Revista Lusófona de Educação n.º 31 (2016)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 31 (2016) por autor "Teodoro, António"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item European and Latin American Higher Education Between Mirrors : Designing possible futures(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Teodoro, António; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo discute algumas das análises e propostas apresentadas por uma vasta rede de investigadores europeus e latino-americanos, que desenvolveram um amplo programa de I&D sobre equidade e coesão social nas instituições de educação superior, entre 2011 e 2013. O impacto da expansão e diversificação do ensino superior foi sentido e questionado de modo diferente nos vários países, em função da sua história e lugar no sistema mundial, da organização dos seus sistemas de educação, ou da sua capacidade para reagir e mobilizar recursos para implementar políticas relevantes. O artigo tem a Europa e a América Latina como locus privilegiado de análise, mas reconhece-se que muitos dos problemas e análises descritas fazem parte de uma agenda global. Assume-se que o neoliberalismo falhou como modelo de desenvolvimento económico, mas reconhece-se que, como política de cultura, está (ainda) em franca afirmação, derivado de se ter transformado num senso comum que molda as ações dos governos e dos policy makers. A Universidade, assim como as políticas de ensino superior, pode ter um outro sentido e dar um importante contributo para a construção de sociedades justas, capazes de unir a luta pela igualdade e o respeito pela diferença. Esse é o sentido das nove propostas para uma universidade cidadã radicalmente democrática com que o artigo termina.