Revista Lusófona de Educação n.º 13 (2009)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 13 (2009) por autor "Afonso, Almerindo Janela"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Nem tudo o que conta em educação é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Afonso, Almerindo Janela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO conceito de accountability é, em geral, polissémico e denso. Contudo, eu pretendo, neste texto, mencionar apenas alguns dos aspectos da sua contextualização ampla em termos teórico-conceptuais. Associo o conceito de accountability a três dimensões articuláveis: avaliação, prestação de contas e responsabilização. Depois, analiso algumas das relações entre avaliação e accountability tendo como pretexto os testes estandardizados, os exames nacionais e os rankings. Finalmente, concluo que a accountability baseada apenas nestes procedimentos é uma forma parcelar, incompleta e redutora face à complexidade e pluralidade dos objectivos, missões e funções da educação escolar.