FCSEA - Dissertações de Mestrado
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Percorrer FCSEA - Dissertações de Mestrado por autor "Almeida, Sónia Catarina Paulino Antunes de"
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Item Modelo de avaliação em artes visuais : desenho A em discussão : o que pensam professores e alunos(2022) Almeida, Sónia Catarina Paulino Antunes de; Sousa, Óscar Conceição de, orient.Em traços gerais a dissertação Modelo de avaliação em Artes Visuais/Desenho A. em discussão - O que pensam Professores e Alunos, aborda a opinião de professores e alunos sobre os processos usados na escola na avaliação em Desenho A e tenta recolher opiniões de professores e alunos para melhorar a proposta. Estando o ensino mais centrado no aluno e no desenvolvimento das suas competências, a satisfação com a escola associa-se à avaliação feita pelos próprios estudantes sobre como se sentem em relação àquele ambiente, considerando a importância da escola, da comunidade escolar e dos relacionamentos interpessoais vivenciados nesse contexto, obrigando os professores a adaptarem estratégias de ensino e de avaliação. É ainda notório que a avaliação das aprendizagens dos alunos é um dos indicadores preponderantes da qualidade escolar e de todo o sistema educativo. Portanto, importa compreender como ocorre a avaliação do ensino de artes e analisar de que forma as práticas de avaliação são integradas no processo de ensino e de aprendizagem, para compreender se estas vão ao encontro dos objetivos e das necessidades dos alunos. Esta dissertação apresenta-se estruturada em duas partes. A primeira parte aborda a escola como uma organização aprendente e mostra a importância da articulação curricular na melhoria das aprendizagens e em particular, sobre as questões, dos alunos relativamente à avaliação das aprendizagens. Este é um dos indicadores preponderantes na qualidade da escola e de todo o sistema educativo. Portanto é importante compreender várias questões: como ocorre a avaliação no ensino de artes, o modelo de avaliação para o ensino das Artes Visuais, o Desenho A enquanto disciplina e suas limitações, os critérios, os instrumentos de avaliação e o que avaliar em Desenho? Estes são alguns dos aspetos que se aprofundaram, nesta dissertação, tendo um apoio teórico que permitiu a implementação e condução de uma segunda parte do estudo, a parte empírica. Atendendo à natureza do problema foi privilegiada a metodologia qualitativa que proporcionou uma abordagem exploratória e interpretativa a partir de entrevistas semiestruturadas dirigidas a 8 professores e de questionários dirigidos a 8 alunos de Artes Visuais. Os resultados obtidos da investigação-ação têm um significado efetivo para a melhoria da prática de docência, nomeadamente nas responsabilidades de avaliação dos professores de Desenho A. É sugerido uma reformulação dos métodos baseada numa análise crítica e reflexiva das perceções de professores e alunos que aponta para a necessidade de valorizar o progresso dos alunos ao longo do tempo em lugar de sobrevalorizar a avaliação sumativa. Também se advoga a flexibilização da aplicação do método tendo em vista a sensibilidade do mesmo à realidade de cada processo ensino-aprendizagem.