Revista Lusófona de Educação n.º 34 (2017)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 34 (2017) por autor "Fournier, Jennifer"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item La vie amoureuse et sexuelle des personnes en situation de handicap : entendre et comprendre pour transformer(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Fournier, Jennifer; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEm nossas sociedades, a privacidade, o amor e a sexualidade contribuem para construir a identidade e permitem edificar relações interpessoais. Portanto, experimentar o amor sentimental e/ou erótico é percebido como um projeto legítimo para se construir como ser humano e indivíduo social. Mas como esse projeto se torna possível com pessoas atingidas de incapacidades físicas, dependentes de outros para as atividades da vida diária e obrigadas a ficar em estabelecimentos especializados? Não estão de facto excluídas? Como se exprimem, nessas condições, as suas aspirações? Como são compreendidas e tomadas em conta pelos profissionais? Para compreender os facilitadores e os obstáculos no processo de acesso a uma vida íntima, amorosa e sexual dessas pessoas, o nosso artigo, decorrente duma pesquisa feita com eles e profissionais que os acompanham, inspirase firmemente do modelo bio-psico-social da deficiência. Os relatos recolhidos de pessoas com deficiência nos grupos de discussão, assim como os relatos dos profissionais nos grupos de análise das práticas, permitemnos evidenciar que os obstáculos permanecem fortalecidos e que estes profissionais não são facilitadores do acesso a uma vida amorosa e sexual para as pessoas com as quais eles atuam cotidianamente.