Amadeo, Vicente Dias; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Carrilho, João Manuel MarquesNos últimos quatros anos tem-se discutido muito, dentro da produção musical, a mistura em Dolby Atmos e a tecnologia Binaural. Práticas que, embora já utilizadas há alguns anos em videojogos e filmes, têm sido recentemente aprimoradas e aplicadas na música. Esse trabalho explora as possíveis potencialidades da tecnologia binaural na música eletrónica dançante, do ponto de vista criativo e técnico, mas também com a perceção do consumidor. Primeiro vamos entender o espaço acústico e a evolução dos sistemas de reprodução ao longo dos anos. Desde a década de 1960, com a massificação dos aparelhos de reprodução estereofónicos, a espacialização do som nas misturas tem sido predominantemente aplicada entre os canais esquerdo e direito do ouvinte. Com o avanço tecnológico, novas formas de espacialização sonora têm sido desenvolvidas, proporcionando ao ouvinte uma experiência mais próxima de como o nosso sistema auditivo compreende a direção do som. A mistura é um tema central neste trabalho. Cada engenheiro de mistura aborda o processo de maneira pessoal, fundamentando as suas escolhas em referências musicais e bibliográficas, no género musical em que está a trabalhar e, é claro, também na sua própria perceção. Apesar de extensas pesquisas, ainda persistem dúvidas entre profissionais da área sobre a utilização do som espacial essencialmente no contexto da música popular urbana e eletrónica de dança. Para alguns engenheiros de som, essa novidade chegou para ficar; para outros, o novo processo não se encaixa de maneira satisfatória na produção musical. Ainda há muitos debates sobre o tema. Considerando que se trata de uma tecnologia ainda em desenvolvimento, destaca-se a relevância deste estudo diante da ausência de reflexões académicas e bibliográficas sobre o tema. É fundamental compreender a opinião dos consumidores acerca das diferenças percebidas entre uma mesma música misturada em estéreo (formato padrão atual) e em Binaural. Para isso, será realizado um inquérito com o público e duas entrevistas com profissionais da área. Com a análise dos resultados vamos tentar compreender as principais diferenças, vantagens e desvantagens pela perceção do consumidor entre uma mistura e outra.Item Corpus electrónica(2025) Managil, Samuel Camara Madeira; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Carrilho, João Manuel MarquesA criação de um instrumento digital transcende as suas capacidades sonoras e o mero poder algorítmico, implicando uma reflexão concetual sobre as formas de interação e pensamento que este propõe. Paralelamente, exige a consideração de novos modos de organizar o tempo, as texturas, as formas e o contexto musical em tempo real. Esta investigação centra-se nas questões estéticas e nas estratégias da música computacional com instrumentos interativos, onde se desenvolve um conjunto de ferramentas integradas numa rede de processos. Estes processos incluem desde extratores de características do sinal áudio até métodos de controlo aplicados à síntese sonora. Adotando princípios de design, controla-se algoritmicamente a interação entre o som e o músico, abrangendo o material sonoro, o processo composicional e a sua performance. As estéticas de composição exploram o conceito de microsom, propondo soluções técnicas e artísticas para a criação musical computacional. O processo de composição estabelece uma relação dinâmica e interativa entre o músico e a máquina, com enfoque na formação e manipulação dessas interações. A improvisação livre é aqui entendida como um meio para explorar as possíveis constelações sonoras. Neste contexto, será apresentado um sistema que incorpora estas abordagens, potenciando novas formas de criatividade musical.Item Mapeamento interativo de espaços auditivos virtuais em Android(2024) Castro, Pedro Francisco dos Santos Freire de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Carrilho, João Manuel MarquesNeste trabalho de projeto, desenvolve-se uma aplicação móvel na plataforma Unity, otimizada para Android, focada na criação e exploração de Espaços Auditivos Virtuais (VAS). Este projeto, inserido no contexto académico de Produção e Tecnologias do Som, explora a fronteira do áudio 3D e da arte sonora, permitindo a manipulação e a navegação em ambientes sonoros espacializados. Através do uso de Funções de Transferência Relativas à Cabeça (HRTFs), a aplicação proporciona uma experiência imersiva, enriquecendo a interação com o som no ambiente virtual tridimensional. Desenvolvimentos nesta área não apenas ampliam as fronteiras artísticas e criativas no campo sonoro, mas também abrem novas possibilidades em áreas como terapia sonora e desenvolvimento de jogos, marcando um avanço significativo na interseção entre tecnologia, virtualidade, arte, som e experiência imersiva. Palavras-Chave: Áudio 3D, Paisagens Sonoras, Espaços Auditivos Virtuais, Imersividade, AndroidItem Predefinições : o ponto de partida para o processo criativo em contexto de estúdio(2024) Neves, Rafaela Mota; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Carrilho, João Manuel Marques; Alves, João Renato MartinsEsta dissertação investiga o papel das predefinições no processo criativo em contexto de estúdio. Os presets são ferramentas amplamente reconhecidas pela sua importância e versatilidade na produção musical contemporânea, oferecendo pontos de partida rápidos e eficientes para músicos e produtores. No entanto, existe uma escassez de literatura académica que explore de forma abrangente o impacto dos presets no processo de criação. Este trabalho visa preencher essa lacuna, tendo como objetivos principais compreender de que forma as predefinições influenciam o processo criativo e identificar as perceções de profissionais da área, sobre a sua utilização. Uma análise de entrevistas em profundidade a músicos e produtores profissionais e, um inquérito com participantes desde entusiastas a profissionais, revela as diferentes perspetivas sobre a utilização das predefinições no processo criativo em contexto de estúdio. Os resultados demonstram que as predefinições podem servir desde pontos de partida a elementos desbloqueadores ou inspiradores, facilitando e potencializando a criatividade de quem nesta área se inclui. Palavras-chave: Predefinições; Presets; Plug-ins; Estúdio; CriatividadeItem O som autêntico no restauro audiovisual : o caso de Homens de Passagem e o simulacro(2025) Borges, João Diogo Santos; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Novack, David William; PINTO, JOSÉ MANUEL DE FIGUEIREDO GOMESO restauro audiovisual acarreta uma dimensão subjetiva e é no som que encontramos uma forma significativa de a demonstrar, devido à sua história estética e tecnológica e à complexidade das suas configurações de apresentação. Até hoje, não existe um consenso dentro da comunidade arquivística no que concerne às metodologias e à definição do restauro audiovisual, e as definições existentes orientam-se amiúde em relação ao artefacto original físico sobrevivente da obra como referência de autenticidade. No entanto, esta conceção de autenticidade revela-se inatingível e idealista, devido à natureza de reprodução mecânica do cinema. O próprio conceito de restauro no domínio audiovisual revela-se, assim, fundamentalmente problemático e o som original meramente hipotético. Deste modo, sugiro uma visão do restauro congruente com o conceito do simulacro de Deleuze, o qual previlegia a diferença e a construção de objetos a partir da dissemelhança, procurando inverter a lógica de representação de modelos, comum na prática do restauro. A novela madeirense Homens de Passagem é exemplo de uma obra cujo processo de preservação criou, acidentalmente, uma nova versão, e cujo som origina novas textualidades na diegese. Nesta dissertação, analiso esta versão da série, disponível no site da RTP Arquivos, e defendo que deverá também ser preservada.Item Sonic materialism vs Auditory culture : is there (still) a place for sonic matter in auditory culture?(2024) Sousa, Ricardo Nuno Oliveira de; ECATI - School of Communication, Architecture, Arts and Information Technologies; Carrilho, João Manuel MarquesEsta tese explora as tensoes entre o materialismo sonico e a cultura auditiva, questionando o significado das concepcoes ontologicas do som no seu estudo contemporaneo. Salienta a dupla identidade do som como fenomeno fisico e experiencia culturalmente mediada e aborda a problematica da sua definicao enquanto objeto de estudo. Ao examinar debates filosoficos em torno de interpretacoes fisicalistas e fenomenologicas do som, a investigação sublinha as nuances entre as perspetivas objetivas e as percecoes subjetivas. Explora também os fundamentos filosoficos do materialismo sonico, o papel do afeto aural na formacao da ressonancia emocional e social, bem como a integracao da cognicao incorporada na compreensao do impacto do som na experiencia humana. Ao criticar as hierarquias sensoriais que privilegiam as epistemologias visuais, o trabalho propoe uma redefinicao do 'pensamento sonico' como abordagem de investigacao e interpretacao que une as dimensoes materiais, perceptivas e incorporadas do som. Pela reflexão critica e consideracao da natureza interdisciplinar do seu estudo, o som e posicionado como uma forca cultural e uma ferramenta epistemologica vital. O potencial transformador dos estudos do som para remodelar a investigacao nas ciencias humanas e realcado, gerando novas perspetivas sobre a interacao entre materialidade, percecao e significado num mundo cada vez mais mediado e saturado de som.