Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário por autor "Alves, Maria da Conceição Fernandes Cardoso"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Razões de (in) satisfação dos professores de História e Geografia face à atividade docente(2013) Alves, Maria da Conceição Fernandes Cardoso; Sousa, Óscar Conceição de, orient.Esta dissertação apresenta um estudo centrado nos fatores de (In)Satisfação dos professores de História e Geografia. O trabalho que agora se apresenta tem o intuito de procurar encontrar as razões e as fontes de (In)Satisfação, através de Inquérito aos professores de História e Geografia. Fatores que sentimos que existem nas nossas escolas, colegas satisfeitos, e outros insatisfeitos com a sua profissão. Quisemos conhecer as razões desse estado de espírito. Numa vertente mais teórica, que abordará as questões relacionadas com a satisfação laboral, dando a conhecer os diferentes modelos e teorias relacionadas com o contentamento profissional. A definição da problemática surge-nos de um interesse pessoal, claro e orientado para um motivo bastante atual, com que os docentes de História e Geografia se vêem confrontados diariamente: os fatores e variáveis que ditam e influenciam a identidade e a (In)Satisfação profissional. O estudo planeado tem em vista a concretização dos seguintes objetivos: a) Analisar o grau de satisfação dos professores de História e Geografia face à profissão; b) Identificar a variabilidade do grau de satisfação dos professores em função do sexo, da situação profissional, dos vários níveis de tempo de serviço, da distância casa-escola. Tendo por objetivo central a análise sobre a identidade docente, fatores de (In)Satisfação docente e a reação dos docentes perante a alteração ao Estatuto da Carreira Docente, este estudo pretendeu contribuir para que se possa descobrir quais são os fatores de (In)Satisfação Docente na Escola de Hoje, fazendo uma recolha de opiniões de Professores.