Revista Lusófona de Educação n.º 51 (2021)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 51 (2021) por autor "Melo, Adriana Almeida Sales de"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Desenvolvendo competências e habilidades para o trabalhador do futuro : caminhos do Banco Mundial e da OCDE(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-07) Melo, Adriana Almeida Sales de; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoTendo como tema geral a formação humana para o trabalho como uma preocupação central das ciências da educação, o texto a seguir se propõe a investigar documentos atuais produzidos pelo Banco Mundial (BM) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para tais organismos internacionais, a construção de um projeto de sociedade e de educação deve estar fundamentado principalmente na condução dos jovens para o futuro, com ênfase tanto nas competências, habilidades e valores da aprendizagem, quanto no conhecimento que se constrói nos ambientes educativos. Tais elementos seriam necessários tanto para sua adaptação a um mercado de trabalho futuro pleno de incertezas, quanto para uma melhor convivência global. Tem como objetivos a análise dos Relatórios de Desenvolvimento Mundial do BM, assim como dos documentos da OCDE ‘Tendências Transformando a Educação’ e ‘O futuro da educação e das habilidades. Educação 2030’, a partir de uma abordagem histórico-crítica. Podemos afirmar que estas instituições vão construindo novas narrativas, se utilizando para isso da construção de novos significados para o conceito de competências, conhecimento, habilidades e valores a serem construídos para que as novas gerações possa se adaptar melhor ao mundo do trabalho.