Revista Lusófona de Educação n.º 31 (2016)

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 10 de 10
  • Item
    Hacia una interversidad de saberes : Universidad e interculturalidad
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Estermann, Josef; Tavares, Manuel
    La universidad se ha consolidado a lo largo de la historia como uno de los polos de la difusión de los valores occidentales y de la civilización europea y occidental. La construcción del modelo universitario en América Latina siguió a los fundamentos, principios y objetivos de las universidades europeas ya que históricamente fue el pilar de la civilización cristiana occidental. El proceso de descolonización mental e intelectual manifiesta una concepción monocultural y eurocéntrica de la universidad, ya sea en su estructura bien como en el saber que transmite. En este sentido, la diversidad cultural existente en América Latina requiere la construcción de otro modelo de Universidad que pueda dar cuenta de esta diversidad epistemológica y contribuye al cumplimiento de la justicia histórica y cognitiva por medio de la inclusión de las culturas y de los pueblos que han sido silenciados y oprimidos por los diversos procesos de colonización. El nuevo modelo universitario deberá ser, no una universidad, sino una “interversidad” que sobrepase el monoculturalismo académico.
  • Item
    Educação superior indígena no Brasil : releituras e perspectivas
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Fernandes, Manuel José Pina
    Com este texto procuramos fazer uma releitura do percurso da educação superior indígena no Brasil e perspectivar ações necessárias ao seu desenvolvimento a partir das propostas que têm orientado as políticas e as práticas desse nível de educação. O principal objetivo, contudo, é contribuir afirmativamente para discussão da ampliação da oferta de Educação Superior a uma parcela da população brasileira que por muito tempo ficou alijada desse direito. A metodologia utilizada teve como embasamento a pesquisa documental e a revisão bibliográfica. Esta metodologia permite uma leitura contextualizada da situação vivenciada, considerado o dinamismo que a área educacional protagoniza. Para uma maior compreensão da atualidade educacional em nível superior proporcionada às populações autóctones, este estudo buscou estabelecer ligações entre aquilo que denominamos de “educação indígena” – incluída por nós na categoria de educação informal e por imitação – e a prática de educação superior inicialmente estruturada para atender a um extrato reduzido da população nacional, produtor de práticas e conceitos assaz diferentes daquela população indígena. Ao final do texto as nossas considerações sublinham os pequenos resultados obtidos com estas atividades educativas dirigidas para a educação superior dos povos indígenas, apesar de ações afirmativas que são produzidos.
  • Item
    Do comprometimento organizacional, à satisfação com o trabalho e às estratégias comportamentais : inferências sobre os dois subsistemas do ensino superior público em Portugal
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Sabino, Ana Nascimento; Lopes, Albino; Nogueira, Fernanda
    O sistema educativo superior português, caracterizado pela sua natureza binária, tem sofrido inúmeras alterações, nomeadamente em 2009, quer ao nível da sua natureza, como da organização das carreiras docentes e funções associadas. O sentido das reformas é o da aproximação entre o ensino universitário público (EUP) e o ensino politécnico público (EPP). Não basta, porém, acentuar as mudanças por decreto. Importa ter igualmente em conta factores determinantes para a sua competitividade. Destaca-se, a emergência do comprometimento organizacional, da satisfação com o trabalho e das estratégias comportamentais. Objetivo: Foi nosso objetivo verificar se existem diferenças entre dos dois subsistemas de ensino nos três constructos em análise. Métodos: Com recurso a uma metodologia quantitativa foram utilizadas diferentes abordagens estatísticas, tais como testes de hipóteses e a análise multigrupos. Resultados: Numa amostra composta por 756 profissionais, docentes e não docentes, do ensino superior público português, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas nos três constructos em análise, por parte dos colaboradores EUP e EPP. Conclusão: Os resultados revelaram uma tendência de aproximação entre os dois subsistemas emergindo, assim, um conjunto de desafios a vários níveis a estas instituições nomeadamente em relação ao seu posicionamento societal bem como aos deveres, responsabilidades e direitos dos profissionais que as compõem.
  • Item
    European and Latin American Higher Education Between Mirrors : Designing possible futures
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Teodoro, António
    This paper discusses some of the analyses and proposals presented by a large network of European and Latin American researchers that developed a broad programme on institutional equity and social cohesion in higher education institutions, between 2011 and 2013. The impact of higher education expansion and diversification has been felt and questioned differently in the various countries, due to their history and place in the world system, to their education systems, to their organization, or their ability to react, to mobilize resources and to implement relevant policies. The article has Europe and Latin America as privileged locus of analysis, but acknowledges that many of the characteristics and issues described are part of a global agenda. It is assumed that neoliberalism has failed as a model of economic development, but it is recognized that, as policy for culture, it is (still) in force, derived from having become a common sense that shapes the actions of governments and education policy-makers. The University, as well as higher education policies, may have another sense and give an important contribution to the construction of fair societies, fighting for equality among human beings, fully respecting their differences. This is the sense of the nine proposals for a radically democratic and Citizen University the paper ends with.
  • Item
    Del fogón a la ''Chagra'' : Mujeres, liderazgo y educación intercultural en la Amazonía colombiana y en la Sierra Nevada de Santa Marta
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Santamaria, Angela
    A través de la metodología de las trayectorias de vida de cuatro mujeres indígenas colombianas se busca caracterizar las experiencias de educación superior intercultural de la Amazonia colombiana y de la Sierra Nevada de Santa Marta en el Caribe colombiano. La reconstrucción de las vidas de estas mujeres, permite ver en concreto los éxitos y aciertos, pero también las dificultades para entender la reproducción de las relaciones de dominación, las rupturas del poder masculino y las líneas de acción de lideresas indígenas que al interior o fuera de sus comunidades trabajan por cambios en los roles de género, y el acceso a la educación superior de las mujeres indígenas. En este sentido, el artículo muestra las experiencias emergentes de la educación superior intercultural, y sus características en territorios indígenas como la Amazonía y en la Sierra Nevada de Santa Marta, y el papel de las mujeres indígenas. Por todo lo anterior, en este artículo se plantearon las siguientes preguntas: ¿Cuáles son las experiencias emergentes de educación superior intercultural en Colombia? ¿Cuáles son las características del proceso de educación intercultural en la Amazonía y la SNSM, y cuál ha sido el papel de las mujeres en estas experiencias? El artículo muestra resultados aún incipientes pero muy interesantes sobre los procesos de educación de las mujeres indígenas en Colombia.
  • Item
    Da universidade à pluriversidade : Reflexões sobre o presente e o futuro do ensino superior
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Santos, Boaventura de Sousa; Guilherme, Manuela; Dietz, Gunter
    Boaventura de Sousa Santos é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin- Madison. É Director do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. Dirige actualmente o projecto de investigação ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: Definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo (2011-16), um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), o mais prestigiado e competitivo financiamento europeu para a investigação científica de excelência. O projeto ALICE visa repensar e renovar o conhecimento científico-social à luz das Epistemologias do Sul, propostas por BSS, com o objetivo de desenvolver novos paradigmas teóricos e políticos de transformação social (http://alice.ces.uc.pt/ ). É autor de uma vasta obra, da qual salientamos para o interesse desta entrevista: (2014), Epistemologies of the South. Justice against Epistemicide. Boulder - London: Paradigm Publishers. (2013), Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade - 9ª edição revista e aumentada. Coimbra: Edições Almedina. Santos, B. S. & Chaui, M. (2013), Direitos humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez Editora. (2010), Refundación del Estado en América Latina. Perspectivas desde una epistemología del Sur. Buenos Aires: Editorial Antropofagia. (2009) (org.), As Vozes do Mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. Santos, B. S. & Filho, N. de Almeida (2008), A Universidade no Século XXI. Para uma Universidade Nova.. Coimbra: Edições Almedina. (2007) (org.), Another Knowledge is Possible. Beyond Northern Epistemologies. Londres: Verso. (2007) (org.), Cognitive Justice in a Global World: Prudent Knowledge for a Decent Life. Lanham: Lexington.
  • Item
    How Intercultural is an ''Intercultural University''? Some lessons from Veracruz, Mexico
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Mateos Cortés, Laura Selene; Dietz, Gunther
    Since the beginning of the 21st century, a new institutional figure starts to appear in the arena of Mexican higher education: the so-called “intercultural university”. What was first presented and conceived just as another link in the chain of preschool, primary and increasingly also post-primary schools “with an intercultural and bilingual approach”, created in and for the indigenous and multilingual regions of Mexico, now starts to have characteristics of a new university subsystem destined to provide an academic training which is supposed to be culturally relevant to students who are defined as diverse and different in ethnic, linguistic and/or cultural terms. In practice, this new educational offer is focused on students from indigenous regions who have been excluded from formal higher education and have had access only recently to complete basic education and also gradual access to upper secondary education. In this contribution, we briefly sketch the general tendencies that characterize this emerging educational subsystem, before illustrating a case study which stems from a collaborative ethnography that we are conducting with one of the intercultural universities, the Universidad Veracruzana Intercultural (UVI), in order to finally draw some conclusions on the allegedly “intercultural” character of this new educational institution.
  • Item
    Universidades interculturales e indígenas en México : desafíos académicos e institucionales
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Navarrete Cazales, Zaira; Alcántara Santuario, Armando
    En este artículo damos cuenta de la normatividad establecida para que la educación sea inclusiva e incluyente en el Estado mexicano, particularmente en lo que se refiere a las políticas dirigidas a la Educación Superior. Posteriormente, abordamos el tema de las universidades indígenas e interculturales en México, las cuales se crearon como una forma de atención a la comunidad indígena como sujeto de intervención. En el Programa Nacional de Desarrollo para Pueblos Indígenas 2001-2006 se estableció como línea estratégica la de transformar las instituciones, reasignar funciones, adecuar su desempeño y crear espacios institucionales que hicieran más efectiva la atención a los pueblos indígenas. A la fecha existen nueve instituciones de educación superior con orientación intercultural. El referente empírico de nuestro trabajo fue un conjunto de documentos que regulan y orientan acciones sobre la inclusión y la equidad para lograr una cohesión social en México. Este escrito se deriva de una investigación más amplia que forma parte del “Programa Marco Interuniversitario para una Política de Equidad y Cohesión Social en la Educación Superior”, enmarcada en los trabajos de la Red Iberoamericana de Investigación en Políticas Educativas (RIAIPE).
  • Item
    Movimentos sociais e universidade popular : tensões e perspectivas nas relações entre comunidade e academia
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Romão, José Eustáquio; Benincá, Dirceu
    Este artigo tem como tema as relações entre movimentos sociais populares e a criação, instalação e consolidação de uma universidade em uma região desassistida desse equipamento público. Analisa, com base em dados empíricos, o caso dos movimentos sociais que se desenvolveram no Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, e que se uniram no “Movimento Pró-Universidade Federal”, para a criação e implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS) na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. A partir de entrevistas com lideranças de movimentos sociais e com dirigentes da universidade em questão e com base em referenciais teóricos da pedagogia crítica, indaga-se se a universidade em tela está se construindo, verdadeiramente, como popular, reinventando essa instituição quase milenar no Ocidente, ou se está se descaracterizando pela tentação das concessões aos modelos clássicos de universidade, aos quais, inicialmente, pretendia ser uma alternativa.
  • Item
    Da práxis de-colonial e intercultural no ensino superior indígena : andante ma non troppo
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Guilherme, Manuela; Lourenço, Filipa
    Este artigo inicia-se com uma discussão teórica sobre as tensões locais, nacionais e globais que hoje pressionam as instituições de educação superior, a fim de contextualizar a apresentação dos desafios ontológicos e epistemológicos que as universidades indígenas interculturais, recentemente criadas na América Latina, têm empreendido. As exigências de internacionalização e transnacionalização feitas às instituições de educação superior pelos governos nacionais, organizações transnacionais e, sobretudo, pelo contexto académico global não lhes permite ignorar inovações e experiências interculturais realizadas onde quer que seja no globo. Como consequência da relação paradoxal entre a globalização hegemónica e a visibilidade crescente de grupos discriminados na educação superior, a gestão universitária tem de reagir a desafios enormes, tanto no que respeita ao desenvolvimento curricular como à coordenação de actividades de extensão e investigação, de modo a corresponder à cada vez maior diversidade e mobilidade das sociedades. O texto também foca perspectivas ontológicas e epistemológicas ignoradas que o conhecimento universitário deve considerar, traduzir e comparar/contrastar a fim de empreender a busca por uma “ecologia de saberes” que nós acreditamos poder vir a inspirar o futuro do mundo académico. Por fim, este artigo apresenta alguns exemplos selecionados, como o de um documento fundador, a Constituição do Estado Plurinacional da Bolívia, e também o relato da experiência de uma praxis académica em uma instituição de ensino superior no mesmo país, com o envolvimento de uma comunidade indígena local.