Revista Lusófona de Educação n.º 55 (2022)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 55 (2022) por autor "Cristovão, Natalina"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A preservação da herança cultural e da identidade através do currículo(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Cristovão, Natalina; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo decorre da reescrita de uma investigação realizada entre 2009 e 2013, na tentativa de perceber o papel do currículo na preservação da identidade cultural. O estudo justificou-se pelo seu contributo original no campo do currículo, mediante uma investigação pioneira e inédita no que diz respeito à articulação entre o currículo, a identidade e o património musical madeirense. Para compreender aquele processo, foi realizado trabalho de campo, caracterizado por um estudo exploratório, sob a égide da abordagem qualitativa, envolvendo os professores de Educação Musical da Região Autónoma da Madeira. Analisados os dados, de entre os principais resultados, salientamos: o reconhecimento da importância da construção curricular local; a integração de componentes regionais e locais no currículo como prática comum a todos os professores; as atividades práticas e a valorização dos saberes dos alunos são elementos determinantes para a sua motivação; boa adesão dos alunos às propostas naquele âmbito; as novas sonoridades são um factor de motivação; carência de formação no âmbito do projeto Regionalização do Currículo de Educação Musical (RCEM); a música vista como veículo de identidade; a educação ajuda a formar a identidade do aluno. Estes resultados sustentam a posição da educação, através do currículo, como vetor de transmissão cultural e formação da identidade.