Revista Lusófona de Educação n.º 31 (2016)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 31 (2016) por autor "Estermann, Josef"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Hacia una interversidad de saberes : Universidad e interculturalidad(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Estermann, Josef; Tavares, Manuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA instituição universitária afirmou-se, ao longo da história, como um dos polos de propagação dos valores ocidentais e da ivilização europeia e ocidental. A construção do modelo universitário na América Latina seguiu os fundamentos, principios e objetivos das universidades europeias, funcionando, históricamente como o sustentáculo da civilização occidental-cristã. O proceso de descolonização mental e intelectual manifestauma concepção monocultural e eurocêntrica da universidade, quer na sua estrutura quer no modelo de saber que transmite. Neste sentido, a diversidade cultural existente nos países da América Latina exige a construção de um outro modelo de Universidade que dê conta dessa diversidade epistemológica e contribua para a concretização de uma justiça histórica e cognitiva pela inclusão das culturas e povos que foram silenciados e oprimidos pelos diversos procesos de colonização. Deverá ser, não uma universidade, mas uma “interversidade” que supere o monoculturalismo académico.