FCNET - Dissertações de Mestrado
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FCNET - Dissertações de Mestrado por autor "Sousa, Miguel Ângelo Pereira de"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Gestão operacional e de emergência num acidente com matérias perigosas: caso de estudo na Linha de Leixões(2022) Sousa, Miguel Ângelo Pereira de; Costa, Artur Fernandes, orient.Os acidentes com matérias perigosas em trânsito são raros e, por via disso, também muito desconhecidos da grande maioria dos atores de proteção civil. Apesar disso, quando se manifestam, as suas consequências são geralmente dramáticas pela amplitude dos danos em pessoas, bens e ambiente que podem originar. Os acidentes com matérias perigosas obrigam a processos de emergência complexos, onde o nível de conhecimento sobre as variáveis que ditam o seu maior ou menor sucesso é um fator crítico. Na procura de ações de resposta mais eficazes, urge, assim, conhecer melhor essas variáveis. Por outro lado, também se justifica questionar os processos empregues nas operações de proteção e socorro aplicáveis a acidentes desta natureza, analisando, nomeadamente, as próprias diretrizes operacionais aplicáveis. Este é o contexto e a motivação para o desenvolvimento da presente, onde se toma para exemplo a linha de Leixões, no concelho de Matosinhos, e se consideram dois tipos de acidentes, um envolvendo uma matéria inflamável, o metano líquido refrigerado, e outro, uma matéria tóxica, o diisocianato de tolueno. Em ambos os casos, se procede à modelação computacional de vários cenários integrando variáveis espaciais, temporais e climáticas, entre outras, com vista à melhor compreensão de potenciais efeitos e consequências, tanto ao nível da radiação térmica como de efeitos tóxicos. À luz dos resultados alcançados, analisa-se criticamente o estabelecido atualmente no âmbito da gestão da emergência. Integrou-se neste processo o software Aloha e a ferramenta Arcmap, complementados pela metodologia “Areal Weighting”, para determinar as consequências dos dois tipos de acidente para a população, infraestruturas e bens, documentadas com resultados que se apresentam extensivamente. Posteriormente, fez-se uma comparação com o manual de intervenção em acidentes com matérias perigosas da ANEPC, para aferir a sua adequabilidade perante os cenários produzidos. A partir do caso do diisocianato de tolueno, conclui-se que as variáveis meteorológicas são altamente influenciadoras na gestão de emergências em que se verifique a formação de nuvens tóxicas e que as atuais diretrizes operacionais carecem de atualização e de um complemento de informação. Ambos os acidentes simulados também evidenciam a importância das variáveis locais nos processos de planeamento e gestão destas crises.