Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário por autor "Guimarães, Ana da Conceição Almeida Negrão Carvalho"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O uso das imagens no Ensino da História e da Geografia e as conceções dos professores sobre esta prática(2014) Guimarães, Ana da Conceição Almeida Negrão Carvalho; Veríssimo, Helena, orient.Esta dissertação insere-se numa linha de pesquisa que tem como objetivo geral analisar as conceções de professores sobre o uso de imagens em sala de aula como meio de ensino e aprendizagem. Simultaneamente pretende refletir sobre as práticas docentes desenvolvidas no ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Os objetivos específicos consistem: 1. investigar e estudar as conceções dos professores acerca da imagem como meio de ensino e aprendizagem; 2. identificar as conceções de práticas do uso das imagens nas aulas de História e de Geografia; 3. analisar a formação dos docentes para a utilização de imagens nas suas aulas. A metodologia escolhida foi o estudo exploratório, uma vez que consideramos mais pertinente o estudo das situações reais, permite um maior controlo dos factos e dos focos dos fenómenos. Como instrumento de recolha de informações foi escolhido o questionário porque possibilita uma fácil aplicação à amostra designada e porque este permite aferir a opinião das pessoas e, face à grandeza da amostra, oferece um grau de confiança aceitável. A análise dos dados foi efetuada com recurso ao pacote estatístico SPSS versão 19.0. A partir da análise podemos dizer que os professores do século XXI, preocupados com o processo de ensino/aprendizagem, procuram metodologias que levem os alunos a compreenderem melhor o espaço no qual estão inseridos, a fim de transformar conteúdos em conhecimento, tornando-se mais críticos e conhecedores da realidade que os cercam. Na era em que vivemos é inquestionável a importância das imagens, e por isso, os docentes não ignoram o seu uso no processo educacional, assim como a sua utilização como recurso metodológico para a aprendizagem dos conteúdos de História e de Geografia. Segundo estes, as imagens são um instrumento pedagógico que se presta ao desenvolvimento do raciocínio, da criatividade e do pensamento crítico dos alunos. Aliás, os recursos didático-pedagógicos alternativos como os filmes, as ilustrações, as fotografias…contribuem para que o ensino de História e de Geografia cumpra o seu papel enquanto instrumento de libertação social, uma vez que permite discutir temas do quotidiano.