Revista Lusófona de Educação n.º 46 (2020)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 46 (2020) por autor "Cardoso, Pedro"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Aspects for cultivating creative literacy through play: an analysis on primary literature review and preliminary laboratorial work(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Raimundo, José; Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel; Coelho, António; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo inspeciona teoria emergente da revisão de literatura e de trabalho de laboratório em jogos para o cultivo da literacia criativa. É discutível se os jogos podem ou não instilar ou alienar a criatividade de alguém. Por um lado, podem ser um campo de exploração livre de riscos e stress para as pessoas interagirem de formas sem precedentes; por outro, podem alienar jogadores do mundo real. No entanto, eles têm o potencial de serem transformados em ferramentas de pensamento, de aprendizagem e para articular conhecimentos entre indivíduos. Com isso em consideração, identificamos dois grandes grupos que se ramificam em quatro categorias principais: Comportamentos – compostos por Atitudes e Competências – e Condições – compostos por Procedimentos e Recursos – que estamos a estruturar numa framework a partir da qual extraímos hipóteses que são validadas através de sessões de teste de jogo, a fim de a melhorar.