Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário por autor "Costa, Joana Nobre de Campos Simões"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Os SIG como ferramenta didática no ensino da história e da geografia: aplicação prática numa turma de 7ºano(2014) Costa, Joana Nobre de Campos Simões; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.Partindo do profundo impacto das novas tecnologias de informação e comunicação, surgem os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) integrados nas filosofias da Gestão Flexível do Currículo cujos princípios orientadores são a diversificação, a flexibilidade, e a articulação interdisciplinar. Este trabalho pretende perceber de que forma é que a aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica no processo de ensino e de aprendizagem melhoram as aprendizagens dos alunos na disciplina de História e na disciplina de Geografia. Pretende-se ainda verificar se as aprendizagens dos alunos, sobre os problemas ambientais do local e do concelho em que vivem, melhoraram com uma atividade apoiada na utilização dos Sistemas de Informação Geográfica. O trabalho de campo realizado com a utilização de ferramentas SIG nos processos de ensino e de aprendizagem assume, de facto, um papel importante na medida em que permite a concretização de atividades de análise e gestão da informação. Esta experiência de aprendizagem teve por base as questões ambientais e os problemas associados à preservação do património. Procurou levantar-se dados sobre o conhecimento/desconhecimento dos alunos sobre estas questões/problemas e sobre a boa/má utilização dos recursos, com o fim de promover uma educação cívica e ambiental. Entre os resultados destaca-se a elaboração de um manual de boas práticas ambientais e de folhetos informativos sobre o património, visto que a disponibilização de informação facilita o exercício dos direitos de participação dos cidadãos. A possibilidade de utilização de informação gratuita e o contributo para o processo de planeamento do território constituem-se como um dos principais benefícios da implementação das aprendizagens com Sistemas de Informação Geográfica em sala de aula.