Mestrado em Produção e Tecnologias do Som

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    Mapeamento interativo de espaços auditivos virtuais em Android
    (2024) Castro, Pedro Francisco dos Santos Freire de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Neste trabalho de projeto, desenvolve-se uma aplicação móvel na plataforma Unity, otimizada para Android, focada na criação e exploração de Espaços Auditivos Virtuais (VAS). Este projeto, inserido no contexto académico de Produção e Tecnologias do Som, explora a fronteira do áudio 3D e da arte sonora, permitindo a manipulação e a navegação em ambientes sonoros espacializados. Através do uso de Funções de Transferência Relativas à Cabeça (HRTFs), a aplicação proporciona uma experiência imersiva, enriquecendo a interação com o som no ambiente virtual tridimensional. Desenvolvimentos nesta área não apenas ampliam as fronteiras artísticas e criativas no campo sonoro, mas também abrem novas possibilidades em áreas como terapia sonora e desenvolvimento de jogos, marcando um avanço significativo na interseção entre tecnologia, virtualidade, arte, som e experiência imersiva. Palavras-Chave: Áudio 3D, Paisagens Sonoras, Espaços Auditivos Virtuais, Imersividade, Android
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    Algoritmos de deteção de altura: enquadramento científico e comparação experimental de métodos
    (2023) Neves, Francisco Maia Aleixo Bettencourt; Carrilho, João Manuel Marques, orient.
    A altura é um fenómeno psicoacústico fundamental na música, no discurso e na análise de cena auditiva e depende de vários fatores, não apenas da frequência do som percecionado. A deteção de altura é uma vertente do processamento áudio que procura identificar a altura de tons musicais de acordo com a maneira como os humanos a percecionam, através de algoritmos otimizados para tal, que podem operar no domínio temporal, espetral ou noutros domínios. Na área da música, este tipo de processamento traz vantagens em diversas práticas, tais como na performance, na produção musical e no ensino. Quatro algoritmos de deteção de altura são testados e comparados entre si no SuperCollider, de modo a averiguar as suas precisões de deteção e consequentemente as suas viabilidades de aplicação. Palavras-chave: altura, deteção, algoritmo, música, psicoacústica
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    Análise de captação com simuladores de amplificadores de guitarra
    (2023) Vieira, Ticiano Aramis; Carrilho, João Manuel Marques, orient.
    Esta tese de mestrado tem como objetivo explorar as diferenças entre amplificadores valvulados e simuladores de amplificação, bem como os fatores que influenciam músicos e produtores em sua escolha de amplificação. Os estudos começam pela examinação das características, circuitos e componentes dos amplificadores valvulados, incluindo a pré-amplificação, estágio de saída de potência e fonte de alimentação. Também se investiga o papel das válvulas no processo de amplificação, especificamente as válvulas de pré-amplificação e de amplificação de potência. Os conceitos de ganho e saturação no contexto dos amplificadores valvulados também são discutidos. Após isso, a tese explora diferentes simuladores de amplificação, incluindo modelos atuais e a utilização de processamento digital de sinais (DSP). O impacto da taxa de amostragem e aliasing na precisão da simulação, bem como o uso de respostas de impulso para simulação de som, são analisados. Diferentes métodos de captação de som utilizados por músicos e produtores também são examinados. A literatura existente e análises anteriores sobre o tema são revisadas para fornecer uma compreensão abrangente do assunto. Além disso, a tese avalia o contexto atual, considerando aspectos como durabilidade e sustentabilidade tanto dos amplificadores valvulados quanto dos simuladores. A metodologia empregada inclui entrevistas, criação de amostras com os dois métodos de captação, análises aprofundadas com comparações, além de testes cegos de identificação dos modelos. Em conclusão, esta tese pretende contribuir para o entendimento das diferenças entre amplificadores valvulados e simuladores, e sobre os fatores que influenciam músicos e produtores em sua escolha de amplificação. A pesquisa pode fornecer informações tanto para músicos quanto para produtores e até fabricantes na tomada de decisões sobre opções de amplificação e diferenças existentes. Palavras-chave: amplificadores de guitarra, simulações digitais (modeling), impulsos de resposta, captação de guitarra, dsp (digital signal processing)
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    Arte sonora e transdisciplinaridade: processos criativos, DMI, mineração de dados e sonificação
    (2023) Ferranddis, Nikolas Gomes; Sá, Adriana, orient.
    O presente trabalho aborda a conexão entre arte sonora e transdisciplinaridade como metodologia criativa do artista, destacando a criação e desenvolvimento da instalação sonora intitulada 'Concerto para Piano e Pandemia'. A obra integra música, DMIs, data mining, data sonification e o desenvolvimento de softwares para criação musical. O texto apresenta uma revisão bibliográfica sobre arte sonora e questões epistemológicas tangentes, além de uma análise do estado da arte em NIME e uma revisão teórica e prática de mineração e sonificação de dados como prática artística. Também é detalhado o processo de desenvolvimento da obra, com uma reflexão sobre a conceptualização da obra em diversos formatos, apresentados online, em exposições e conferências, além de ser convertida em aplicação para a sonificação artística de dados. Um relatório sobre o alcance da obra, com dados de visualizações, é apresentado. O trabalho demonstra a trajetória percorrida pelo autor desde a ideia inicial até a implementação prática da obra, incluindo a inserção sociocultural e temporal e as alterações que uma obra em tempo real pode sofrer. O trabalho contribui para o campo de estudos da arte sonora, destacando-a como uma das principais formas de aplicação do pensamento transdisciplinar. Também é um estudo de caso de criação artística, onde o autor assume várias funções no projeto, incluindo artista criador, desenvolvedor técnico, teórico e implementador prático, além de transformar a obra em software para que mais artistas possam fazer uso desse trabalho. Palavras-chave: Arte Sonora, Transdisciplinaridade, Mineração de Dados, Sonificação de Dados, Novos Interfaces para Expressão Musical, COVID-19, Twitter
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    Audiodescrição, percepção e simulação binaural
    (2023) Borges, Felipe Stolnik; Sá, Adriana, orient.
    Pretende-se que esta investigação contribua para uma reflexão sobre a acessibilidade de pessoas com deficiência visual às narrativas audiovisuais. O principal método adotado por canais de televisão, cinemas e plataformas de streaming para promover essa acessibilidade é a audiodescrição (AD). Consiste em uma narração verbal que se justapõe à banda sonora original, de modo a fornecer informações relevantes sobre o que a pessoa com deficiência visual não pode ver. Tipicamente, a AD é posicionada frontalmente no campo auditivo, como se o narrador estivesse à frente e muito próximo do ouvinte. A descrição dos acontecimentos visuais é executada nas pausas entre diálogos, mas tende a ofuscar os efeitos sonoros, a música e os silêncios, que também possuem significados para a narrativa. Será possível conjugar o som original e a audiodescrição sem desfavorecer a inteligibilidade das diversas componentes sonoras? São poucas as investigações que se dedicam a esta questão, que é foco central no nosso próprio trabalho. Esta dissertação aborda os princípios que governam a agregação e segregação dos sons, e os mecanismos de localização e percepção auditiva. Debruça-se sobre espacialização sonora e apresenta um estudo de caso, que explora diversas maneiras de posicionar a audiodescrição no campo auditivo. O estudo utiliza as ciências da percepção para analisar como a simulação computacional de binauralidade pode afetar a inteligibilidade da AD e do som original do filme. Com efeito, a utilização de tecnologias binaurais abre novas perspectivas sobre o problema, mas não garante a sua resolução; a eficácia de cada estratégia dependerá sempre de um estudo aprofundado dos nossos mecanismos de percepção. Palavras-chave: acessibilidade; audiodescrição; audiovisual; binaural; percepção auditiva.
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    Atmosmancer e weather-world harps sonificações e encontros instrumentais com a poluição do ar e o atmosférico
    (2022) Louro, Ivo Miguel da Silva; Sá, Adriana de Almeida P. V. de, orient.
    Como pode a poluição atmosférica, enquanto fenómeno ambiental, e os sensores de qualidade do ar, enquanto tecnologias de deteção, influenciar a criação de diferentes, ou mesmo novos, instrumentos sonoros? Esta questão mobiliza a presente tese de mestrado em torno de uma reflexão teórica e prática sobre as implicações técnicas, estéticas e sociopolíticas da criação de instrumentos musicais que sonificam os dados da poluição do ar e outros parâmetros atmosféricos. Seguindo a metodologia da "practice-based research", documento a construção e exposição de dois instrumentos baseados em sensores de qualidade do ar, Atmosmancer, versão móvel e versão instalação, e e Weather-World Harps. Teoricamente, contextualizo este processo em torno de três temas principais: sonificação artística ecológica; construção e fenomenologia de instrumentos musicais digitais, e atmosferas meteorológico-afetivas. Concluo discutindo o potencial expressivo e imaginativo da poluição do ar, sensores de qualidade do ar, e sonificação para a arte sonora ecológica. Ao proporcionar diferentes encontros e relações fenomenológicas com o atmosférico, acredito que estes instrumentos fazem o que Derek McCormack chama de "coisas atmosféricas", ou seja, tornam palpável a afetividade-materialidade do ar. Com tais qualidades, penso que artistas, cidadãos-cientistas e educadores podem utilizar instrumentos de sonificação semelhantes para promover consciência ambiental da poluição atmosférica e de outros problemas ecológicos. Palavras-chave: Sonificação, Arte Sonora Ecológica, Sonificação de Poluição do Ar, Novos-Interfaces de Expressão Musical, Atmosferas
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    Music and intentionality : implementing semiotic techniques into a popular music production
    (2022) Rodriguez, Mariana Segura; Ribeiro, Luís Cláudio, orient.
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    Fase de preparação das sessões de produção musical em DAW : princípios e boas praticas
    (2021) Almeida, Paulo Sérgio Sousa; Carrilho, João Manuel Marques, orient.
    No contexto da produção de som, a fase de preparação para a mistura em DAW assume-se como uma prática crucial para a consolidação qualitativa de todo o processo de mistura de um projeto musical. Deste modo, defende-se a necessidade de sistematizar um conjunto de ‘princípios e boas práticas’ de modo a favorecer a fase consequente: a mistura. A partir da organização de ficheiros, nomenclaturas, cores, análise e tratamento do material sonoro não só se facilita a orientação e navegação dentro da sessão, como o todo o processo de edição, limpeza e correção. Perante a escassez de referências bibliográficas e artigos científicos que se referem à fase de preparação, defende-se a necessidade de partir para um estudo em torno da sistematização de abordagens teórico-práticas. Esta escassez de material académico e desinformação generalizada pode ser reflexo de alguma negligência, subestima ou falta de reconhecimento objetivo da importância destas práticas de preparação. A partir da pesquisa bibliográfica e entrevistas realizadas a variados profissionais foi possível reunir um conjunto de referências que permitiram comprovar os benefícios técnicos e artísticos transferidos para o processo de mistura, logo para a obra musical. O reconhecimento generalizado da integração das práticas de preparação no processo de mistura justifica a sua autonomização no processo de produção. Deste modo, este trabalho de investigação compreende a fase de preparação para a mistura como um conjunto de práticas que contribuem de forma decisiva para a consolidação artística da obra. Dado o elevado grau de especialização, admite-se a sua autonomia processual e a necessidade do seu reconhecimento profissional quer no contexto formativo, quer no contexto do domínio da produção.
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    A masterização como processo artístico-musical
    (2022) Alves, João Renato Martins; Ribeiro, Luís Cláudio, orient.
    No contexto da produção musical discográfica, de forma genérica, a masterização assume-se como uma prática que permite aperfeiçoar a mistura musical, dando assim, após o seu término, por concluída a produção do projeto. Esta manifesta-se como a última etapa, crucial para a definição da qualidade e identidade sonora do objeto artístico. Entende-se como a última abordagem técnico-artística e documental de uma obra musical na qual antecede a sua distribuição comercial. Com o aparecimento de aplicações de masterização que recorrem a tecnologias associadas à inteligência artificial, importa criar perspetivas de diferenciação entre homem-máquina ao se enfatizar a dimensão artística desta etapa de produção, isto é, a valorização das suas dimensões criativas uma vez que esta prática é indissociável do produto que dela emerge: a música e o som. Importa perceber que virtudes criativas podem ser associadas à singularização, mesmo que subjetiva, do papel do masterizador. A partir das variadas referências bibliográficas, constata-se que a masterização ainda se associa a considerações agregadas à sua natureza técnico-documental, sendo desconsiderada da sua componente estética. Destaca-se a pertinência deste estudo perante a ausência de reflexões académicas sobre a dimensão artístico-musical do processo. Deste modo, a hipótese geral, passa pela assunção de que a masterização faz parte do processo artístico e que o seu domínio pode ser compreendido à luz da tipificação e exploração criativa dos diversos parâmetros de expressão musical. Através da sistematização de variadas referências literárias e análise de entrevistas, criaram-se condições para a consolidação de um enquadramento teórico catapultando a masterização para a sua afirmação enquanto prática artístico-musical.